Browsing by Author "Garcia, Vítor"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A híbrida relação entre as técnicas de dança contemporânea e a formação artísticaPublication . Fernandes, João; Garcia, VítorAs Técnicas de Dança Contemporânea são, atualmente, uma mistura de influências e experiências dos professores. As abordagens ao movimento são plurais, embora todas elas reflitam os princípios dos precursores da dança contemporânea. A evolução da arte contemporânea tem vindo a procurar novas abordagens transversais a todas as áreas artísticas. No contexto português essa realidade também é válida, seja para o ensino artístico especializado ou para o ensino superior. Assim, a formação artística deverá acompanhar o mercado de trabalho, em particular, as novas conceções coreográficas e as novas visões dos corpos e das suas potencialidades na performance. Em suma, pretende-se valorizar as singularidades dos professores de Técnicas de Dança Contemporânea; afirmar práticas plurais no mesmo âmbito, a partir da relação de partilha entre os professores ao proporcionar o contacto dos alunos com a atualidade, do panorama profissional artístico da dança contemporânea.
- O impacto de uma prática pedagógica colaborativa entre professor, músico e estudante, no ensino vocacional da dançaPublication . Duarte, Isabel; Garcia, VítorNo atual panorama da dança em que o bailarino tem vindo a assumir um papel diferente no processo criativo, tornando-se tecnicamente versátil, artisticamente criativo e ‘criativamente colaborativo’, este trabalho teve como objetivo investigar o impacto de uma prática pedagógica colaborativa entre o professor, o músico e os estudantes. Como defende Burrows (2010) esta promoverá a consolidação das aprendizagens e dos processos criativos tão importantes na Dança do Século XXI. Com a proposta/objetivo de trabalhar o movimento na sua relação com a música, foi realizado um workshop dirigido a profissionais e estudantes de dança. A metodologia de investigação utilizada baseou-se nos princípios da Practice-led Research. A análise dos dados recolhidos indicia resultados muito positivos quanto à eficácia de esta prática pedagógica colaborativa, na consolidação do desenvolvimento das competências artísticas e técnicas decorrentes de uma maior consciência musical no contexto da formação em Dança.
- (in) VisibilityPublication . Bentes, Amélia; Garcia, Vítor; Leal, Joaquim; Moreno, Ana; Escola Superior de DançaO projeto inicial, Práticas Criativas de Pesquisa: Interdisciplinaridade entre Coreografia e Dramaturgia/Interpretação, teve como objetivo criar uma relação entre as diversas contribuições no processo criativo, interpretativo e de pesquisa, através da criação e apresentação, em formato misto, entre performance e comunicação em espaços alternativos, de um objeto artístico. Primeiro com uma apresentação no Encontro Internacional Presença, Ausência e Invisibilidade no ICNOVA, seguida de uma apresentação na Culturgest e outra na Fábrica Braço de Prata, como conclusão prática desta investigação.