Browsing by Author "Carvalho, Manuela"
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- As Artes no Ensino Superior – ‘Pedagogias do evento’ no Doutoramento em Educação ArtísticaPublication . Caetano, Ana Paula; Paz, Ana Luísa; Narduela, Absalão; Pardal, Adriana; Rocha, Ana Serra; Ré, Sofia; Correia, Cinayana Silva; Marques, Clara; Silva, Helena Ribeiro da; Andrade, Joana; Carvalho, Manuela; Meireles, TeresaEste artigo pretende apresentar e refletir sobre várias experiências artísticas vivenciadas no contexto de um curso de doutoramento em Educação Artística, na Universidade de Lisboa. O curso existe desde 2011 na Universidade do Porto, mas, desde o ano letivo de 2016/17, a que este artigo se reporta, abriu também na Universidade de Lisboa, passando a conferir uma dupla certificação entre ambas as instituições. Na Universidade de Lisboa é organizado pelo Instituto de Educação e pela Faculdade de Belas Artes (Despacho nº 13244/2015, de 5 de novembro de 2015). Apesar de contactos constantes com a instituição do Porto, assumiu-se em Lisboa o caráter altamente aberto e experimental de todo o projeto curricular, entendendo-o como uma oportunidade de inovação e investigação no campo da pedagogia do ensino superior.
- A contribution for a sustainable, resilient road infrastructure management from Brisa, a Portuguese Road ConcessionairePublication . Vieira, Carina; Correia, Eugénia; Domingues, Daniela; Rato, Maria João; Caetano, Fernanda; Borges Miranda, Henrique; Carvalho, ManuelaNowadays, there are increasingly efforts to introduce an economy based on circularity principles, but there is still a gap between the intentions and the actual measures to achieve it. In Portugal, reclaimed asphalt is generally used as granular material for unbound road layers or reused mainly as asphalt mix in the municipal road network, instead of reusing this premium material in new asphalt mixes for medium/heavy traffic, mainly due to the lack of knowledge on how to use these materials without compromising the performance or durability of the pavement. The purpose of this study is therefore to evaluate the technological suitability of using two different rejuvenator additives (rejuvenator solid additive and terminal blend bitumen with rejuvenating additive) for use with highly aged reclaimed asphalt (RA) in the production of new asphalt mixtures for motorway surface courses. To achieve this objective, three gap graded asphalt mixtures (one of reference) for surface course were produced with 20% highly aged reclaimed asphalt milled from Brisa's motorway network. The results show that asphalt mixtures with reclaimed asphalt had better performance (water sensitivity, resistance to permanent deformation) and similar surface properties compared to reference asphalt mixture (without RA), regardless of the rejuvenator additive used. Further studies will consider pavement monitoring the asphalt mixtures studied as well as mixtures with other rejuvenator additives in order to expand the possibilities of using reclaimed asphalt in Portugal.
- Situações de jogo / brincadeira: promoção de interações desenvolvimentalmente estimulantes entre pais e crianças em idade de crechePublication . Carvalho, Manuela; Silva, Francisco Vaz da; Nunes, ClarisseO presente trabalho inscreve-se num projeto de intervenção mais vasto (Carvalho, 2013) motivado por constrangimentos à participação de pais no projeto educativo das suas crianças numa creche do concelho de Lisboa. Estes constrangimentos eram sentidos pelos profissionais e pelos pais. A estratégia de intervenção escolhida foi o envolvimento dos pais em momentos de brincadeira com os seus filhos nos contextos familiar e de creche. Esta estratégia permitiria ultrapassar os constrangimentos sentidos, na medida em que era pretexto para que pais participassem em atividades na creche e oferecia motivo e assunto para trocas e cooperação entre pais e profissionais. Porque as brincadeiras constituem uma das atividades principais de crianças pequenas, são oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento potencialmente enriquecidos pela participação de um adulto ou outro mais experiente. A estratégia de promoção de momentos de brincadeira servia também objetivos de aperfeiçoamento das estratégias de interação dos adultos, bem como de aumento do envolvimento das crianças nestas atividades. A implementação do projeto obteve, desde o início, a adesão dos pais, quer no seu envolvimento em momentos de brincadeira com os seus filhos, quer nos procedimentos de recolha de dados (filmagens e preenchimento do caderno de comunicação). O processo criou uma dinâmica muito rica de trocas frequentes e de cooperação entre as famílias e os profissionais da creche. Os resultados da monitorização do projeto de intervenção mostram uma evolução no sentido de crescente adequação desenvolvimental das estratégias de interação dos pais nas brincadeiras com os seus filhos nas três dimensões avaliadas: sensibilidade, estimulação e autonomia. Verificou-se igualmente umcrescendo na qualidade do envolvimento das crianças nestes momentos de brincadeira ao longo do projeto, quer no contexto de creche, quer no contexto familiar. A análise da relação entre o empenhamento dos pais e o envolvimento da criança mostrou uma associação positiva e significativa, indicando que os pais que usam estratégias de interação desenvolvimentalmente mais adequadas têm filhos que se envolvem em níveis relativamente mais elevados nas brincadeiras com os seus pais.