ISEL - Eng. Mecan. - Dissertações de Mestrado
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Browsing ISEL - Eng. Mecan. - Dissertações de Mestrado by advisor "Abreu, António João Pina da Costa Feliciano"
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- Análise de risco em organizações: caso de estudoPublication . Nunes, Marco; Abreu, António João Pina da Costa FelicianoA análise do risco em organizações é um exercício de elevada importância, para de alguma forma garantir o futuro de uma organização. Em função do tipo de risco que se pretende identificar, é necessário recorrer a técnicas adequadas, que permitam efectuar um diagnóstico o mais concreto possível, para atempadamente, detectar riscos, ou a probabilidade de esses virem a existir. A análise de redes sociais é uma técnica que permite identificar e quantificar riscos, ou futuros riscos quer, por exemplo, ao nível da comunicação e gestão e partilha do conhecimento, entre elementos de uma organização. A análise de redes sociais é uma técnica muito utilizada, em várias áreas que vão desde as ciências sociais, economia, engenharia da produção, medicina, entre outras. Uma das principais vantagens deste tipo de análise é que, esta foca-se essencialmente na relação que existe entre entidades, que interagem entre si, o que permite tirar uma fotografia em tempo real da dinâmica de uma organização. O objectivo deste trabalho é ilustrar um pequeno resumo das técnicas mais utilizadas e conhecidas, para a análise do risco em organizações e aplicar a análise de redes sociais que é considerada uma técnica de diagnóstico e de apoio á decisão e tem por base, três essenciais ramos da matemática; teoria dos grafos, probabilidade e estatística e modelos algébricos, para determinar possíveis riscos de comunicação e gestão e partilha de conhecimento numa organização real, pois os resultados obtidos com esta técnica de análise são extremamente reveladores da dinâmica de uma organização, e estão fortemente documentados e comprovados por vários investigadores da área.
- Análise e identificação de oportunidades de melhoria num armazém. caso de estudo.Publication . Gonçalves, Ana Martins; Abreu, António João Pina da Costa Feliciano; Calado, João Manuel FerreiraA necessidade de criação de um armazém advém da necessidade de constituição de stocks, esta surge quando o abastecimento e o consumo têm comportamentos distintos ao longo do tempo. A procura e o consumo ocorrem de forma contínua, no entanto a produção e o abastecimento ocorrem por lotes. Pode existir, ainda, o caso de que a produção e a procura ocorram em fases diferentes, levando à necessidade de acumulação de stock. A criação de stocks permite que o processo de abastecimento seja independente do processo de consumo. A gestão da armazenagem vai permitir minimizar os custos intrínsecos desta actividade para o nível de serviço ao cliente escolhido. Este trabalho foi realizado de forma a dar ferramentas para a tomada de decisão, estudando um conjunto de instrumentos para apoiar as decisões associadas a uma armazenagem mais eficaz e eficiente.
- Aplicação da filosofia Lean management : caso de estudo, aplicado à manutenção de edifíciosPublication . Dias, Carlos Manuel Galvão; Abreu, António João Pina da Costa FelicianoA mudança é a palavra que melhor caracteriza a natureza das sociedades modernas. As mudanças económicas, sociais e ambientais ocorridas principalmente na segunda metade do século passado têm redesenhado as bases de competitividade empresarial em todo o mundo. Para se afirmarem as empresas e seus gestores, têm novos desafios,dependendo da velocidade com que reagem e se adaptam à mudança e a procura por modelos de gestão cada vez mais eficientes, rentabilizando a sua cadeia de valor. Um dos modelos de gestão mais eficazes no combate ao desperdício e criação de valor para as organizações, surge no século passado no seio da indústria automóvel, dando origem a uma nova filosofia de gestão designada de Lean (magra) e que foi aplicada à generalidade das atividades empresariais, sendo genericamente designada por Gestão Lean (Lean Management) ou gestão “magra”. O estudo efetuado evidencia a exigência e responsabilidade da manutenção de edifícios, ao ter que garantir a disponibilidade de uma grande diversidade de equipamentos cada vez mais complexos, além de outras preocupações, como sejam, a eficiência energética, segurança, conforto, imagem, qualidade ambiental e cumprimento de requisitos regulamentares. Nesta dissertação é proposto um modelo de gestão da manutenção de edifícios baseada na gestão Lean. Este modelo integra um conjunto de ferramentas Lean e indicadores de desempenho, que permitem a aplicação gradual do modelo na organização, realizando um diagnóstico da situação atual, identificando desperdícios e apresentando ferramentas para a criação de valor. A metodologia desenvolvida foi aplicada a um caso de estudo, através da análise da manutenção de um edifício de serviços. Foi possível verificar a aplicabilidade do modelo proposto, tendo sido identificados alguns desperdícios e oportunidades de melhoria. As melhorias propostas consideram a eliminação de desperdícios, maior divulgação da informação, uma melhor organização e uniformização das atividades de manutenção, evidenciando os benefícios de uma gestão Lean na melhoria dodesempenho e eficiência da manutenção de edifícios.
