ESELx - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESELx - Dissertações de Mestrado by advisor "Ana Simões"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Qual o contributo da abordagem às ciências naturais para as relações entre pares numa sala de jardim de infância?Publication . Rodrigues, Sara Filipa Almeida; Ana SimõesO presente relatório encontra-se inserido no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II, do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa. Este contempla uma análise crítica e reflexiva acerca da minha intervenção que decorreu do contacto com um contexto de Jardim de Infância, caracterizado, bem como a identificação de uma problemática decorrente desse mesmo contexto. Assim sendo, a presente investigação contou com a participação de 20 crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos. Esta investigação tem como objetivos: i) analisar os possíveis contributos da abordagem das Ciências Naturais para as relações entre pares e ii) identificar e compreender as eventuais alterações nas relações entre pares, através das atividades desenvolvidas no âmbito da abordagem às ciências naturais. É um estudo de natureza qualitativa, assente nos princípios da Investigação-Ação. Para dar resposta aos objetivos elencados, recorri às seguintes técnicas de recolha de dados: observação direta participante e não-participante; entrevista semiestruturada (à EC e P1), entrevista estruturada (à P2) e a aplicação de testes sociométricos por forma a averiguar as possíveis alterações nas relações e afinidades entre crianças bem como no seu desenvolvimento pessoal. Para a análise e discussão dos dados, a presente investigação suportou-se, essencialmente, da análise de conteúdo e análise sociométrica. Relativamente às conclusões retiradas do presente estudo, foi possível verificar que apesar de fora do Jardim de Infância, este grupo de crianças não ter muitas oportunidades para explorar o meio que a circunda, o grupo apresenta algum interesse pelo mesmo, sobretudo no que diz respeito às ciências naturais. No que concerne às relações entre pares, verificou-se que no início da PPSII, as relações entre crianças mostravam-se simples e sem profundidade; ao longo da PPSII, onde foram realizadas várias atividades no âmbito das ciências naturais, foram evidenciadas mudanças nos seus comportamentos, concretamente no que diz respeito ao respeito/cuidado com o outro, bem como no estabelecimento de relações afetivas mais consistentes.