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Advisor(s)
Abstract(s)
Estudos indicam que nas interações pais-criança de melhor qualidade os domínios da regulação emocional,
adaptação social e aprendizagem são promovidos (revisão em Fuertes & Santos, 2003). Todavia, as interações
de risco condicionam negativamente o desenvolvimento da criança (Fuertes, 2007). Nas práticas de IPI,
Dunst e Bruder (2002), consideram que estas devem ser centradas na família, no sentido de as ajudar, com
base nas suas necessidades e através da identificação das suas forças, privilegiando o jogo/brincadeira como
um momento de interação e regulação mútua e consequentemente de desenvolvimento da criança.
Description
Keywords
Afeto Interações pais-criança
Citation
Rodrigues, C., Guimarães, J., Fuertes, M., Cravo, M., Grazina,T. (2016) A minha escola fará diferença? influência da qualidade do contexto educativo no desenvolvimento infantil in Fuertes, M., Nunes, C., & Rosa, J. Evidências em Intervenção Precoce. (125-127) CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.070
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa