ISEL - Engenharia de Gestão Industrial
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Browsing ISEL - Engenharia de Gestão Industrial by Author "Freire, Ricardo Hugo Pereira de Albuquerque"
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- Marketing colaborativo e a voz do cliente na concepção e desenvolvimento de novos produtos ou serviçosPublication . Freire, Ricardo Hugo Pereira de Albuquerque; Dias, Ana Sofia Martins da EiraAtualmente o fenómeno da globalização implica a existência de uma envolvente social rodeada de diversas tecnologias que afetam o quotidiano e o estilo de vida dos indivíduos. As tecnologias modernas, designadamente as tecnologias de informação, afetaram a forma como as organizações lidam com seus consumidores, resultando na alteração da tomada de decisão dos mesmos, dada a quantidade de informação existente em todas as fases de aquisição de um bem ou serviço. Neste sentido, o marketing colaborativo surgiu como uma forma de aproveitar estes dois fatores e melhorar o processo de criação e desenvolvimento de novos produtos ou serviços nas organizações. Esta forma de inovação, acontece quando os stakeholders que não fazem parte da organização, tais como clientes, fornecedores e colaboradores, se associam com a empresa ou produto/serviço como forma de agregar valor através da inovação e distinção face às empresas concorrentes, através do seu desempenho e da sua forma de gestão do marketing. Este contexto potencia benefícios na contribuição dos vários stakeholders integrantes do negócio - empresa, cadeia logística e mercado, onde esta se encontre inserida - sejam eles através do acesso a produtos/serviços customizados, ou da promoção das suas ideias. O principal objetivo deste trabalho é analisar como o marketing colaborativo e a voz do cliente podem ser integrados no desenvolvimento de novos produtos, através de um modelo conceptual. Este modelo interliga a colaboração de stakeholders externos (como clientes e fornecedores) com a empresa, permitindo a recolha de feedback contínuo. O modelo foi aplicado a um estudo de caso na Nestlé, no sector alimentar, focando-se no desenvolvimento do Nescafé Galão. A aplicação demonstrou ser uma mais-valia, ao facilitar iterações rápidas com os consumidores, resultando em produtos mais ajustados às suas preferências. As principais conclusões mostram que a integração dos consumidores no processo de inovação aumenta a probabilidade de sucesso no mercado e reforça a competitividade da empresa.