- Aplicação da filosofia lean na área da manutençãoPublication . Murça, Vítor Armando de Almeida; Abreu, António João Pina da Costa Feliciano; Sobral, José Augusto da SilvaA competitividade entre empresas e o preço excessivo dos produtos que os clientes não querem pagar, faz com que as empresas tomem medidas para evitar todo o tipo de desperdícios, rentabilizando ao máximo a sua cadeia de valor. A filosofia Lean foi uma das formas encontradas para identificar e eliminar alguns desses desperdícios, melhorando o processo produtivo e desta forma tornando as empresas mais competitivas. O Lean tem várias ferramentas podendo ser aplicadas em diversas áreas. Uma dessas áreas é a manutenção, onde se pretende que os equipamentos operem sem interrupções e com uma produção de qualidade. Algumas das ferramentas do Lean encaixam-se perfeitamente na área da manutenção para identificação de desperdícios, criação de valor, realização de planeamento, melhoria do sistema de trabalho na organização e até no próprio desenvolvimento dos trabalhadores. A presente dissertação visa mostrar algumas das ferramentas mais comuns da filosofia Lean com aplicabilidade na manutenção industrial. As ferramentas utilizadas servem sobretudo para identificar os desperdícios e criação de valor nesta área. Esta dissertação visa melhorar o desempenho nas actividades de manutenção industrial, envolvendo também a produção, serviços administrativos e segurança, entre outros. Com o presente trabalho ficou demostrado que antes da aplicação da filosofia Lean os desperdícios eram enormes e pouco visíveis aos trabalhadores e administradores da empresa. Depois de se aplicar a filosofia Lean constata-se que os custos com os desperdícios diminuíram drasticamente.
- Aplicação da metodologia Lean numa organização : caso de estudoPublication . Curado, André Gil; Abreu, António João Pina da Costa FelicianoA competitividade internacional acentuada motivada pela globalização com o objetivo de alcançar um público que cada vez se nota mais exigente faz da diminuição de custo e aumento da qualidade uma necessidade primária transversal a qualquer setor. A indústria de medicamentos genéricos onde o preço é a arma principal no alcance do consumidor não é exceção e cria uma forte necessidade na aplicação das metodologias Lean. O conceito “Lean” nasceu a partir da Toyota Production System, em que num período pós-guerra, a indústria japonesa viu-se obrigada a se reinventar para se erguer passando de uma conjuntura devastada até à potência que é nos dias que correm. O verdadeiro impulsionador foi Taiichi Ohno, engenheiro industrial na Toyota que pôs em prática as suas próprias ideias combatendo o “muda” e criando uma nova visão baseada em três fatores base, pessoas, processos e soluções. Estas metodologias foram acompanhadas de perto durante anos por Womack e relatadas nos anos 90 em duas obras a “A Máquina Que Mudou o Mundo” e “Lean Thinking” batizando-as de metodologias Lean em que os desperdícios são vistos como as gorduras que existem num corpo. A visão Lean em que tem por base a identificação de valor, a redução de todas as atividades que não contribuem para a criação do mesmo e tendo sempre em consideração todos os envolventes, tornou a produção das empresas japonesas mais flexível, reduzindo custos e aumentando a competitividade. Esta nova perspetiva que permitiu exemplos como a Toyota obter resultados fez com que todos os setores se cativassem por esta prática acabando por transmitir para variadíssimas áreas. Todas as práticas cujo o objetivo é a redução de desperdícios como defeitos ou esperas foram sendo identificadas e denominadas como ferramentas e técnicas Lean. Exemplos destas práticas foram aparecendo nas últimas décadas em zonas tão distintas do globo como por exemplo o 6 sigma criada nos Estados Unidos ou diagrama de Ishikawa criado no Japão. No âmbito da apresentação das metodologias Lean nas organizações foi aplicado um estudo de redução de tempos de mudança numa das linhas de embalagem de uma empresa da indústria farmacêutica de medicamentos genéricos. O objetivo do estudo foi a redução dos tempos de mudança entre produtos mediante a aplicação de um modelo proposto. Este modelo consistiu num ciclo baseado no ciclo PDCA que oferece uma estratégia de implementação focada na redução dos tempos de mudança. Nos diferentes estágios desta implementação várias ferramentas são abordadas como o caso 5w2h, Ishikawa, Value Stream Mapping, Total Productive Maintenance e SMED. Mediante esta aplicação, no espaço de três meses e sem investimento financeiro foi possível a redução de tempos na ordem dos 60 minutos correspondendo a 20% do tempo total de setup e redução do número de esperas em 47%.
