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- Coding mode decision algorithm for binary descriptor codingPublication . Monteiro, Pedro; Ascenso, João Miguel DuarteIn visual sensor networks, local feature descriptors can be computed at the sensing nodes, which work collaboratively on the data obtained to make an efficient visual analysis. In fact, with a minimal amount of computational effort, the detection and extraction of local features, such as binary descriptors, can provide a reliable and compact image representation. In this paper, it is proposed to extract and code binary descriptors to meet the energy and bandwidth constraints at each sensing node. The major contribution is a binary descriptor coding technique that exploits the correlation using two different coding modes: Intra, which exploits the correlation between the elements that compose a descriptor; and Inter, which exploits the correlation between descriptors of the same image. The experimental results show bitrate savings up to 35% without any impact in the performance efficiency of the image retrieval task. © 2014 EURASIP.
- Imagética : estratégia de ensino promotora da melhoria do desempenho técnico e artístico na Técnica de Dança Clássica com os alunos do 7º e 8º ano A da Escola de Dança do Conservatório NacionalPublication . Abreu, Maria Santos da Cunha de Paiva e Sousa Telo deO presente Relatório foi elaborado no âmbito do Estágio Profissional (EP), que se insere no Mestrado em Ensino de Dança (MED- 2ªedição) da Escola Superior de Dança (ESD) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), que decorreu ao longo do ano letivo 2013/2014 na Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN) na disciplina de Técnica de Dança Clássica (TDC). A amostra com a qual contámos para o desenvolvimento do presente estudo foram as turmas femininas de 7º e 8º Ano de dança, correspondentes ao 11º e 12º ano de formação geral. Tratou-se de um estudo exploratório, que pretendeu observar, compreender, aplicar e avaliar a utilização da imagética enquanto estratégia de ensino promotora da melhoria do desempenho técnico e artístico dos alunos. O trabalho desenvolveu-se em várias fases, e contou com o levantamento bibliográfico da temática abordada, o enquadramento teórico, a observação de aulas e estruturação do trabalho, a aplicação prática do mesmo e a análise dos dados recolhidos ao longo do Estágio. Após recolha e análise dos dados, grelhas de observação, notas de campo, questionários e entrevistas, concluímos que a imagética (estratégia já aplicada de forma regular pela professora Irina Zavialova, professora titular da disciplina), é um recurso a que os alunos respondem de forma positiva, contribuindo para melhorar o seu desempenho técnico e artístico. No que se refere à acção proposta para este estágio, no nosso ponto de vista, contribuiu de forma positiva na promoção do processo de aprendizagem dos conteúdos programáticos estipulados, e promoveu uma melhoria do desempenho técnico e artístico nas turmas onde se desenvolveu o Estágio.