Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O build up da pirouette en dehors como potenciador de um trabalho estruturante na turma do 1º ano do curso profissional de intérpretes de dança contemporânea na Escola Secundária Tomás Cabreira em Faro

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Anaalberto.pdf25.52 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Pretende o presente estudo ser o relato fiel da prática de estágio no âmbito do Curso de Mestrado de Ensino em Dança (10ª Edição), ministrado pela Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. O estágio foi implementado na Escola Secundária Tomás Cabreira em Faro (ESTC) com os alunos do 1º ano do Curso Profissional de Intérpretes de Dança Contemporânea. A intervenção pedagógica foi desenvolvida no sentido de potenciar um trabalho estruturante na disciplina de Técnica de Dança Clássica (TDC) tendo o build up da pirouette en dehors como principal estímulo e recurso didático. Observou-se a seguinte condição:Os alunos que integram o 1º ano deste curso profissional apresentam condições técnicas profundamente heterogéneas e têm os seus percursos formativos assentes em experiências diferenciadas entre si. É necessário um trabalho que promova alguma unificação técnica a este grupo desde o início do curso. Objetivou-se a construção da pirouette en dehors como estímulo técnico e artístico para um trabalho de base e estruturante. Tratando-se de uma investigação-ação, as estratégias pedagógicas foram-se adequando ao longo da intervenção como resposta às necessidades deste estudo que contou com o registo em grelhas de observação, questionários, diários de bordo, registo de vídeo e fotografia e ainda recolha de informação sobre a perceção que os próprios alunos iam tendo do seu trabalho. A análise reflexiva dos resultados apresentados neste estudo, permitiu aferir que a estratégia delineada se traduziu num estímulo significativo ao trabalho de base em técnica de dança clássica e numa homogeneização do público-alvo na disciplina de Técnica de Dança Clássica (TDC). Conclui-se que o estudo e trabalho prático sobre a pirouette en dehors foi uma mais-valia como recurso pedagógico na aula de Técnica de Dança Clássica para os alunos do Curso Profissional de Intérpretes de Dança Contemporânea e que serviu como estímulo à aprendizagem e aprimoramento da técnica base neste contexto.
ABSTRACT - This study intends to be a faithful report of an internship practice in the context of the Dance Teaching Master Course (10th Edition), ministered by the Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico of Lisbon.The internship was carried out at Escola Secundária Tomás Cabreira in Faro (ESTC) with students of the 1st year of the Curso Profissional de Intérpretes de Dança Contemporânea. The pedagogical intervention was developed in a way to promote structural training in the discipline of Classical Dance Technique (CDT) with the build-up of the pirouette en dehors as the main stimulus and didactic resource. The following condition was observed: the students who participated in the first year of this professional course displayed profoundly heterogeneous technical conditions and their training paths were based on diverse experiences. This group required training to promote some technical unification from the beginning of the course. The objective was to build a pirouette en dehors as a technical and artistic stimulus for a foundation and structuring training. Since this is an activity-research, pedagogical strategies were adapted throughout the research as a response to the the requirements of this study, which relied on the recording in observation grids, questionnaires, logbooks, video and photography records, as well as gathering information about the perception the students themselves had of their work. The reflective analysis of the results presented in this study, allowed us to assess that the outlined strategy resulted in a significant stimulus to the groundwork in classical dance technique and a homogenization of the target audience in the discipline of Classical Dance Technique (CDT). It may be concluded that the study and practical training on the pirouette en dehors prove to be an added value as a pedagogical resource in the Classical Dance Technique class for the students of the Curso Profissional de Intérpretes de Dança Contemporânea and that it served as a stimulus to the learning and improvement of the basic technique in this context.

Description

Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança

Keywords

Técnica de dança clássica Pirouette en dehors Build up Curso profissional de intérpretes de dança contemporânea Classical dance technique Pirouette en dehors Build up Curso profissional de intérpretes de dança contemporânea

Citation

Alberto, A.F. (2022). O build up da pirouette en dehors como potenciador de um trabalho estruturante na turma do 1º ano do curso profissional de intérpretes de dança contemporânea na Escola Secundária Tomás Cabreira em Faro. [Dissertação de Mestrado, Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança] Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/17184

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança