ESD - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
News
ESD - Dissertações de Mestrado
Browse
Browsing ESD - Dissertações de Mestrado by Author "Abreu, Maria Santos da Cunha de Paiva e Sousa Telo de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Imagética : estratégia de ensino promotora da melhoria do desempenho técnico e artístico na Técnica de Dança Clássica com os alunos do 7º e 8º ano A da Escola de Dança do Conservatório NacionalPublication . Abreu, Maria Santos da Cunha de Paiva e Sousa Telo deO presente Relatório foi elaborado no âmbito do Estágio Profissional (EP), que se insere no Mestrado em Ensino de Dança (MED- 2ªedição) da Escola Superior de Dança (ESD) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), que decorreu ao longo do ano letivo 2013/2014 na Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN) na disciplina de Técnica de Dança Clássica (TDC). A amostra com a qual contámos para o desenvolvimento do presente estudo foram as turmas femininas de 7º e 8º Ano de dança, correspondentes ao 11º e 12º ano de formação geral. Tratou-se de um estudo exploratório, que pretendeu observar, compreender, aplicar e avaliar a utilização da imagética enquanto estratégia de ensino promotora da melhoria do desempenho técnico e artístico dos alunos. O trabalho desenvolveu-se em várias fases, e contou com o levantamento bibliográfico da temática abordada, o enquadramento teórico, a observação de aulas e estruturação do trabalho, a aplicação prática do mesmo e a análise dos dados recolhidos ao longo do Estágio. Após recolha e análise dos dados, grelhas de observação, notas de campo, questionários e entrevistas, concluímos que a imagética (estratégia já aplicada de forma regular pela professora Irina Zavialova, professora titular da disciplina), é um recurso a que os alunos respondem de forma positiva, contribuindo para melhorar o seu desempenho técnico e artístico. No que se refere à acção proposta para este estágio, no nosso ponto de vista, contribuiu de forma positiva na promoção do processo de aprendizagem dos conteúdos programáticos estipulados, e promoveu uma melhoria do desempenho técnico e artístico nas turmas onde se desenvolveu o Estágio.