ESD - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
News
ESD - Dissertações de Mestrado
Browse
Browsing ESD - Dissertações de Mestrado by Author "Afonso, Sara"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A importância da imagética na aprendizagem da técnica de dança clássica pelas alunas do 2º ano do ensino artístico especializado do Ginasiano Escola de DançaPublication . Afonso, Sara; Amorim, VeraO presente relatório pretende retratar e refletir sobre a intervenção pedagógica levada a cabo no âmbito do estágio curricular integrado no 3º e 4º semestre do curso de Mestrado em Ensino de Dança (MED), ministrado pela Escola Superior de Dança (ESD), em cooperação com o Ginasiano Escola de Dança (GED). A prática deste estágio no contexto educacional do ensino artístico especializado em dança decorreu no ano letivo 2021/2022, numa turma de 2º ano, na disciplina de técnica de dança clássica (TDC), e teve como objetivo promover o uso da imagética para potenciar a consciência corporal necessária à aprendizagem da TDC, facilitando a transposição dos conceitos corporais subjacentes à técnica para a individualidade do corpo e viabilizando um desempenho técnico e artístico consolidante. Para tal, foi mobilizada investigação na área da imagética e das técnicas de dança, tendo como principais referências Eric Franklin e Anna Paskevska, fazendo verter as suas abordagens para o contexto do ensino-aprendizagem da escola cooperante, através daquele que é o seu método de ensino, o método russo de Vaganova. Este estudo foi realizado através do método de investigação-ação, tendo-se utilizado como instrumentos para a recolha de dados a entrevista semiestruturada, tabelas de observação estruturada, diário de bordo e registo de imagens e vídeo, a partir de uma prática pedagógica dividida em observação estruturada, lecionação acompanhada, lecionação autónoma e participação em outras atividades solicitadas pela escola cooperante. Concluiu-se que o plano de ação levado a cabo promoveu a compreensão, aplicação e desenvolvimento de imagética própria relacionada com os conteúdos programáticos, percebendo-se, pela análise dos resultados recolhidos ao longo do processo, a melhoria no desempenho do público-alvo em aula de técnica de dança clássica. Os resultados obtidos permitiram considerar importante a imagética na aprendizagem da TDC.