ISEL - Engenharia de Gestão Industrial
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ISEL - Engenharia de Gestão Industrial by advisor "Dias, Ana Sofia Martins da Eira"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Aplicação da filosofia Lean na melhoria contínua do processo produtivo do tabacoPublication . Lobo, Amanda de Freitas; Dias, Ana Sofia Martins da EiraAs práticas de manutenção são fundamentais para garantir a eficiência operacional e a longevidade dos equipamentos e processos nas empresas. No contexto da melhoria contínua, elas desempenham um papel crucial ao prevenir falhas e interrupções inesperadas, permitindo que as operações fluam de maneira mais previsível e confiável. Além disso, a manutenção regular e preventiva reduz custos com reparos emergenciais e perda de produtividade, melhorando a rentabilidade. Empresas que adotam práticas de manutenção eficazes, tendem a se destacar no mercado pela sua confiabilidade e capacidade de atender aos prazos e demandas dos clientes, consolidando uma imagem de excelência. Essas práticas também promovem a segurança no ambiente de trabalho, evitando acidentes que possam comprometer a integridade dos funcionários e impactar negativamente a reputação da empresa. Ao otimizar o desempenho dos ativos, as organizações podem se adaptar rapidamente às mudanças de mercado e inovações tecnológicas, mantendo-se competitivas. Contudo, empresas que investem em manutenção demonstram compromisso com a sustentabilidade, ao prolongar a vida útil dos seus recursos, o que reforça uma imagem positiva perante clientes e investidores, e fortalece a sua posição no mercado. Este trabalho investiga a aplicação da filosofia Lean na melhoria contínua do processo produtivo de uma fábrica de cigarros em Portugal. Utilizando um estudo de caso, a pesquisa examina a implementação de práticas de Manutenção Produtiva Total (TPM) e Manutenção Autônoma, com foco na otimização dos processos produtivos e na redução de desperdícios. O estudo apresenta uma análise dos indicadores de desempenho, como OEE e Uptime, antes e após a implementação das práticas Lean. Os resultados mostram melhorias significativas na eficiência operacional, que passou de 88,08% para 96,30%, qualidade dos produtos e redução de 8,55% para 2,49%, das paragens não planeadas. Além disso, são discutidas as limitações e desafios enfrentados durante o processo de implementação, como a necessidade de treinamento intensivo e mudança cultural dos operadores. Este estudo contribui para a literatura, ao evidenciar a eficácia das práticas Lean na indústria do tabaco, propondo um caminho para a melhoria contínua e a excelência operacional.
- Aplicação de ferramentas e/ou modelos de melhoria contínua da qualidade em processos de empresas industriaisPublication . Nunes, Hugo Alexandre Coelho Neves Dias; Dias, Ana Sofia Martins da EiraNos últimos anos, o ambiente competitivo entre empresas tem vindo a acentuar-se, obrigando as empresas a fornecer cada vez melhores serviços, ao menor custo possível e com rapidez, de maneira a obter uma vantagem competitiva. Deste modo, o mercado impulsiona a melhoria contante e o máximo empenho em todos os níveis de serviço. Para cumprir com tudo isto as empresas têm-se focado cada vez mais, em obter uma gestão dirigida para a inovação e a melhoria contínua, de forma a eliminar os desperdícios, aumentando a produtividade. Este estudo focou-se na implementação de ações de melhoria contínua na Carclasse S.A, uma empresa do ramo automóvel, em que se utilizaram metodologias de melhoria contínua com vista a melhoria de processos oficinais e de gestão de oficina. O estudo das ações a tomar tiveram em conta as informações internas de satisfação do cliente e comunicação com responsáveis de serviço, para implementação de melhorias que favoreçam tanto os clientes como os técnicos. A revisão bibliográfica foi efetuada tendo em conta os estudos realizados, preferencialmente, nos últimos 8 anos, e focou-se em metodologias Lean, de modo a eliminar os diversos tipos de desperdícios, e aumentar a eficiência dos processos. As alterações efetuadas também tiveram em consideração a gestão a longo prazo, dando ferramentas aos responsáveis de serviço para terem uma gestão a longo prazo mais informada e mais eficiente. As propostas implementadas resultaram numa diminuição de tempo e materiais desperdiçados, o que promoveu a produtividade e a motivação dos técnicos. Estes resultados irão permitir estender as propostas utilizadas às restantes oficinas do grupo, proporcionando os aumentos de produtividade anteriormente descritos em todo o grupo. No entanto, algumas propostas ainda se encontram em desenvolvimento devido ao curto espaço de tempo de execução do presente estudo.
- Marketing colaborativo e a voz do cliente na concepção e desenvolvimento de novos produtos ou serviçosPublication . Freire, Ricardo Hugo Pereira de Albuquerque; Dias, Ana Sofia Martins da EiraAtualmente o fenómeno da globalização implica a existência de uma envolvente social rodeada de diversas tecnologias que afetam o quotidiano e o estilo de vida dos indivíduos. As tecnologias modernas, designadamente as tecnologias de informação, afetaram a forma como as organizações lidam com seus consumidores, resultando na alteração da tomada de decisão dos mesmos, dada a quantidade de informação existente em todas as fases de aquisição de um bem ou serviço. Neste sentido, o marketing colaborativo surgiu como uma forma de aproveitar estes dois fatores e melhorar o processo de criação e desenvolvimento de novos produtos ou serviços nas organizações. Esta forma de inovação, acontece quando os stakeholders que não fazem parte da organização, tais como clientes, fornecedores e colaboradores, se associam com a empresa ou produto/serviço como forma de agregar valor através da inovação e distinção face às empresas concorrentes, através do seu desempenho e da sua forma de gestão do marketing. Este contexto potencia benefícios na contribuição dos vários stakeholders integrantes do negócio - empresa, cadeia logística e mercado, onde esta se encontre inserida - sejam eles através do acesso a produtos/serviços customizados, ou da promoção das suas ideias. O principal objetivo deste trabalho é analisar como o marketing colaborativo e a voz do cliente podem ser integrados no desenvolvimento de novos produtos, através de um modelo conceptual. Este modelo interliga a colaboração de stakeholders externos (como clientes e fornecedores) com a empresa, permitindo a recolha de feedback contínuo. O modelo foi aplicado a um estudo de caso na Nestlé, no sector alimentar, focando-se no desenvolvimento do Nescafé Galão. A aplicação demonstrou ser uma mais-valia, ao facilitar iterações rápidas com os consumidores, resultando em produtos mais ajustados às suas preferências. As principais conclusões mostram que a integração dos consumidores no processo de inovação aumenta a probabilidade de sucesso no mercado e reforça a competitividade da empresa.