Browsing by Author "Jürgens, Stephan"
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- (Con)fundirPublication . Cruz, Miguel; Jürgens, Stephan; Araújo, Ana Isa; Carvalho, André; Alegria, Gonçalo; Espada, JoséOs alunos da pós-graduação em Media & Performance: Laboratório de Tecnologia Criativa, apresentam no final deste ano, no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, uma instalação onde trabalharam e desenvolveram laboratorialmente relações entre a performance e as várias disciplinas que frequentaram ao longo do curso. Esta pós-graduação inscreve-se no contexto contemporâneo de aproximação recíproca entre as artes cénicas e da performance e várias disciplinas tecnológicas e artísticas. Apesar de ancorada no ecossistema teatral/performático, esta pós-graduação pretende acompanhar e promover novos modos de conceber o dispositivo cénico por 3 vias: Apreensão de um conjunto abrangente de ferramentas tecnológicas; Experimentação artística laboratorial; Diálogo com criativos e pensadores que desenvolvem o seu trabalho em áreas afins (tecnológicas, ou artísticas, ou ambas). Pretende, desta forma, acompanhar algumas tendências reconhecíveis na contemporaneidade, entre as quais: tendência para a desmaterialização (e consequente virtualização) cénica; virtualização do actor/performer e a integração de vários media não hierarquizados.
- Data | BodyPublication . Cruz, Miguel; Jürgens, StephanOs alunos do ramo de Produção da Licenciatura em Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema apresentam todos os anos projetos nos quais desenvolvem objetos artísticos enquadrados nas unidades curriculares de Técnicas Teatrais e Técnicas de Palco. Ocupando o auditório da Biblioteca de Marvila, e sob a direção dos professores Miguel Cruz e Stephan Jürgens, os alunos do 2º ano, apresentaram a performance-instalação "DATA BODY" inserida na edição de 2024 do ciclo "Espetáculo Sem Atores", na qual convidaram o público a entrar num mundo dominado por plataformas digitais, através de um trabalho de pesquisa com diferentes objetos que incitam à interatividade e sugerem atos performativos. A performance-instalação conta com um conjunto de seis momentos onde se explora a tecnologia através dos programas Isadora, Touch Designer e Reaper, com o consentimento inconsciente de dados do corpo. Os projetos desenvolvidos pretendem aprofundar as matérias relacionadas com a iluminação, som e vídeo, aliando as competências técnicas e artísticas adquiridas ao longo da formação na ESTC.
- NoCap: como dançar com dadosPublication . Jürgens, StephanEste artigo-ensaio intitulado "NoCap - Como dançar com dados" resulta da reflexão sobre uma performance com tecnologias de captura de movimento (Mocap), desenvolvido por André Carvalho, Ana Isa Araújo e Stephan Jürgens no âmbito da pós-graduação Media & Performance: Laboratório de Tecnologias Criativas da Escola Superior de Teatro e Cinema/IPL Lisboa. Para além de uma partilha do processo criativo com equipamentos e ferramentas de software da captura de movimento e interação com os resultantes dados, neste artigo-ensaio se faz uma distinção entre motion capture e motion tracking para refletir diversos modos de trabalhar com esta tecnologia no âmbito da live performance. Por fim, a performance NoCap e as suas ideias artísticas e conceptuais constituintes são contextualizadas na perspetiva de uma "ecologia de performance" do projeto (CON)FUNDIR, apresentado no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado em Lisboa.
- Novas ferramentas de comunicação online, arquivo e anotação em vídeo para base de dados nas artes performativasPublication . Centeno, Maria João; Azevedo, Pedro Miguel Henriques; Jürgens, StephanVivemos num mundo em constante mudança. A uma velocidade impressionante, todos os dias surgem novos recursos tecnológicos. Utilizamos cada vez mais a Internet para obter e partilhar informações e assistimos ao aparecimento recursivo de novas ferramentas de comunicação online. Os últimos anos trouxeram-nos o Facebook, o Twitter, o YouTube e outras plataformas de comunicação. Elas permitem uma interatividade ainda maior entre emissor e recetor. Ao mesmo tempo, assistimos a uma disponibilização de conteúdos como nunca antes. Estamos cada vez mais a partilhar textos, vídeos, fotos, etc. Esta comunicação pretende explorar o potencial que essas novas ferramentas de comunicação online têm no âmbito cultural, nomeadamente qual o seu papel na criação de novos públicos, em fornecer informação, bem como qual o contributo para a construção da memória das organizações. A transitoriedade das artes performativas é acompanhada pela necessidade de contrariar essa transitoriedade, por meio de documentação e registos. Este desejo de "salvar" os eventos e o processo criativo atinge a sua expressão com o arquivo de informações dos diferentes momentos de produção, bem como a oportunidade de registar o evento e o processo de criação e produção do mesmo e apresentá-los através, por exemplo, das plataformas digitais. Esta comunicação pretende responder às seguintes questões: quais as novas ferramentas de comunicação online utilizadas pelas companhias de teatro de Lisboa e Vale do Tejo? De que forma a disponibilidade de conteúdos e respetivo arquivo contribuem para a memória das organizações? Como poderá ficar registado o processo criativo? Entre as várias referências, abordaremos o modelo de comunicação de dois sentidos que Grunig e Hunt (1984) nos apresentam e o conceito de mass self-communication de Castells (2010). Para Kirsner (2010), entramos na era da criatividade digital, em que os artistas têm as ferramentas para fazer o que imaginam e o público já não quer apenas consumir os bens culturais, mas sim, ter uma voz e participar. O processo criativo está agora dependente da escolha do público enquanto vagueia pelo ecrã. É o recetor que é detentor de um objeto que pode ser trocado. A realidade virtual tem incentivado o receptor a abandonar a sua posição de observador passivo e tornar-se um agente participante, o que implica um desafio às organizações: inventar novas formas de interface. É igualmente relevante falar de Foucault (1969) e Gisbourne (2008), que abordam as questões do arquivo e da disponibilidade de conteúdo. Na comunicação é também apresentado o projeto TBK (Transmedia Knowledge-Base for Performing Arts), uma base de conhecimento, em que podem existir diferentes tipos de materiais, documentos anotados e peças de autores que se interessam pela partilha dos seus conhecimentos específicos. No âmbito do projeto foi criada a ferramenta creation-tool, um anotador vídeo original, concebido para auxiliar os processos criativos nas artes performativas, funcionando como um caderno digital para anotações pessoais. É nossa intenção apresentar novas e eficazes ferramentas online que podem ser utilizadas pelas organizações culturais, a melhor forma de as gerir e como a disponibilização de conteúdos online e o seu arquivo podem contribuir para memória das organizações.