Browsing by Author "Pina, Helena Figueiredo"
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- Áudio conto de ficção "Cintura de Vénus"Publication . Pina, Helena FigueiredoCintura de Vénus é um conto de ficção que resulta de um exercício narrativo de aplicação dos princípios do storytelling de ficção no âmbito da Escrita Criativa. Constituído por 3 gravações áudio (separadas mas sequenciais), o formato áudio desta história constitui-se como um recurso pedagógico útil na unidade curricular de Ateliê de Escrita Criativa. Adequa-se bem ao desenvolvimento de metodologia ativa de ensino-aprendizagem, nomeadamente no modelo de “sala de aula invertida” como preparação para a realização de aula prática de análise da construção e da significação profunda desta narrativa, em exercício colaborativo. Enquanto recurso pedagógico potencia o interesse e o envolvimento dos estudantes e enriquece a sua experiência de aprendizagem.
- Azimutes: projeto concetual de fotografiaPublication . Pina, Helena FigueiredoAzimutes é o resultado de um projeto conceptual autoral de fotografia que nasceu de um desfio proposto no workshop "Olhar o território para compreender a paisagem - metodologias para a interpretação e representação do lugar” que decorreu entre 12 de outubro e 30 de novembro de 2017 e foi promovido pelo Museu da Paisagem (www.museudapaisagem.com), uma plataforma museológica digital que assenta na valorização dos territórios e se configura como uma solução artística e cultural para uma cidadania paisagística cada vez mais desperta. Mas, mais do que um conjunto de fotografias materializadas, Azimutes representa uma viagem do pensamento criativo que aconteceu em simultâneo com a experiência de exploração de um lugar, desbravando um terreno. Ao longo de 15 dias intensos, o processo aconteceu nos intervalos dos afazeres normais do dia-a-dia e emprestou a esse período de tempo um empolgamento, um entusiasmo refrescante de um projeto autoimposto, um trabalho totalmente voluntário que se empreende em modo de descoberta.
- Baralho de cartas “6 chapéus do pensamento”Publication . Pina, Helena FigueiredoO conhecido método dos 6 Chapéus do Pensamento foi desenvolvido por Edward de Bono [consultar, por exemplo: de Bono, E. (2005). Os Seis Chapéus do Pensamento. Pergaminho] sendo uma ferramenta criativa que propõe a organização sequencial do pensamento, separando o tipo de pensamento de acordo com a sua natureza. Cada chapéu colorido representa um determinado enquadramento mental. Através das metáforas o método torna-se fácil de perceber, memorizar e utilizar em reuniões criativas, com bons resultados. O Baralho de Cartas “6 Chapéus do Pensamento” foi especialmente criado para operacionalizar esta ferramenta de criatividade e pensamento lateral, durante o desenvolvimento de exercícios e projetos criativos. As cartas resumem cada uma das abordagens e recordam o objetivo da ferramenta, destinando-se à realização de dinâmicas de trabalho colaborativo. Graficamente, o jogo utiliza uma base de desenho a mão livre, com linhas orgânicas, e uma apresentação que aposta na simplicidade, por forma a contrariar o “excesso” industrial e tecnológico dos nossos dias. Enquanto instrumento, este Baralho de Cartas constitui-se como um recurso pedagógico particularmente útil nas atividades propostas na unidade curricular de Laboratório de Criatividade em Publicidade. Adequa-se bem ao desenvolvimento de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, apelando à dimensão lúdica mas promovendo o foco na tarefa. Enquanto recurso pedagógico potencia o interesse e o envolvimento dos estudantes e enriquece a sua experiência de aprendizagem.
- Because everyone has to do their part: a communication campaign for internal audiencePublication . Pina, Helena Figueiredo; Barrocas Lima, FilipePromoted by UNESCO, Education for Sustainable Development (ESD) advocates for the integration of values aimed at changing attitudes and behaviors. This requires pedagogical methods that actively engage students in experiential learning, fostering deep reflection, cultivating critical thinking skills, and encouraging civic commitment to improving the quality of life (Lilian, 2022). The use of ESD pedagogies in higher education courses fosters a fundamental awareness of sustainability issues among young people as they enter the labor market and encourages them to play an active role in making decisions that will positively impact social transformation. In active learning methods such as project-based learning, students develop multiple skills that enable active, meaningful, inquiry-based, reflective and collaborative learning (Lee et al., 2014). Through the development of group projects, students simultaneously work on interpersonal skills, collaboration skills, critical thinking skills, communication skills and creativity skills, and acquire knowledge that is more easily internalised because it is self-constructed (Patil & Kamerikar, 2020). Questioning, researching, and seeking innovative and relevant solutions through new perspectives are the basis of creative thinking applied to communication (Rahman, 2017). This implies a mindset in which both extrinsic and intrinsic motivations play a central role alongside the imperative to overcome challenges (Shin, 2018; Amabile, 1993). This work showcases outcomes from a task assigned to third-year students of the Advertising and Marketing undergraduate program at the School of Communication and Media Studies of the Polytechnic Institute of Lisbon, enrolled in the Branding Storytelling optional curricular unit, which focused on the theme of sustainability, with a particular emphasis on maintaining cleanliness in school communal spaces. The campaign aimed to inspire students to be environmental advocates. In this paper, we present one of the campaigns that popularized these messages with great effectiveness, developed by students.
- Board game “Fala Barato”: Challenging the relation with information, media and the otherPublication . Bonacho, Fernanda; Pina, Helena Figueiredo; Araújo, SusanaThis paper intends to discuss the interdisciplinary and creative process of creating the board game “Fala Barato”. More specifically, the work focuses on the ways in which the creation and use of a board game – a toolkit that offers a set of functionalities to stimulate the handling of a range of processes (graphic, communicational, critical thinking) - make available various challenges in board games production that support media and information literacy. The process of creating a non-digital board game issues an incentive for personal communication and interaction with media and information literacy. The board game was developed within the agenda of a national research project - "The World Reading Academy: communication, journalism and I" – whose main objective was to develop communication, selfregulation, and critical thinking competences. Being board games prompts for people to interact, this game proposal impacts in the recognition and resolution of unexcepted situations and development of competences through cross-cultural collaboration. In this article we will describe how students were integrated in the developing phases and choices of “Fala Barato” board game, providing certain affordances to explore collaboration, competition, sharing, and information seeking. This will enable a better understanding of the collaborative work of different kinds of participants and media knowledge but also the difficulties in which the outcome can endure through its associated milieus. This way of thinking board games and the challenges included in the game tasks emphasize forms of creativity, discipline, patience, and analysis of the consequences of speech acts and decision-making, as well as exercising knowledge and memory that are too often underestimated in various accounts of media and information processes
- Cintura de VénusPublication . Pina, Helena FigueiredoCintura de Vénus resulta de um exercício narrativo de aplicação dos princípios do storytelling de ficção no âmbito da Escrita Criativa. Integrado numa antologia, é um conto “pouco exemplar” que explora o tema das relações abusivas e alguns dos sinais de alerta, questionando as fantasias românticas alimentadas pela cultura.
- Conto audiovisual “Cintura de Vénus”Publication . Pina, Helena FigueiredoCintura de Vénus é um conto de ficção que resulta de um exercício narrativo de aplicação dos princípios do storytelling de ficção no âmbito da Escrita Criativa. A apresentação em formato audiovisual desta história constitui-se como um recurso pedagógico útil na unidade curricular de Ateliê de Escrita Criativa. O formato adequa-se bem ao desenvolvimento da uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem, potenciando o interesse e o envolvimento dos estudantes no exercício colaborativo de análise da construção e da significação profunda desta narrativa em ambiente de sala de aula.
- O Corpo como TelaPublication . Pina, Helena FigueiredoO Corpo enquanto matéria, transformado em tela sobre a qual se inscrevem mensagens gritantes, é muito mais que um cenário que se constrói para enquadrar mensagens ou facilitar a comunicação com o receptor. O Corpo passa a ser a própria mensagem. É a imagem física de uma identidade que se busca hoje com sofreguidão para que possamos perceber quem somos. As remodelações desse espelho de identidades são constantes, são projectos sempre inacabados, sempre imperfeitos, com as possibilidades sempre em aberto e onde a essência do Ser não é tida como estática e absoluta. Cada vez mais, de forma mais flagrante, essa necessidade de Ser do indivíduo moderno se entrelaça com a necessidade de possuir bens de consumo que significam algo acerca da sua essência. Estes, são bens particularmente significantes, escolhidos com criteriosa atenção para compor o quadro que a tela do corpo socialmente mostra. Culturalmente, cada vez se esbatem mais as fronteiras entre Ser e Ter. O Corpo eleito como suporte privilegiado das mensagens que se pretendem construir é palco tanto das propostas artísticas, como das imagens que invadem os media e que apresentam elas próprias propostas de identidade. São deco-identidades onde os bens de consumo funcionam como adereços e o corpo é tido como espaço transformável e estilizado.
- O corpo como telaPublication . Pina, Helena FigueiredoEnquanto técnica, e meio (medium) a fotografia presta-se a utilizações muito diversas, em campos como o da Arte ou da Comunicação - e particularmente na Publicidade enquanto comunicação comercial. Tanto num caso como noutro, a fotografia é particularmente expressiva, bebe da cultura do seu tempo e simultaneamente enforma essa mesma cultura emprestando-lhe uma materialidade fortemente impressiva e particularmente significante. O Corpo enquanto matéria, transformado em tela sobre a qual se inscrevem mensagens gritantes, é muito mais que um cenário que se constrói para enquadrar mensagens ou facilitar a comunicação com o receptor. O Corpo passa a ser a própria mensagem. É a imagem física de uma identidade que se busca hoje com sofreguidão para que possamos perceber quem somos. As remodelações desse espelho de identidades são constantes, são projectos sempre inacabados, sempre imperfeitos, com as possibilidades sempre em aberto e onde a essência do Ser não é tida como estática e absoluta. Cada vez mais, de forma mais flagrante, essa necessidade de Ser do indivíduo moderno se entrelaça com a necessidade de possuir bens de consumo que significam algo acerca da sua essência. Estes, são bens particularmente significantes, escolhidos com criteriosa atenção para compor o quadro que a tela do corpo socialmente mostra. Culturalmente, cada vez se esbatem mais as fronteiras entre Ser e Ter. O Corpo eleito como suporte privilegiado das mensagens que se pretendem construir é palco tanto das propostas artísticas, como das imagens que invadem os media e que apresentam elas próprias propostas de identidade. São deco-identidades onde os bens de consumo funcionam como adereços e o corpo é tido como espaço transformável e estilizado.
- CriatividadePublication . Pina, Helena Figueiredo; Bettencourt, CristinaO tema desta entrevista é a criatividade aplicada, adaptada à resolução de problemas, balizada por objetivos concretos e dirigida públicos-alvo específicos. A conversa aborda as metodologias de trabalho criativo nas agências de publicidade e a vantagem da utilização das técnicas de estimulação da criatividade e do treino do pensamento criativo. A reflexão conclui pela importância do desenvolvimento das valências associadas à criatividade, não apenas no domínio das chamadas profissões criativas, mas igualmente em todas as profissões, já que a flexibilidade de pensamento e a capacidade de adaptação são fundamentais para enfrentar os desafios do nosso tempo.