Browsing by Author "Duarte, Alice"
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- Uma arquitetura coreográfica e performativa na intermedialidade de Body-BuildingsPublication . Duarte, AliceO filme de Henrique Pina Body-Buildings (2023) coloca em diálogo a dança, a arquitetura e o cinema, ao apresentar seis obras performáticas de seis coreógrafos diferentes que decorrem em seis obras de arquitetura distintas em Portugal.2 Este filme de natureza intermedial apresenta-se em oposição à ideia do mero registo da peça de dança filmada em espaços arquitetónicos. A câmara cinematográfica de Pina entra em diálogo com o movimento dos corpos e com a arquitetura, invocando outras perspetivas/ visões/ planos, que seriam impossíveis de concretizar na vivência quotidiana do espaço arquitetónico. Body-Buildings não celebra apenas o encontro direto entre as artes performativas e a arquitetura, mas também constrói e abre as vias respiratórias a um espaço fértil e híbrido que nos transporta para o abismo de novas possibilidades estéticas e sensoriais. A intermedialidade presente nesta obra não é apenas uma ferramenta de experimentação, mas encerra em si uma força transformadora que procura redefinir a forma como se entende e experiência o espaço e a arte.
- Criar| |espaço: a arquitetura como estímulo para o desenvolvimento de competências criativas nos alunos do 3º e 4º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Ana MangericãoPublication . Duarte, Alice; Xavier, MadalenaO presente Relatório de Final de Estágio, integrado no Curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança, visa expor, organizar, fundamentar e explicitar qual a ação da prática de lecionação desenvolvida no ano letivo de 2021/2022 na Escola de Dança Ana Mangericão. Esta ação pedagógica, que se intitula ‘C R I A R | | E S P A Ç O’, teve como foco de estudo o desenvolvimento e assimilação de competências criativas através do estudo e da pesquisa dos temas Arquitetura e Espaço que se basearam, na prática, tanto na observação, análise e reflexão de dois edifícios e das suas respetivas características arquitetónicas, espaciais e funcionais: o próprio edifício da Escola de Dança Ana Mangericão e o Borboletário do Parque Urbano da Quinta de Rana. Teve a sua implementação nos módulos de Práticas Complementares de Dança, nas turmas do 3º e 4º ano do Ensino Artístico Especializado e o objetivo geral passou pela concretização e aprofundamento de tarefas de caráter exploratório que foram, ao longo do tempo, aplicadas e desenvolvidas também em contexto de composição coreográfica. Dando uma continuidade ao trabalho realizado em Expressão Criativa no 1º e 2º ano do Ensino Artístico Especializado, os alunos do 3º e 4º ano foram o público-alvo da intervenção pedagógica com e para a qual se traçaram estratégias pedagógicas impulsionadas pelas possibilidades assentes na articulação entre a Arquitetura e a relação dos corpos dançantes no Espaço, dois universos propulsores de criação artística. A metodologia usada foi a de Investigação-Ação através da conceção e aplicação de instrumentos de recolha de dados como inquéritos por questionário, diário de bordo, registo audiovisual e grelhas de observação.