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- Os jogos com regras na educação matemática: um estudo no 1.º ano de escolaridadePublication . Abreu, Diogo Alberto Freitas; Rodrigues, MargaridaEste Relatório Final incide na prática pedagógica desenvolvida numa turma de 1.º ano onde foi realizado um estudo sobre jogos matemáticos com regras. Trata-se de um documento descritivo e reflexivo, que pretende avaliar o percurso realizado. Dá conta dos objetivos propostos, das estratégias mobilizadas e de um quadro teórico e metodológico que sustenta o trabalho apresentado. O documento espelha, também, os desafios e exigências que acompanham todo o percurso de um professor. Através da contextualização, da qual emerge uma problemática e se propõem objetivos de intervenção, fica explícita a importância que se atribui à adequação de determinadas metodologias a um grupo de alunos pelo que o docente necessita ser flexível e adaptar-se às necessidades dos seus alunos. No que concerne ao estudo evidenciado, partiu de um dos objetivos de intervenção que pretendeu aumentar a predisposição dos alunos para as aprendizagens matemáticas. Dele surgiram algumas questões, nomeadamente (i) de que forma a natureza lúdica dos jogos contribui para as aprendizagens matemáticas? (ii) de que modo pode o professor recorrer a jogos para ensinar conteúdos matemáticos? Foi utilizada uma metodologia qualitativa, tendo sido analisados os registos dos alunos, e os seus diálogos no decurso dos jogos audiogravados. Os resultados do estudo sublinham a importância dos jogos com regras na aprendizagem matemática. Com os jogos selecionados para este estudo, os alunos desenvolveram, de uma forma muito mais prazerosa e significativa, diversas competências, principalmente de adição e subtração, de cálculo mental e de comunicação matemática, tendo, ainda, tomado consciência de algumas propriedades das operações. Cabe ao professor promover a discussão de todas as suas descobertas e aprendizagens.
- A hegemonia do futebol no jornalismo desportivo: estudo de caso: A Bola TVPublication . Latas, Rita Incenso; Mata, Maria JoséCom base num estágio curricular de três meses no canal televisivo A Bola TV, o presente trabalho tem como metas principais compreender as bases de integração do futebol na sociedade, a forma como o crescimento do desporto em questão interferiu com as escolhas noticiosas dos meios de comunicação e analisar se a “futebolização” do jornalismo desportivo se verifica na estratégia da programação informativa do canal. Desenvolvido no âmbito do Mestrado em Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, a investigação remete para o período compreendido entre 1 de fevereiro e 30 de abril de 2016.
- O Flamenco como potenciador da interdisciplinaridade entre a técnica de dança clássica e o repertório da dança clássica, na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, com o nível avançado IIPublication . Petrucci, Rute Mafalda dos Santos Tomás e Sá Lopes; Amorim, VeraO presente relatório de estágio, elaborado no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Dança (5º edição), da Escola Superior de Dança, visou implementar o Flamenco como potenciador da interdisciplinaridade entre a Técnica de Dança Clássica e o Repertório de Dança Clássica, fazendo face à problemática da realização do vocabulário técnico de pontas, por parte das alunas do nível Avançado II da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal. Com o principal objetivo de se constituir como um contributo que verta para a melhoria da referida problemática, pretendeu-se desenvolver nas alunas uma melhor e mais sólida consciencialização do trabalho de técnica de pontas, implementando a acuidade musical de ‘palos’ da Técnica de Baile Flamenco e a resistência/força muscular inerentes a esta técnica de baile, proporcionando, um melhor empenho, dedicação e resultados por parte destas. A Técnica Baile Flamenco [TBF], por possuir especificidades tão características no enfoque do trabalho técnico dos pés, assim como uma multiplicidade nas diversas composições rítmicas, acreditámos que seria um eficaz veículo interdisciplinar entre o trabalho desenvolvido nas disciplinas mencionadas. Deste modo, constatou-se que a TBF efetivamente beneficiou as diversas dinâmicas de movimento do trabalho em pontas, tornando-o mais eficiente e, logo, mais prazeroso para as alunas. Para além do mencionado, outra prioridade deste estágio foi o trabalho de sincronização entre pares, tendo como estímulo o impulso musical e a diversidade de abordagens rítmicas. Entendemos como muito relevante esta consciência de trabalho uníssono, motivo pelo qual, foi cautelosamente supervisionado. A revisão de literatura foi um dos alicerces deste estágio, não descuidando as metodologias e estratégias que se implementaram para contornar os obstáculos gerais e particulares sugerindo ao longo do processo. Assim, foi interessante e grato observar e constatar a forma como técnicas distintas se conseguem complementar, aportando benefícios interdisciplinares para o processo de ensino-aprendizagem.