Browsing by Author "Espadilha, Sara de Sá"
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- Envolvendo-me na natureza posso brincar,aprender e crescer? - Um estudo sobre a importância do espaço exterior no jardim de infânciaPublication . Espadilha, Sara de Sá; Friães, RitaO presente relatório constitui-se como uma análise crítica e reflexiva, sobre a Prática Profissional Supervisionada. Esta decorreu em contexto de Jardim de Infância, com um grupo de vinte e duas crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, durante cerca de quatro meses. A problemática que dá nome ao relatório – Envolvendo-me na natureza posso brincar, aprender e crescer? - um estudo sobre a importância do espaço exterior no Jardim de Infância – surgiu no âmbito desta prática, dando continuidade à temática iniciada no contexto de Creche. Este documento aborda a importância do contacto com o espaço exterior para o desenvolvimento integral das crianças. Inscrita no paradigma qualitativo e interpretativo, a investigação é concebida tendo como base o estudo de caso etnográfico, na medida em que se estudou a forma com este grupo utiliza os jardins da organização educativa. Neste sentido, foi importante perceber quais os contributos do contacto com a natureza e com o espaço exterior para o desenvolvimento das crianças, assim como as perspetivas da coordenadora pedagógica e da equipa educativa da sala, em relação ao espaço exterior da organização educativa. A consulta documental, a observação direta, o inquérito por questionário e as conversas informais/diálogos com as crianças foram as técnicas de recolha de dados utilizadas. A triangulação das mesmas permitiu tecer um referencial teórico que foi complementado com registos decorrentes da prática e com bibliografia especializada. As principais conclusões deste estudo centram-se nos benefícios decorrentes da exploração do espaço exterior e da natureza – desenvolvimento e aquisição de diferentes competências, a nível motor, cognitivo e social. Saliente-se ainda que, possibilitou um conhecimento mais aprofundado sobre este grupo, permitindo conhecer as culturas lúdicas do mesmo.
- Intervenção precoce na casa da praia: uma resposta às necessidades da comunidadePublication . Espadilha, Sara de Sá; Friães, Rita; Pereira, Miguel MataO presente estudo – Intervenção Precoce na Casa da Praia: uma proposta de resposta às necessidades da Comunidade – consubstancia-se no interesse em conhecer as necessidades da Comunidade, no que concerne à intervenção com crianças entre os 0 e os 6 anos e suas famílias e à pertinência da criação de uma resposta, no âmbito da Saúde Mental, desenvolvida pela equipa multidisciplinar da Casa da Praia. Inscrita no paradigma qualitativo e interpretativo, a investigação é concebida tendo como base um estudo de caso, dado que se pretendeu conhecer e compreender as necessidades desta população, no seu contexto real. Neste sentido, foi fundamental auscultar os principais intervenientes: as famílias que residem e os profissionais que intervém nesta área geográfica. A consulta documental e o inquérito por entrevista e por questionário foram as técnicas de recolha de dados utilizadas. Os contributos da bibliografia especializada e a análise de conteúdo das entrevistas permitiram tecer um referencial teórico para o ponto de partida, através da definição das linhas orientadoras de uma possível resposta. As principais conclusões deste estudo apontam para a necessidade de criar uma resposta precoce especializada em Saúde Mental, complementar os serviços já existentes na Comunidade. O reconhecimento e a sinalização das dificuldades desta população, caraterizada por uma forte exclusão social transgeracional, propõe e prevê uma intervenção integrada e ecológica com as crianças e as suas famílias, de forma a promover o seu desenvolvimento e a sua integração social. Outra possibilidade passa pela sensibilização e formação aos técnicos, num entendimento dos benefícios de um trabalho de prevenção, em rede, junto dos profissionais de Ação Social, Educação e Saúde. Este trabalho, junto destas valências, permite uma aproximação aos técnicos que intervém com a infância para uma atenção ao bem-estar psíquico das crianças e das famílias, prevenindo possíveis perturbações e uma modificação de práticas institucionalizadas.
