Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
294.91 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste artigo, lança-se um olhar atento e partilhado sobre um menino de 5 anos, o Lucas (nome
fictício) que nos seus contextos de vida apresentava um desenvolvimento atípico para a sua
idade, além de revelar comprometimento do desenvolvimento global. O Lucas encontravase
perdido no meio das outras crianças, à margem do que seria expectável, destacando-se
dos demais pelos seus comportamentos desajustados e de oposição. A família, onde o avô
é principal cuidador e força, não tinha consciência das verdadeiras dificuldades do Lucas.
Procurou-se numa intervenção centrada na família com base na suas necessidades, recursos
e forças, lançar um olhar atento sobre a diferença do Lucas. A nossa intervenção teve como
principais objetivos: apoiar a família de modo a capacitá-la e ajudando-a a encontrar as suas
próprias soluções; reforçar as competências parentais dos pais e aumentar confiança do Lucas
nos seus cuidadores promovendo com eles relações positivas e reciprocas. Desta forma, discutese
a força do olhar atento e partilhado entre todos os intervenientes perante a intervenção com
uma família como a do Lucas.
Description
Keywords
Intervenção precoce Relações afetivas Rotinas
Citation
Coimbra, E., Ferreira, I., Cabral, S. (2016) A força de um olhar partilhado in Fuertes, M., Nunes, C., & Rosa, J. Evidências em Intervenção Precoce. (55-72) CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.064
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa