Browsing by Author "Garcia, Vítor"
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- A híbrida relação entre as técnicas de dança contemporânea e a formação artísticaPublication . Fernandes, João; Garcia, VítorAs Técnicas de Dança Contemporânea são, atualmente, uma mistura de influências e experiências dos professores. As abordagens ao movimento são plurais, embora todas elas reflitam os princípios dos precursores da dança contemporânea. A evolução da arte contemporânea tem vindo a procurar novas abordagens transversais a todas as áreas artísticas. No contexto português essa realidade também é válida, seja para o ensino artístico especializado ou para o ensino superior. Assim, a formação artística deverá acompanhar o mercado de trabalho, em particular, as novas conceções coreográficas e as novas visões dos corpos e das suas potencialidades na performance. Em suma, pretende-se valorizar as singularidades dos professores de Técnicas de Dança Contemporânea; afirmar práticas plurais no mesmo âmbito, a partir da relação de partilha entre os professores ao proporcionar o contacto dos alunos com a atualidade, do panorama profissional artístico da dança contemporânea.
- O impacto de uma prática pedagógica colaborativa entre professor, músico e estudante, no ensino vocacional da dançaPublication . Duarte, Isabel; Garcia, VítorNo atual panorama da dança em que o bailarino tem vindo a assumir um papel diferente no processo criativo, tornando-se tecnicamente versátil, artisticamente criativo e ‘criativamente colaborativo’, este trabalho teve como objetivo investigar o impacto de uma prática pedagógica colaborativa entre o professor, o músico e os estudantes. Como defende Burrows (2010) esta promoverá a consolidação das aprendizagens e dos processos criativos tão importantes na Dança do Século XXI. Com a proposta/objetivo de trabalhar o movimento na sua relação com a música, foi realizado um workshop dirigido a profissionais e estudantes de dança. A metodologia de investigação utilizada baseou-se nos princípios da Practice-led Research. A análise dos dados recolhidos indicia resultados muito positivos quanto à eficácia de esta prática pedagógica colaborativa, na consolidação do desenvolvimento das competências artísticas e técnicas decorrentes de uma maior consciência musical no contexto da formação em Dança.
- (in) VisibilityPublication . Bentes, Amélia; Garcia, Vítor; Leal, Joaquim; Moreno, Ana; Escola Superior de DançaO projeto inicial, Práticas Criativas de Pesquisa: Interdisciplinaridade entre Coreografia e Dramaturgia/Interpretação, teve como objetivo criar uma relação entre as diversas contribuições no processo criativo, interpretativo e de pesquisa, através da criação e apresentação, em formato misto, entre performance e comunicação em espaços alternativos, de um objeto artístico. Primeiro com uma apresentação no Encontro Internacional Presença, Ausência e Invisibilidade no ICNOVA, seguida de uma apresentação na Culturgest e outra na Fábrica Braço de Prata, como conclusão prática desta investigação.
- O porquê da Dança: a minha Dança por quê?Publication . Garcia, Vítor; Politécnico de Lisboa , Escola Superior de DançaA partir da pergunta-chave: “O porquê da Dança: a minha Dança por quê?”, servindo como fio condutor, apresenta-se uma comunicação abrangendo a exploração pessoal e profissional da dança como forma de expressão, terapia/cura, socialização, carreira e identidade. São abordadas caraterísticas e significados centrais como: a Dança como linguagem universal não-verbal, repleta de valor semiótico que comunica emoções, ideias e narrativas através do movimento; a corporeidade (embodiment), conceito central nos Estudos de Dança na contextualização do corpo como meio de expressão complexa, emocional e simbólica; as diversas funções da Dança enquanto forma de Arte, de terapia, de atividade física, de sociabilidade, de espiritualidade, como meio de construção de identidade e de autoconhecimento. Para tal, é solicitada a ajuda, através de citações, de autores relevantes como Merce Cunningham, André Lepecki, Valerie Preston-Dunlop e William Forsythe para explicar e reforçar a dimensão teórica e sensível da dança. O trajeto pessoal e profissional em diversos campos, como o da interpretação (bailarino), docência (professor e ensaiador), investigação e criação coreográfica, na valorização de uma carreira assente num percurso transdisciplinar baseado na prática, formação contínua e estudo, curiosidade e adaptação. A dança não é apenas para se ver - é sobretudo para sentir -, é uma experiência única de estar no mundo. A motivação para dançar é única para cada pessoa. A sua prática continuada mantém e fortalece uma conexão profunda com a Arte e com o corpo.