Browsing by Author "Tavares, David"
Now showing 1 - 10 of 35
Results Per Page
Sort Options
- An integrated measure of student perceptions of feedback, engagement and school identificationPublication . Carvalho, Carolina; Conboy, Joseph; Santos, João; Fonseca, Jesuína; Tavares, David; Martins, Dulce; Salema, Maria Helena; Fiuza, Edite; Gama, Ana PaulaTeacher feedback influences student learning, identity construction and trajectories. This study tests the measurement properties of a questionnaire designed to assess (a) student perceptions about teacher feedback; (b) student identification with school, and; (c) student engagement. 1089 students in grades 6 through 10 (mean age 13.4) participated in the study. Factor analyses yield dimensions of School Identification, Effective Feedback, Person-Centered Feedback, Engagement, and Social Acceptance. Internal consistency for principal dimensions varied between .77 and .89. The instrument is suitable for assessing student school identification, behavioral engagement, and perceptions of teacher feedback.
- Analytical explorations on the transformations of the work of the security forces’ professional group: the Portuguese casePublication . Gonçalves, Carlos; Melo, Sara; Tavares, DavidIn the last thirty years, important social changes have reconfigured the “world of work” in European countries. The organizational and technical innovation in the productive fabric, new forms of work organization, the predominance of the service sector, the high level of academic and professional qualification and feminization of employment, the persistent discrimination and devaluation of women in the labor market, wage inequalities, contractual instability, and job insecurity are some of these reconfigurations that reflect the socioeconomic model of advanced capitalism. Our communication focuses on the problematization of the nature and working conditions of the security forces' professional group in Portugal, which reflects, in particular, the changes pointed out, but also the changes in the functions and organization of the State within the framework of the “new public management” model. Based on the empirical information of the project (focus group) - Medicines and dietary supplements in performance consumptions: practices, contexts, and literacy, we will discuss: the work practices and routines and their redefinition, with the widening of the intervention areas of the security forces, which implies an occupational profile in which the multi-purpose and multi-skills prevail leading to the increase of work (aggravated by the personal deficit); the extension and irregularity of working hours; high incidences of occupational accidents, occupational diseases and physical and emotional fatigue with an increasing manifestation of professional pressure. New forms of relations between the group and society subsist (permanent evaluation of its actions, particularly through the media and denunciations on social networks) and with political and judicial power (disciplinary proceedings and civil and criminal actions). We will analyze how the changes relate to the use of performance consumptions (dietary supplements and medicines) by the security forces for their professional performance, in physical, intellectual, and social terms.
- Caracterização sociográfica dos ortoprotésicos licenciados na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL): traços geraisPublication . Matos, José Pedro; Oliveira, Catarina; Sousa, Joana; Pinho, Sofia; Tavares, DavidO objetivo do artigo proposto é apresentar os traços gerais da caracterização sociográfica dos ortoprotésicos licenciados pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), considerando quatro dimensões: 1) perfil social e profissional; 2) condições de trabalho; 3) grau de autonomia; 4) principais problemas e projetos profissionais. A caracterização sociográfica exposta neste artigo resultou de um estudo quantitativo, em que a técnica de investigação utilizada foi o inquérito, aplicado por questionário, através de uma plataforma específica, à totalidade da população em estudo, ou seja, aos 221 ortoprotésicos licenciados pela ESTeSL até 2016. A percentagem de respostas obtidas foi de 61,4% (n=132), valor que confere uma dimensão apreciável aos dados apresentados. Esta primeira caracterização sociográfica de ortoprotésicos permite conhecer com rigor as características do grupo profissional e simultaneamente constituir uma base para o desenvolvimento de trabalhos de investigação futuros. Apresentam-se os principais traços do perfil social e profissional da população estudada (predominantemente feminina, particularmente jovem, a exercer principalmente na área das ortóteses, em ortopedias e na venda ao público, nos distritos de Lisboa e Setúbal, com uma proporção considerável a trabalhar noutros países), a forma como são avaliadas as condições de trabalho, o grau de autonomia, os principais problemas enfrentados pelo grupo profissional e os projetos profissionais principais.
- O Congresso Português de Sociologia e as tendências de evolução da sociologia da saúde em PortugalPublication . Tavares, David; Lopes, Noémia; Carapinheiro, GraçaNesta comunicação de abertura da área temática de Sociologia da Saúde, procede-se a uma breve reflexão acerca das tendências relativas à produção sociológica que se vai realizando em Portugal no domínio da saúde, tomando como ponto de partida os trabalhos apresentados nas diferentes edições do Congresso Português de Sociologia. A reflexão decorre em torno de cinco tendências centrais: tendência para o crescimento (1), para a maior diversidade temática (2), para o rejuvenescimento (3), para a escassa reflexão em torno das práticas profissionais dos sociólogos (4) e para a internacionalização (5).
- Conhecimento sobre a doença do criador de pombos entre sócios da Sociedade Columbófila de SacavémPublication . Henriques, André; Camacho, João; Dias, Hermínia Brites; Tavares, DavidA Doença do Criador de Pombos (DCP) é uma pneumonia de hipersensibilidade que se desenvolve pela exposição a antigénios orgânicos existentes nas penas e principalmente nos excrementos de pombos. Em Portugal existem cerca de 784 sociedades columbófilas. Contudo, encontraram-se poucos estudos sobre esta temática na população portuguesa e não se encontraram quaisquer referências sobre o nível de conhecimento acerca do risco potencial que a columbofilia comporta. Objetivo do estudo - Realizou-se um estudo exploratório com o objetivo de analisar o conhecimento de um grupo de criadores de pombos sobre a DCP e sobre a forma de a prevenir.