- Aplicação da teoria das restrições na gestão da manutençãoPublication . Jorge, João Alexandre Mascarenhas; Abreu, António João Pina da Costa FelicianoO presente documento, propõe descrever um modelo de aplicação da Teoria das Restrições nas atividades de gestão da manutenção, sector que é visto, hoje em dia, como um dos fatores predominantes para a obtenção de resultados financeiros de qualquer organização. Este documento, pretende também, mostrar a aplicabilidade em contexto real, deste modelo, numa organização do ramo metalúrgico, em que a manutenção é um dos pontos essenciais para o bom funcionamento, tanto de equipamentos como de instalações. Para que seja possível identificar e resolver, problemas relacionados com as atividades de gestão da manutenção, são sugeridas várias ferramentas (tais como: Ferramentas de Pensamento Lógico, Drum-Buffer-Rope, Critical Chain, entre outras), relacionadas com a Teoria das Restrições, em que são apresentados os prós e contras de cada ferramenta, dando assim a informação de qual a melhor ferramenta, a aplicar, em situações distintas que possam aparecer em cada organização. Neste trabalho, foi feita a análise à situação atual da organização, e a partir dessa análise foi aplicado o modelo desenvolvido. Este modelo permitiu, identificar os problemas relacionados com a gestão, e em seguida, apresentar uma proposta que visa resolver os problemas identificados.
- Aplicação da teoria das restrições na gestão de projectos: caso em estudoPublication . Muheto, Bernardo Augusto; Abreu, António João Pina da Costa FelicianoEste trabalho discute a questão das novas ferramentas aplicadas a gestão de projectos. A gestão de projectos ao longo dos anos tem sido um problema sério devido aos atrasos que ocorrem nos prazos determinados. Assim sendo deu-se grande destaque a utilização da cadeia critica. Inicialmente foi feita uma revisão geral sobre algumas das ferramentas que ao longo dos anos foram sendo desenvolvidas, a fim de dar uma resposta aos problemas de gestão de projectos. Durante essa revisão foi mostrado os pros e os contras das ferramentas tradicionais. A seguir foi elaborado um projecto, que explica com detalhe como a ferramenta CCPM pode ser aplicada no projecto simples e genérico. Também foi feita uma aplicação teórica de um exemplo de um trabalho, a construção de um bote salva vidas, aplicando a CCPM.
- Aplicação das ferramentas lean: caso de estudoPublication . Moreira, Sónia Patrícia da Silva; Abreu, António João Pina da Costa FelicianoEste trabalho tem como objectivo apresentar as ferramentas do Lean Thinking e realizar um estudo de caso numa organização em que este sistema é utilizado. Numa primeira fase do trabalho será feito uma análise bibliográfica sobre o ―Lean Thinking”, que consiste num sistema de negócios, uma forma de especificar valor e delinear a melhor sequência de acções que criam valor. Em seguida, será realizado um estudo de caso numa Empresa – Divisão de Motores – no ramo da aeronáutica com uma longa e conceituada tradição com o objectivo de reduzir o TAT (turnaround time – tempo de resposta), ou seja, o tempo desde a entrada de um motor na divisão até à entrega ao cliente. Primeiramente, analisando as falhas existentes em todo o processo do motor, isto é, a análise de tempos de reparação de peças à desmontagem do motor que têm que estar disponíveis à montagem do mesmo, peças que são requisitadas a outros departamentos da Empresa e as mesmas não estão disponíveis quando são precisas passando pelo layout da divisão. Por fim, fazer uma análise dos resultados até então alcançados na divisão de Motores e aplicar as ferramentas do ―Lean Thinking‖ com o objectivo da implementação. É importante referir que a implementação bem-sucedida requer, em primeiro lugar e acima de tudo, um firme compromisso da administração com uma completa adesão à cultura da procura e eliminação de desperdício. Para concluir o trabalho, destaca-se a importância deste sistema e quais são as melhorias que se podem conseguir com a sua implantação.
