ESD - Teses de Doutoramento
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Browsing ESD - Teses de Doutoramento by advisor "Monteiro, Elisabete Alexandra Pinheiro"
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- O ensino-aprendizagem das técnicas de dança contemporânea no ensino artístico português : uma proposta de intervenção para a atualidadePublication . Fernandes, João Carlos Martins Parreira; Monteiro, Elisabete Alexandra Pinheiro; Universidade de Lisboa, Faculdade de Motricidade HumanaAs Técnicas de Dança Contemporânea são um módulo constitutivo dos currículos das escolas artísticas portuguesas tuteladas pelo Estado, inserido na disciplina Técnicas de Dança ou Técnicas de Dança Teatral. O objetivo deste estudo foi, por um lado, refletir sobre a realidade atual dos sistemas de ensino nesta prática e, por outro lado, apresentar uma proposta de intervenção traduzida em linhas orientadoras para as técnicas de dança contemporânea. Compreendemos que a realidade da prática das escolas e professores é variada, fruto da autonomia pedagógica destas e, portanto, é vital uma sistematização e análise deste tipo de ensino no contexto nacional. Para tal, desenvolveu-se uma investigação centrada nas abordagens qualitativas e quantitativas a partir da análise de inquéritos por questionário às escolas, programas curriculares e entrevistas a professores das escolas artísticas nacionais, identificando o que as distingue e o que as aproxima no âmbito das técnicas de dança contemporânea. A análise interpretativa dos dados permitiu-nos definir a realidade das técnicas de dança contemporânea no ensino artístico português evidenciando dissimilitudes, problemáticas e mais-valias das ecléticas práticas das escolas e dos professores, bem como criar uma proposta de intervenção híbrida entre as posições e estratégias adotadas na atualidade. Numa tentativa de ilustrar a realidade do ensino artístico português, desde o ensino básico ao ensino superior, esta proposta centra-se num conjunto de estratégias para professores de técnicas de dança contemporânea na criação e organização dos seus métodos e na adequação das escolas aos seus contextos. Esta visa apoiar as escolas e os professores na construção e organização dos seus métodos, em função do seu percurso e da validação científica inerente, adequando-as aos diferentes contextos onde se inserem. Concluímos ainda que a aproximação das escolas e dos professores à prática artística contemporânea contribui para um sistema educativo artístico estatal, dinâmico, onde a mutação do ensino-aprendizagem das técnicas de dança contemporânea toma proporções fundamentais na formação em dança. Uma reflexão equilibrada que propusemos de forma a que os pensamentos artístico e pedagógico ajam em conformidade com aquilo que são as diferentes propostas de cada escola.