Browsing by Author "Santos, Carla"
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- Contributo do iPad® para o desenvolvimento de crianças com necessidades educativas especiaisPublication . Santos, Carla; Nunes, ClarisseO estudo analisou o papel que o iPad® pode desempenhar no desenvolvimento de crianças com atraso global do desenvolvimento psicomotor (AGDPM), em contexto terapêutico. Neste sentido procurou explorar o potencial do iPad® para promover o desenvolvimento cognitivo e motor de crianças com AGDPM; descrever o modo como estas reagem à utilização do iPad® e conhecer as perspetivas de pais e profissionais face à utilização do iPad®. Participaram no estudo de caso nove crianças com AGDPM, com uma média de idade de 32 meses, nove pais e um profissional de terapia ocupacional. As crianças encontravam-se em período de intervenção em terapia ocupacional, num contexto hospitalar. Efetuaram-se entrevistas semidiretivas aos pais e ao terapeuta ocupacional para conhecer as suas opiniões, procedeu-se a pesquisa documental para caracterizar as crianças e a observações naturalistas para se caracterizar o envolvimento e atividade e participação das crianças com o iPad®. Os resultados evidenciam reações muito positivas por parte das crianças à utilização do iPad®, salientando-se os elevados níveis de envolvimento com o iPad® e de atividade e participação, mormente na dimensão «experiências sensoriais intencionais». Os pais e o profissional de saúde fizeram um balanço muito positivo da utilização do iPad® pelas crianças. Os resultados sugerem que a utilização do iPad® em contexto terapêutico poderá contribuir para o desenvolvimento cognitivo e motor de crianças com diagnóstico de AGDPM.
- Handgrip dynamometry and patient-generated subjective global assessment in patients with nonresectable lung cancerPublication . Barata, Ana T.; Santos, Carla; Cravo, Marília; Vinhas, Maria do Céu; Morais, Catarina; Carolino, Elisabete; Mendes, Lino; Roldão Vieira, Jorge; Fonseca, JorgeIntroduction - Undernutrition is frequently associated with advanced lung cancer. Accurate nutritional assessment tools are important to provide the proper nutritional therapy. Handgrip dynamometry has already been used in these patients, and the findings suggest that it is a good indicator of nutritional status. Aims - The aim of this study was to evaluate the association between nutritional status and handgrip strength (HGS) in patients with nonresectable lung cancer. Methods - Cross-sectional study involving thirty-seven subjects with nonresectable lung cancer. Nutritional status was obtained using Patient Generated Subjective Global Assessment (PG-SGA), and muscle function was evaluated by HGS using a Jamar® handgrip dynamometer on the nondominant hand. The results of both methods were compared and correlated. Results - According to PG-SGA, 73% (n = 27) of the patients were moderately undernourished, and 8% (n = 3) were severely undernourished. In total, 81% (n = 30) were undernourished. HGS was below the 50th percentile in 57% of the patients (n = 21). We found a significant association between nutritional status according to PG-SGA and HGS (P = 0.026, CI = 95%). Conclusions - Handgrip dynamometry can be a useful tool to evaluate the functional and nutritional status. It can be included in lung cancer patients evaluation, along with other nutritional assessment tools.
- Influência do ipad® no desenvolvimento de crianças com nee: perspetivas de pais e de um terapeuta ocupacionalPublication . Santos, Carla; Nunes, ClarisseMuitas crianças apresentam nos primeiros anos de vida dificuldades no seu desenvolvimento, circunstância que as leva a necessitar de frequentar serviços de apoio, os quais visam promover o seu desenvolvimento e aprendizagem. Para muitas destas crianças o acesso a ferramentas tecnológicas constitui uma ajuda importante para poderem ter uma maior participação nas atividades do dia-a-dia, serem mais autónomas e interagirem de forma mais eficaz e frequente com pessoas e objetos que fazem parte dos seus contextos de vida. Assume-se que o dispositivo móvel iPad® poderá constituir-se como uma ferramenta de eleição para crianças com NEE. A presente investigação teve como objeto de estudo a utilização do iPad® com nove crianças diagnosticadas com atraso global do desenvolvimento (AGD), com idades compreendidas entre os 19 meses e os 49 meses. A pesquisa efetuada procurou, entre outros aspetos, conhecer as perspetivas de pais e profissionais face à utilização do iPad® pelas nove crianças com ADPM e consistiu na realização de um estudo de caso, no qual participaram nove pais e um terapeuta ocupacional. Para responder ao objetivo do estudo foram recolhidos dados através de entrevistas semiestruturadas realizadas aos pais e à terapeuta ocupacional. Os resultados evidenciaram reações muito positivas por parte das crianças face à utilização do iPad® durante o apoio individual em terapia ocupacional. Os pais e o terapeuta da fala, fizeram um balanço muito favorável da utilização desta tecnologia pelas crianças. Sugere- -se que a utilização do iPad® por crianças com diagnóstico de ADPM poderá contribuir favoravelmente para o seu desenvolvimento.