ISEL - Engenharia da Qualidade e Ambiente
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Browsing ISEL - Engenharia da Qualidade e Ambiente by advisor "Fernandes, Célia Maria da Silva"
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- Estudo de uma rede de monitorização da qualidade do arPublication . Bacalhau, Raquel Maria Gaião; Fernandes, Célia Maria da Silva; Ramos, Paulo José RaimundoUma Rede de Medição da Qualidade do Ar (RMQAr) é composta por várias Estações de Medição (EM). Em cada uma destas EM é recolhida informação sobre os principais poluentes presentes na sua zona de implantação. A otimização da RMQAr é um fator essencial para garantir o bom funcionamento das EM, pelo que é importante avaliar a existência de EM redundantes. A sua existência pode permitir a transferência das mesmas para novas localizações, alargando a área monitorizada, sem aumentar o custo com a sua manutenção. Neste trabalho pretende-se identificar zonas envolventes às EM da área metropolitana de Lisboa, com comportamentos semelhantes de poluição do ar, por um dos poluentes presentes e contribuir para a identificação de possíveis EM redundantes, usando técnicas de Estatística Multivariada.
- Gestão do conhecimento: construção de um modelo de medição do Capital Intelectual Humano (CIH) pela Teoria de Resposta ao Item (TRI)Publication . Barroqueiro, Álvaro António Pinheiro; Fernandes, Célia Maria da SilvaEvoluindo desde o saber ser clássico e do saber fazer da idade média até ao saber saber dos dias de hoje, o conhecimento tem vindo a democratizar-se, e as empresas modernas, integradas num mercado cada vez mais competitivo e mais global, estão progressivamente a basear a sua atividade no conhecimento intensivo. Por seu lado, as faculdades continuam a desempenhar um papel fundamental, hoje mais do que nunca, na formação daqueles que virão no futuro a constituir os pilares da inovação tecnológica e do desenvolvimento industrial e económico, que são os futuros trabalhadores do conhecimento, mas também na sua qualificação para a necessária mudança de paradigma social e económico que se avizinha, que é a transição para a sociedade do conhecimento. Mas estará o ISEL a preparar bem os seus alunos para esta nova realidade? Este trabalho tem por principal objetivo a construção de um modelo de medição do capital intelectual humano (CIH), como contributo para a melhoria dos processos de gestão académica do conhecimento. A investigação empírica segue uma abordagem exploratória hipotético-dedutiva dos dados recolhidos em inquérito por questionário de Bontis, segundo a metodologia proposta por Pasquali para a elaboração de instrumentos psicológicos. Recorre-se a técnicas estatísticas descritivas e de condensação de dados para a caraterização da população em estudo e operacionalização dos dados de partida. A verificação das hipóteses de trabalho, é realizada pela teoria de resposta ao item (TRI), com a aplicação do modelo de resposta graduada (MRG) de Samejima. Face aos resultados alcançados, conclui-se que o modelo de medição do CIH testado pode ser usado como ferramenta de planeamento e monitorização dos processos de gestão do conhecimento, numa visão sistémica de excelência organizacional