- Dinâmicas de inserção profissional no mercado de trabalho da saúde: um estudo de caso sobre as mudanças e especificidades das tecnologias da saúde no contexto nacionalPublication . Tavares, David; Raposo, Hélder António; Medeiros, NunoA análise desenvolvida no presente artigo tem como base os resultados decorrentes da realização periódica de estudos empíricos, de âmbito quantitativo, levados a cabo no quadro do Observatório Permanente de Análise e Acompanhamento da Inserção Profissional dos Diplomados (OPAIP) da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL). O trabalho de investigação que aí tem vindo a ser efetuado regularmente no decurso da última década tem permitido caracterizar e conhecer a inserção profissional dos diplomados desta instituição. Com base nesses resultados, procede-se à análise comparativa de um conjunto de indicadores relativos à inserção profissional destes diplomados no contexto do mercado de trabalho da saúde, com o objetivo de aferir a evolução das dinâmicas identificadas, tanto as que configuram linhas de continuidade como as que revelam a emergência de mudanças.
- Educação e desigualdades sociais em Portugal desde meados do século XXPublication . Tavares, David
- Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométricoPublication . Conboy, Joseph; Carvalho, Carolina; Santos, João; Gama, Ana Paula; Tavares, David; Fonseca, Jesuína; Martins, Dulce; Salema, Maria Helena; Fiúza, EditeO presente estudo descreve o processo de construção e estudo psicométrico de uma escala que mede a perceção dos alunos dos ensinos básico e secundário sobre o seu grau de identificação escolar. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 1089 alunos dos 6º, 7º, 9º e 10º anos de escolaridade (mediana da idade=13 anos) em Portugal continental. Uma subamostra foi submetida a análise fatorial exploratória (n1=354), sendo uma segunda sub-amostra sujeita a uma análise fatorial confirmatória (n2=388). As análises revelaram uma estrutura tridimensional: (a) Valorização pessoal/intrínseca, α=.74; (b) Valorização no sentido prático/utilitarista, α=.74; e (c) Sentimentos de pertença e bem--estar, α=.78. As escalas revelam-se úteis e adequadas para avaliar as perceções dos alunos sobre a sua identificação escolar.
- Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores: construção e validaçãoPublication . Carvalho, Carolina; Conboy, Joseph; Santos, João; Fonseca, Jesuína; Tavares, David; Martins, Dulce; Salema, Maria Helena; Fiúza, Edite; Gama, Ana PaulaO presente estudo procura testar as propriedades psicométricas de um questionário que avalia (a) perceção do aluno sobre o feedback do professor; a identificação escolar do aluno; as trajetórias escolares (factos e expectativas) e; a perceção do aluno sobre o seu envolvimento escolar. O questionário foi aplicado a 1089 alunos dos 6º, 7º, 9º e 10º anos de escolaridade (M=13.4, DP=1.7), sendo que 52% são do sexo feminino. A amostra é composta por alunos essencialmente de nacionalidade portuguesa (95.9%). A partir dos resultados da análise factorial e seguindo o racional teórico, chegou-se a uma estrutura composta por oito dimensões principais. O QFITE apresenta bons índices de consistência interna, com sete das oito principais dimensões a obterem valores entre .77 e .89. Assim, as análises psicométricas realizadas revelam valores satisfatórios, concluindo-se que o QFITE é um instrumento útil e adequado para avaliar a identificação escolar dos alunos, o envolvimento comportamental escolar, e as perceções dos alunos sobre o feedback do professor.
- Eu e eles: a construção da identidade em alunos do ensino básicoPublication . Martins, Dulce; Carvalho, Carolina; Gama, Ana Paula; Carvalho, Cristina; Tavares, David; Fiúza, Edite; Fonseca, Jesuína; Conboy, Joseph; Salema, Maria Helena; Valente, Maria OdetePartilhando a ideia que a identidade individual é um conceito que expressa caraterísticas singulares que se constroem e desenvolvem na acção de relacionamento com os outros, o domínio da identidade cruza-se com o da aprendizagem. Este estudo faz parte de um projeto investigação, cujo objetivo principal é compreender a relação entre a natureza do feedback do professor, a identidade do aluno e o comprometimento do aluno na escola. A finalidade deste trabalho foi a construção de um questionário. Pretendia-se compreender como os alunos do Ensino Básico vão construindo a sua identidade de aluno, partindo das questões: a) Como me vejo enquanto aluno?; b) Como os meus colegas me veem enquanto aluno?; c) Como os professores me vêem enquanto aluno? Alunos do 6º e 9º ano de escolaridade, entre os 10 e os 19 anos de idade, num total de 44, responderam a um questionário em formato de resposta aberta. Uma análise preliminar indica que os alunos têm imagens positivas e negativas de si mesmos enquanto alunos, verificando-se semelhanças entre as imagens que os alunos referem de si e as que consideram que os colegas e os professores têm deles enquanto alunos. Os alunos de 6º ano descrevem-se com um maior número de imagens, tanto positivas como negativas. Contudo, as imagens destes alunos são semelhantes às descritas pelos alunos de 9º ano. Estes resultados sugerem-nos que as imagens que os alunos vão construindo acerca das suas posições são estáveis.