Browsing by Author "Batista, Diana Filipa Bastos"
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- (Des) construindo práticas ativas em crechePublication . Batista, Diana Filipa BastosO presente estudo partiu da Unidade Curricular de Projeto realizada no âmbito do Curso de Pós-Graduação em Creche e outros Equipamentos para Crianças dos 0 aos 3 anos, lecionado pela Escola Superior de Educação de Lisboa. Para esta UC foi-nos pedido que identificássemos uma problemática da creche onde exercemos funções e que realizamos um projeto a partir dai. O estudo partiu, assim, da necessidade, sentida na creche onde me encontro a exercer funções, de reflexão e de avaliação da prática pedagógica. Temos como base do nosso trabalho diário com as crianças o respeito pela escuta e pela própria criança, a partilha de poder, a aprendizagem ativa. Um modelo em que as vozes e vontades da criança sejam ouvidas e valorizadas. Seguimos alguns conceitos e metodologias do Modelo Pedagógico HighScope, mas faltam-nos algumas bases no que concerne à observação, registo, planeamento e avaliação. São, assim, objetivos do presente trabalho: conhecer as práticas pedagógicas das educadoras; refletir acerca da qualidade do trabalho desenvolvido; identificar as potencialidades e as fragilidades; deixar pistas de trabalho para o processo de observação, de registo e de observação. A reflexão realizada ao longo do estudo será sustentada por um quadro conceptual no âmbito da Pedagogia e da Sociologia. Metodologicamente realizou- se uma investigação-ação efetuando-se, numa primeira fase, um focus group e, posteriormente, procurando implementar as práticas dai resultantes. Os resultados sugerem que o envolvimento dos profissionais de educação de infância em momentos de reflexão contribui para um olhar mais critico da sua ação.
- O papel do adulto na resolução de conflitos entre crianças do jardim de infânciaPublication . Batista, Diana Filipa Bastos; Seixas, CristinaO presente relatório partiu da Prática Profissional Supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, lecionado pela Escola Superior de Educação de Lisboa. A prática realizada no contexto de Creche (12-24 meses) decorreu durante o mês de janeiro e a prática em jardim-de-infância (4-5 anos) teve início em fevereiro, culminando na última semana de maio. É objetivo deste trabalho fazer uma análise reflexivo-teórica deste percurso, através da explicitação das intenções subjacentes à prática, bem como da ilustração da ação pedagógica desenvolvidas nos dois contextos. No decorrer da prática em jardim-de-infância foi possível estudar a problemática da gestão de conflitos ocorridos entre as crianças. Assim, o capítulo 4 do presente trabalho centrar-se-á no modo como as crianças resolvem os conflitos e no papel do adulto perante estes episódios. Estes conflitos advêm das interações que as crianças protagonizam com os seus pares em contexto de Creche e de Jardim-de-Infância. Nestas interações as crianças são muitas vezes confrontadas com comportamentos, pensamentos e atitudes divergentes dos seus, situações que acabam por gerar conflitos interpessoais. O educador deve fornecer, às crianças envolvidas, mecanismos que as auxiliem a resolver os problemas individualmente. Assim, os comportamentos das crianças e as suas relações interpessoais são adequadas, proporcionando o desenvolvimento de competências sociais. Assim nasceu a problemática que dá titulo ao presente relatório – “O papel do adulto na gestão de conflitos entre crianças do jardim-de-infância” – onde serão fornecidas algumas práticas que auxiliem o adulto a lidar com os conflitos que surgem diariamente na sala de atividades. Estas práticas foram definidas/ sendo construídas ao longo da minha intervenção, através da articulação da prática da educadora cooperante, com o referencial teórico do modelo curricular do High-Scope e com a reflexão sobre a minha própria intervenção ao longo da PPS. O papel das crianças foi fundamental para a construção de conclusões e o envolvimento das mesmas constituiu o ponto central da problemática.