Browsing by Author "Grazina, Tatiana"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Crescer no afeto: a relação entre as práticas ae IPI e a qualidade de jogoPublication . Rodrigues, Cristina; Guimarães, Joana; Fuertes, Marina; Cravo, Melissa; Grazina, TatianaEstudos indicam que nas interações pais-criança de melhor qualidade os domínios da regulação emocional, adaptação social e aprendizagem são promovidos (revisão em Fuertes & Santos, 2003). Todavia, as interações de risco condicionam negativamente o desenvolvimento da criança (Fuertes, 2007). Nas práticas de IPI, Dunst e Bruder (2002), consideram que estas devem ser centradas na família, no sentido de as ajudar, com base nas suas necessidades e através da identificação das suas forças, privilegiando o jogo/brincadeira como um momento de interação e regulação mútua e consequentemente de desenvolvimento da criança.
- Somos uma família, somos uma equipaPublication . Rodrigues, Cristina; Guimarães, Joana; Fuertes, Marina; Cravo, Melissa; Grazina, TatianaEste artigo pretende espelhar um trabalho de equipa, em que profissionais e família unem esforços para atingir um objetivo comum, caminhando lado a lado, construindo uma relação de confiança baseada no respeito pelas diferentes perspetivas e competências. Neste artigo apresentamos a história de um menino, o E, com 48 meses, em que a principal preocupação da família era o seu comportamento. Forjada a relação de parceria entre as partes durante todo o processo, momento de avaliação, planeamento e reavaliação e, partindo das suas forças, a família está a reestabelecer relações privilegiando a negociação e a definição de limites que permitem a autorregulação do comportamento do E., com vista à construção de uma base segura para o seu crescimento.