Browsing by Author "Rodrigues, Margarida Costa Sérvulo"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Som contigo: inclusão de alunos com necessidades especiais em atividades realizadas em contexto museológicoPublication . Rodrigues, Margarida Costa Sérvulo; Nunes, ClarisseEm 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, destacando-se aqui o direito à fruição cultural e artística e o direito à igualdade de direitos. Também a Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência1 (2009) estabelece como princípios gerais, no artigo 3º, a “participação e inclusão plena e efetiva na sociedade” e “o respeito pela diferença e aceitação das pessoas com deficiência como parte da diversidade e humanidade”. Reconhece ainda no artigo 30º “o direito de todas as pessoas com deficiência a participar, em condições de igualdade com os demais, na vida cultural” e a adoção de medidas adequadas para garantir o acesso ao material cultural em formatos acessíveis e o acesso a locais destinados a atividades ou serviços culturais, como museus, monumentos e locais de importância cultural nacional.
- Som contigo: música, tecnologias e necessidades educativas especiaisPublication . Rodrigues, Margarida Costa Sérvulo; Nunes, Clarisse; Madureira, IsabelAs atividades para públicos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) são pensadas com o intuito de promover oportunidades de inclusão. Essas atividades são programadas com o objetivo de proporcionar igual acesso ao museu, à informação sobre as obras, à exploração das mesmas artisticamente e à fruição desses momentos, quer de forma individual quer em grupo. É neste contexto que surge a atividade Som Contigo, na qual é desenvolvido um trabalho de grupo que passa pela exploração do som e do sentir. A atividade Som Contigo é uma das que maior diversidade de públicos inclui, uma vez que as ferramentas utilizadas permitem a participação de pessoas com paralisia cerebral, multideficiência, Perturbações do Espectro do Autismo, entre outras características. O presente estudo desenvolveu-se neste contexto e teve como principal propósito averiguar o contributo da atividade Som Contigo na promoção de oportunidades de envolvimento e participação de alunos com NEE e no desenvolvimento de competências de interação social. O estudo qualitativo de natureza interpretativa envolveu o recurso a diversas técnicas: (i) entrevistas semiestruturadas: uma à coordenadora de área da FCG e outra ao artista responsável pela arquitetura da atividade Som Contigo; (ii) observações das atividades desenvolvidas com dois grupos de alunos em idade escolar - um grupo com multideficiência e outro com Perturbações do Espetro do Autismo; e (iii) questionários aos professores responsáveis de cada grupo. Os dados recolhidos foram analisados com recurso à análise de conteúdo. Participaram no estudo 12 alunos com NEE (seis com PEA e seis com MD) com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos) e 11 adultos (seis professores, dois mediadores artísticos e três voluntários da FCG). Os resultados evidenciaram que a dinamização da atividade Som Contigo proporcionou oportunidades para que os dois grupos de alunos se envolvesse e participasse de forma ativa nas tarefas solicitadas, registando-se maior frequência de comportamentos de interação física com os recursos físicos disponibilizados, do que com colegas e adultos. Salienta-se ainda o registo de maior volume de comportamentos de participação e envolvimento na atividade no grupo de alunos com PEA do que no grupo de alunos com MD, sendo esses comportamentos também mais diversificados. Registou-se ainda diferenciação de estratégias utilizadas pelos adultos que dinamizaram a atividade com os dois grupos de alunos. No caso dos alunos com MD foram usadas, sobretudo, estratégias individualizadas e com os alunos com PEA mais estratégias de grupo. Este estudo evidenciou que as tecnologias constituíram recursos facilitadores do envolvimento e participação de alunos com necessidades complexas em atividades relacionadas com a arte realizadas em contexto museológico.