Browsing by Author "Sousa, Ana Carina Barros de"
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- A iniciação musical na flauta transversal: novas abordagens pedagógicasPublication . Sousa, Ana Carina Barros de; Pringsheim, AnthonyResumo I (Prática pedagógica) - O presente relatório é feito no âmbito da obtenção do grau de mestre no Ensino da Música, na Escola Superior de Música de Lisboa e descreve o estágio efetuado no Conservatório de Música David de Sousa e centra-se na análise da prática pedagógica do professor através dos alunos de flauta transversal, nomeadamente no 1º grau, 5º grau e 6º grau. Para este fim, foi feita uma caracterização da escola e dos alunos envolvidos no estágio, bem como uma análise das práticas educativas desenvolvidas e uma reflexão crítica sobre o trabalho da docência realizado. Nas práticas pedagógicas desenvolvidas apresenta-se a teoria da autodeterminação como condição essencial para que os alunos se motivem autonomamente e possam ainda atingir altos níveis de motivação intrínseca. Por último, é feita uma avaliação da forma como desenvolvo a minha atividade docente que me permite refletir sobre os pontos fracos e fortes em relação à forma como leciono, para que me seja possível atingir um nível de ensino com mais qualidade e sobretudo mais eficaz.
- A iniciação musical na flauta transversal: novas abordagens pedagógicasPublication . Sousa, Ana Carina Barros de; Pringsheim, Anthony; Mendes, Nuno BettencourtResumo I (Prática Pedagógica) - O presente relatório é feito no âmbito da obtenção do grau de mestre no Ensino da Música, na Escola Superior de Música de Lisboa e descreve o estágio efetuado no Conservatório de Música David de Sousa e centra-se na análise da prática pedagógica do professor através dos alunos de flauta transversal, nomeadamente no 1ºgrau, 5º grau e 6º grau. Para este fim, foi feita uma caracterização da escola e dos alunos envolvidos no Estágio, bem como uma análise das práticas educativas desenvolvidas e uma reflexão crítica sobre o trabalho de docência realizado. Nas práticas pedagógicas desenvolvidas apresenta-se a Teoria da autodeterminação como condição essencial para que os alunos se motivem autonomamente e possam ainda atingir altos níveis de motivação intrínseca. Por último, é feita uma avaliação da forma como desenvolvo a minha atividade docente que me permite refletir sobre os pontos fracos e fortes em relação à forma como leciono, para que me seja possível atingir um nível de ensino com mais qualidade e sobretudo mais eficaz.