Browsing by Author "Coimbra, Eduarda"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A força de um olhar partilhadoPublication . Coimbra, Eduarda; Ferreira, Inês; Cabral, SóniaNeste artigo, lança-se um olhar atento e partilhado sobre um menino de 5 anos, o Lucas (nome fictício) que nos seus contextos de vida apresentava um desenvolvimento atípico para a sua idade, além de revelar comprometimento do desenvolvimento global. O Lucas encontravase perdido no meio das outras crianças, à margem do que seria expectável, destacando-se dos demais pelos seus comportamentos desajustados e de oposição. A família, onde o avô é principal cuidador e força, não tinha consciência das verdadeiras dificuldades do Lucas. Procurou-se numa intervenção centrada na família com base na suas necessidades, recursos e forças, lançar um olhar atento sobre a diferença do Lucas. A nossa intervenção teve como principais objetivos: apoiar a família de modo a capacitá-la e ajudando-a a encontrar as suas próprias soluções; reforçar as competências parentais dos pais e aumentar confiança do Lucas nos seus cuidadores promovendo com eles relações positivas e reciprocas. Desta forma, discutese a força do olhar atento e partilhado entre todos os intervenientes perante a intervenção com uma família como a do Lucas.
- Sono nas crianças pré-escolares: estudo comparativo das crianças de pais e educadoras sobre necessidades de sono, problemas de sono e práticas promotoras do sonoPublication . Coimbra, Eduarda; Santos, Margarida Custódio dos; Lino, DalidaEntre 15% e 30% das crianças de 2 a 5 anos de idade têm algum problema de sono, com repercussões no seu desenvolvimento e bem‐estar. Nestas crianças os pais, mas também os educadores, são os principais responsáveis pelo controlo e monitorização da qualidade do sono. Comparação entre as crenças parentais e de educadores de infância relativamente a: Necessidades de sono (incluindo sestas); problemas de sono; estratégias de adormecimento; papel dos pais e do jardim de infância na regulação do sono da criança; Grupos focais: 5 grupos de pais (N=50); 6 grupos de educadores (N=29) de crianças entre os 2 e os 5 anos. Foi utilizado um guião com perguntas abertas correspondentes a cada uma das dimensões descritas nos objetivos. Gravação em áudio e vídeo. Análise de conteúdo. Verifica‐se concordância entre as crenças de pais, mães e educadores em relação a necessidades de sono e de sestas; discrepâncias quanto a práticas de facilitação do adormecimento. Distinguem os seus papéis na regulação do sono da criança e expressam preocupações diferenciadas em relação aos problemas de sono. Pais e educadores referiram a necessidade de melhor comunicação em relação aos problemas de sono das crianças. Estes resultados podem contribuir para o desenvolvimento de intervenções primárias, em contexto pré‐escolar, sobre o sono infantil.