ESD - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
News
ESD - Dissertações de Mestrado
Browse
Browsing ESD - Dissertações de Mestrado by Author "Alberto, Ana Filipa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O build up da pirouette en dehors como potenciador de um trabalho estruturante na turma do 1º ano do curso profissional de intérpretes de dança contemporânea na Escola Secundária Tomás Cabreira em FaroPublication . Alberto, Ana Filipa; Garcia, VítorPretende o presente estudo ser o relato fiel da prática de estágio no âmbito do Curso de Mestrado de Ensino em Dança (10ª Edição), ministrado pela Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. O estágio foi implementado na Escola Secundária Tomás Cabreira em Faro (ESTC) com os alunos do 1º ano do Curso Profissional de Intérpretes de Dança Contemporânea. A intervenção pedagógica foi desenvolvida no sentido de potenciar um trabalho estruturante na disciplina de Técnica de Dança Clássica (TDC) tendo o build up da pirouette en dehors como principal estímulo e recurso didático. Observou-se a seguinte condição:Os alunos que integram o 1º ano deste curso profissional apresentam condições técnicas profundamente heterogéneas e têm os seus percursos formativos assentes em experiências diferenciadas entre si. É necessário um trabalho que promova alguma unificação técnica a este grupo desde o início do curso. Objetivou-se a construção da pirouette en dehors como estímulo técnico e artístico para um trabalho de base e estruturante. Tratando-se de uma investigação-ação, as estratégias pedagógicas foram-se adequando ao longo da intervenção como resposta às necessidades deste estudo que contou com o registo em grelhas de observação, questionários, diários de bordo, registo de vídeo e fotografia e ainda recolha de informação sobre a perceção que os próprios alunos iam tendo do seu trabalho. A análise reflexiva dos resultados apresentados neste estudo, permitiu aferir que a estratégia delineada se traduziu num estímulo significativo ao trabalho de base em técnica de dança clássica e numa homogeneização do público-alvo na disciplina de Técnica de Dança Clássica (TDC). Conclui-se que o estudo e trabalho prático sobre a pirouette en dehors foi uma mais-valia como recurso pedagógico na aula de Técnica de Dança Clássica para os alunos do Curso Profissional de Intérpretes de Dança Contemporânea e que serviu como estímulo à aprendizagem e aprimoramento da técnica base neste contexto.