ESELx - Escola Superior de Educação de Lisboa
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESELx - Escola Superior de Educação de Lisboa by Author "Abreu, Diogo Alberto Freitas"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Os jogos com regras na educação matemática: um estudo no 1.º ano de escolaridadePublication . Abreu, Diogo Alberto Freitas; Rodrigues, MargaridaEste Relatório Final incide na prática pedagógica desenvolvida numa turma de 1.º ano onde foi realizado um estudo sobre jogos matemáticos com regras. Trata-se de um documento descritivo e reflexivo, que pretende avaliar o percurso realizado. Dá conta dos objetivos propostos, das estratégias mobilizadas e de um quadro teórico e metodológico que sustenta o trabalho apresentado. O documento espelha, também, os desafios e exigências que acompanham todo o percurso de um professor. Através da contextualização, da qual emerge uma problemática e se propõem objetivos de intervenção, fica explícita a importância que se atribui à adequação de determinadas metodologias a um grupo de alunos pelo que o docente necessita ser flexível e adaptar-se às necessidades dos seus alunos. No que concerne ao estudo evidenciado, partiu de um dos objetivos de intervenção que pretendeu aumentar a predisposição dos alunos para as aprendizagens matemáticas. Dele surgiram algumas questões, nomeadamente (i) de que forma a natureza lúdica dos jogos contribui para as aprendizagens matemáticas? (ii) de que modo pode o professor recorrer a jogos para ensinar conteúdos matemáticos? Foi utilizada uma metodologia qualitativa, tendo sido analisados os registos dos alunos, e os seus diálogos no decurso dos jogos audiogravados. Os resultados do estudo sublinham a importância dos jogos com regras na aprendizagem matemática. Com os jogos selecionados para este estudo, os alunos desenvolveram, de uma forma muito mais prazerosa e significativa, diversas competências, principalmente de adição e subtração, de cálculo mental e de comunicação matemática, tendo, ainda, tomado consciência de algumas propriedades das operações. Cabe ao professor promover a discussão de todas as suas descobertas e aprendizagens.