ESTeSL - Provas Públicas: Título de Especialista
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Browsing ESTeSL - Provas Públicas: Título de Especialista by Author "Dias, Hermínia Brites"
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- Fatores condicionantes da qualidade da espirometria: formação e normasPublication . Dias, Hermínia BritesA espirometria é um exame essencial na avaliação funcional das patologias respiratórias. Depende do esforço realizado pelo sujeito, pelo que é fundamental a competência do profissional que a realiza e interpreta. A nível internacional a espirometria é realizada quer por técnicos com formação de nível superior na área respiratória, quer por outros profissionais, principalmente ao nível dos cuidados de saúde primários e da saúde ocupacional. A qualidade da espirometria é uma preocupação reiterada por diversos autores. Reflete-se nas normas que têm sido publicadas e que os profissionais de saúde utilizam para balizar as suas opções, os seus procedimentos técnicos e a avaliação e interpretação dos exames. Em Portugal, são normalmente utilizadas as orientações da American Thoracic Society/European Respiratory Society, 2005 mas persistem abordagens distintas, à espirometria, entre os técnicos de Cardiopneumologia. Pretendeu-se realizar uma reflexão sobre as competências necessárias para o estudo espirométrico, refletidas na formação dos profissionais que a realizam. Pretende-se ainda compreender em que medida as normas sobre a espirometria forçada são concordantes e se apresentam pontos menos claros que possam conduzir a interpretações, e consequentemente também a práticas, divergentes. Constatou-se uma tendência para a existência de alguns cursos de formação de curta duração, ao nível da Europa e dos Estados Unidos da América que pode estar relacionada com a necessidade de alargar a rede de espirometria permitindo que um maior número de indivíduos seja estudado. O escasso número de horas de formação não parece permitir a aquisição das competências necessárias para a realização e interpretação de espirometrias com elevada qualidade. Nas cinco normas analisadas, verificou-se que não existe uma posição consensual em torno de aspetos importantes do exame e identificaram-se: ii) aspetos técnicos que deveriam ser incluídos e ii) pontos que necessitam de ser clarificados.