Browsing by Author "Rodrigues, Jorge"
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- Capital simbólico e família empresáriaPublication . Rodrigues, JorgeO artigo aborda o estado da arte do capital simbólico e família empresária, contribuindo para uma compreensão mais aprofundada dos conceitos que lhe estão subjacentes. A estratégia de investigação prosseguida socorreu-se da “teoria da prática” de Bourdieu, procurando uma visão inovadora do que se passa no campo em análise. Como principais resultados aponta-se para um conjunto de dez questões, as quais poderão ser valorizadas, podendo ser incluídas num modelo integrador de várias dimensões, suficientemente genérico e abrangente, para que o mesmo possa ser aplicado a qualquer tipo de família empresária.
- Concentração bancária: A OPA falhada do banco BCP ao banco BPI, em 2006, PortugalPublication . Rodrigues, Jorge; Cabral, HelenaAs operações de concentração de instituições financeiras têm por objetivo, em geral, criar dimensão e oportunidades de ganhos resultantes das poupanças em custos e das sinergias geradas. O objetivo deste artigo é o de analisar as decisões estratégicas de concentração da oferta pública de aquisição do banco BCP ao banco BPI, cujo processo decorreu entre Março de 2006 até ao final de Novembro de 2007. A teoria subjacente a este tipo de operações, de carácter neoliberal e de cariz anglo-saxónico, defende haver ganhos de eficiência devido às economias de escala em organizações de maior dimensão, não considerando os aspetos comportamentais dos gestores. A análise dos dados recolhidos permite, através do estudo de caso, verificar as estratégias adotadas por cada instituição, os motivos que levaram à rejeição da proposta e a importância das entidades reguladoras neste processo. Os resultados fornecem uma base sólida para concluir que as decisões estratégicas do BPI foram mais fortes que as propostas do BCP, e as decisões tomadas pelos reguladores tiveram um peso importante no desfecho da operação, tendo penalizado a operação pela demora na resposta, ainda que os procedimentos existentes tendam a ser cada vez mais desburocratizados e autónomos. A conclusão tem por base uma reflexão sobre o tipo de estratégias adotadas por cada instituição envolvida e o impacto provocado por cada iniciativa.
- Confiança: o nó górdio da informação financeiraPublication . Rodrigues, JorgeDesde o início do século XXI tem-se assistido à revelação de uma série de escândalos de cariz económico e financeiro, cada um mais surpreendente que o anterior. Quase sempre aqueles escândalos são categorizados como fraudes contabilísticas quando, na verdade, se referem à manipulação dos resultados e à falta de princípios éticos. Organizações até aí insuspeitas pela reputação adquirida surpreenderam a Sociedade, quebrando as relações de confiança nelas depositadas. Como consequência, urge alterar alguns paradigmas de gestão, incrementando métodos eficazes de participação e de controlo das partes interessadas, onde a confiança na informação financeira divulgada, a par de outras variáveis de cariz mais qualitativo, serão incontornáveis. Esta estratégia terá o mérito de resolver um problema complexo de maneira simples e eficaz!
- Corporate management in the eighteenth century in the Company of Commerce of Pernambuco and ParaibaPublication . Andrade, Álvaro; Sotomayor, Ana Maria; Rodrigues, JorgeThis study is based on the management model carried out by Companhia Geral de Comércio de Pernambuco e Paraíba — CGCPP (General Company of Commerce of Pernambuco and Paraiba), founded in 1759 by the government of the Marquis of Pombal, for the exclusive trade rights in Brazil between the kingdom of Portugal and the captaincies of Pernambuco and Paraíba. The results of this research revealed that CGCPP’s management adopted policies and practices of governance structure similars to the current ones, focused on ethics and transparency, aiming at the security of shareholders and the well-being of Captaincies. This survey also brought to light that the monitoring of CGCPP’s internal control system was carried out through accounting reports issued by its “Contadoria” (Accounting department), and were subject to systematic review by its Inspection of Accounts unit, whose the assignments in the Company were similar to those of an internal audit. The main objectives of this accounting review were to ensure the safety of internal controls of the GCPP and to detect possible irregularities for immediate correction and adjustments, thus allowing the regular flow of operations of the Company.
- Estimated unit cost of the slaves in the second half of the 18th centuryPublication . Andrade, Álvaro; Sotomayor, Ana; Rodrigues, JorgePrevious surveys based on historical documents on the price of slaves from Africa have contributed greatly to accounting literature. However, most of these studies usually focus on the sale price of slaves in the colonies or on slave purchase prices in Africa. Therefore, no work has been observed in the literature relating to the effective or estimated unit cost of slaves, taking into account the total cost of all phases of the slave trade. This study aims to bring to the literature of accounting history an approach on the estimated unit cost of slaves based on estimated total cost of all costing phases of captive transportation from Angola to Pernambuco. This approach was found in a historical document dated November 12, 1758, written by the governor of the captaincy of Pernambuco - Luis Diogo Lobo da Silva. This document was written in fulfillment of the orders of the king of Portugal, D. José I, in order to prepare a list of ships capable of transporting slaves from Africa and the details of necessary provisions for the slaves, who would be sent from Angola to Pernambuco. Luis Diogo Lobo da Silva was governor of the captaincy of Pernambuco from 1756 to 1763, and he was recognized for his qualities as a good colonial administrator and for adopting good management practices in his work.