- Aplicação de ferramentas associadas à filosofia leanPublication . Almeida, João Pedro Henriques de; Abreu, António João Pina da Costa FelicianoA competitividade entre as empresas e a busca por modelos de gestão e organização cada vez mais eficientes, tem dominado a actualidade. A filosofia de gestão Lean vem dar resposta a essas necessidades de aumento dos níveis de competitividade e eficiência, através de uma mudança da cultura organizacional, que assenta na redução ou eliminação de desperdícios e na melhoria contínua dos processos de fabrico de bens ou do fornecimento de serviços. A gestão Lean é suportada e implementada pela aplicação de um conjunto de ferramentas correctamente seleccionadas e adaptadas ao contexto organizacional da empresa ou organização. A presente dissertação visa caracterizar as ferramentas mais comuns da filosofia Lean, tendo em consideração a sua aplicabilidade na indústria e no sector dos serviços. É igualmente abordada a forma de aplicação das ferramentas Lean de maneira a que não constituam um acto isolado que conduz seguramente ao fracasso da implementação Lean na organização. Por essa razão são discutidas algumas regras e critérios, com base na proposta de um método de aplicação das ferramentas Lean que evite erros cometidos no passado e que levaram ao insucesso da aplicação do Lean em algumas organizações. Recorreu-se a um estudo de caso do ramo dos serviços, cujos resultados permitiram verificar a aplicabilidade do método proposto na aplicação de ferramentas Lean ao ramo dos serviços. O estudo de caso revelou a existência de uma elevada percentagem de desperdícios no processo em análise e permitiu melhorar o funcionamento desses mesmos processos. As melhorias alcançadas foram realizadas com base na eliminação dos desperdícios, na resolução de problemas e consequente uniformização de processos que melhoraram a qualidade e eficiência do serviço prestado, evidenciando que a organização alvo do estudo se encontra no bom caminho para atingir com sucesso a alteração da cultura organizacional para a filosofia Lean.
- Aplicação de ferramentas para melhorar o processo produtivo numa empresa do sector automóvelPublication . Salgueiro, Gonçalo Nuno; Abreu, António João Pina da Costa Feliciano; Mega, JoãoHoje em dia, com o aumento da competitividade nos mercados, as empresas têm de ser mais exigentes em todos os seus processos, para conseguirem sobreviver. Cumprir apenas com os requisitos dos clientes, não é suficiente, havendo por detrás de todo o processo, um trabalho árduo e de melhoria contínua para, dia após dia, as empresas serem ainda mais competitivas, apresentando melhores soluções. Para isso, existe uma série de estratégias e filosofias, que as empresas adoptam para conseguirem atingir os objetivos a que se propõem. Essas filosofias fornecem ferramentas às empresas bastante úteis para estas poderem prosseguir com esse paradigma da melhoria contínua. Este trabalho tem como objetivo apresentar ferramentas que poderão ser muito úteis às empresas no presente, bem como, aplicar algumas dessas ferramentas a uma empresa do setor automóvel. Numa primeira fase será feita uma revisão do estado da arte que engloba o papel da produção no desempenho das organizações, as formas de organizar a produção e as filosofias de gestão de produção, onde entra a filosofia Lean, com o objetivo de dar a conhecer ao leitor uma parte mais geral, do tema. Numa segunda fase, serão apresentadas as ferramentas, que poderão ajudar as organizações a melhorar os processos e que são fundamentais para o bom desempenho de um processo produtivo na atualidade. E numa terceira fase, será elaborado um caso de estudo numa empresa do setor automóvel, onde se terão objetivos bem definidos, e para chegar a esses objetivos, será necessário aplicar algumas ferramentas.