- Ética, deontologia e qualidade da informação financeiraPublication . Rodrigues, JorgeA reputação, garante do bom nome e da confiança nos indivíduos e nas instituições, é condição necessária do negócio fiduciário. Este tem por base a informação, em especial, a informação derivada dos sistemas de contabilidade financeira. Esta é produzida, auditada e analisada por diferentes atores do mercado, os quais têm os seus próprios valores e interesses. Com a finalidade de incrementar a confiança e credibilidade dessa informação, apresenta-se, ainda em estádio embrionário, uma proposta de abordagem transdisciplinar à ética e deontologia dos profissionais do mercado de informação financeira, assente nos conceitos de ética, confiança, corporate governance e responsabilidade social das organizações. Procura-se contribuir para a formação de analistas responsáveis, do ponto de vista ético e deontológico, que garantam a legalidade dos procedimentos e manifestem claramente oposição às decisões ilegais.
- Família empresária e competências empreendedorasPublication . Rodrigues, JorgeO modelo ideal de família preconizado na modernidade enfatizava o amor romântico, o matrimónio ideal e o afeto como base da vida familiar. Hoje, a ênfase parece estar no bem-estar do momento, sem importar o passado. Assim, o objetivo deste artigo é o de procurar compreender as relações entre as competências empreendedoras assentes no individualismo e a composição da família empresária, a cada momento. Cada geração tende a dispersar pelos seus públicos o acervo de património herdado, com a maioria das empresas familiares que desaparecem a terem como causa principal os conflitos familiares não resolvidos. Assim, através de uma pesquisa exploratória sobre as competências empreendedoras e a teoria baseada nos recursos, procurou-se contribuir para a definição do conceito de família empresária e o modo como esta depende e influencia os seus membros.
- Família empresária e seus públicosPublication . Rodrigues, JorgeO artigo pretende estabelecer o estado da arte na família empresária e seus públicos, contribuindo para a construção de conhecimento organizado e estruturado, para uma compreensão mais aprofundada dos conceitos que lhe estão subjacentes. A estratégia de investigação prosseguida socorreu-se da “teoria da prática” de Bourdieu, significando que no momento da realização de uma pesquisa, a problemática pode ser alterada, a hipótese modificada e as variáveis reconsideradas, fazendo com que a qualquer instante surja uma visão inovadora do que se passa no campo em análise. Como principais resultados aponta-se para um conjunto de dez questões, as quais poderão ser valorizadas, fornecendo a importância relativa da dimensão família empresária e seus públicos, a incluir num modelo integrador de várias dimensões, suficientemente genérico e abrangente, qual mosaico árabe, para que o mesmo possa ser aplicado a qualquer tipo de família empresária.
- Família empresária no Evangelho de São LucasPublication . Rodrigues, Jorge; Marques, Maria AméliaO artigo pretende estabelecer o estado da arte das organizações percursoras da família empresária na antiguidade, através da leitura não religiosa do evangelho de São Lucas. Procura-se, assim, contribuir para a construção de conhecimento organizado e estruturado e para uma compreensão mais aprofundada dos conceitos que estão subjacentes ao construto família empresária. A estratégia de investigação prosseguida socorreu-se da “teoria da prática” de Bourdieu, significando que no momento da realização de uma pesquisa, a problemática pode ser alterada, a hipótese modificada e as variáveis reconsideradas, fazendo com que a qualquer instante surja uma visão inovadora do que se passa no campo em análise. Como principais resultados aponta-se para uma estrutura de família empresária embrionária daquela que hoje conhecemos. Tais conhecimentos poderão potenciar um modelo integrador de várias dimensões teóricas, suficientemente genérico e abrangente, qual mosaico árabe, para que o mesmo possa ser aplicado a qualquer tipo de família empresária.
- Family firms and family business: a conceptual approach about the ambiguities, paradoxes and uniqueness of family businessesPublication . Rodrigues, Jorge; Marques, Maria AméliaFamily businesses are and have been vital in the European’s socioeconomic contexts. Notwithstanding their relevance and growing interest in academy, as well as in the institutional rationale, the study of family businesses is still a field that lacks autonomy and finds itself embedded in ambiguities, paradoxes and inconsistencies. This lack of systematisation not only compromises the process of data collection and research but consequently a better understanding of this phenomenon. Our purpose here is to discuss the constructs of family firm and family business. Based on the assumption that family firms are usually conceptualised as owned, totally or partially, by members of a family and are potentially intergenerational systems, with a perimeter of variable geometry, but usually rooted in a location, we aim to distinguish between the constructs of family firm and family business. We do this by discussing the concept(s) of family and then move on to the family businesses. Methodologically we carried out a literature analysis or review, based on Bourdieu’s (1972) “Theory of Practice”, understood as an approach that aims to overcome dichotomies in social theory, such as micro/macro, material/symbolic, empirical/theoretical, objective/subjective, public/private, structure/agency, and focuses on the understanding the practical logic of everyday life and understand relations of power. Enabling us to overcome the ambiguities and paradoxes that academically and institutionally surround the use of these constructs – family firms and family business. Our findings allowed us to sustain that the family business emerges as conceptual “leap forward”, i.e., the family firm becomes a family business when it becomes more strategically business-oriented. As an open system, the firm has a flow of inputs and outputs of members, which generate its unique configurations over time and potentiates intra and inter-clan conflicts and political and power struggles between family members and or among family members and their relatives and tends to create formal organisational structures (boards of directors) to assure its continuity and growth. In this context, when the above-mentioned criterion is met, the family business only exists from the second generation onwards.
