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- Parallel execution of pipelines using bioinformatics toolsPublication . Fleitas, Calmenelias Pino; Vaz, Cátia Raquel; Simão, JoséThe project “Parallel execution of pipelines using bioinformatic tools”, from now on referred to as NGSPipesV2, is part of a platform that allows the creation and execution of pipelines (set of tools to execute). NGSPipesV2 extends the project “Infrastructure to support the execution of workflows for bioinformatics”, from now on referred to as NGSPipesV1. NGSPipesV1 project was developed within the final project of the Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores (LEIC) of Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL). The main goal of both projects is to help the scientific community to perform biological data processing using Next Generation Sequencing (NGS) techniques. For this purpose, both NGSPipes projects supports the creation and execution of pipelines (e.g. sequences of tasks), avoiding scientists to solve problems like installing tools and their dependencies and write scripts in order to execute pipelines. NGSPipesV2 extends NGSPipesV1 with the main objectives of adding support for the parallel execution of pipelines, orchestrate the execution of pipelines in remote clusters and improve the expressiveness of metadata for tools annotation.
- Simulação de transporte de poluentes tóxicos em ambientes confinadosPublication . Rocha, Lauro Daniel Oliveira Esgaio; Marques, Nelson Pereira CaetanoNa perspectiva da Qualidade do Ar Interior (QAI) que reconhece o risco associado e direto para os trabalhadores expostos nos locais de trabalho das Instalações Industriais através de vários estudos comprovados nas últimas décadas. Para isso, existe a necessidade de desenvolver estudos de modelação numérica de transporte de contaminante, em estado estacionário numa simulação em CFD aplicado a um caso não isotérmico com o modelo RANS k-ɛ para avaliar a exposição dos trabalhadores à distribuição de contaminante no Workshop envolvente ao Ladle Furnace (LF). A localização da fonte emissora de contaminação encontra-se no equipamento de ventilação despoeiramento do Ladle Furnace para estudo da dispersão do transporte de partículas finas até 2μm de tamanho no interior do espaço confinado. Foi proposto um estudo de simulação de contaminante e temperatura no caso alternativo de ventilação mecânica para verificar a sua viabilidade para remoção das partículas finas para quando o despoeiramento do Ladle Furnace perde condições por temperatura alta de fumos para comparar com o sistema de ventilação natural convencional existente na Instalação Industrial. Em que os resultados do sistema de ventilação mecânica proposto apresenta uma zona de pluma de contaminante bastante significativa em torno do Ladle Furnace na zona de trabalho. Após análise, verificou-se que a velocidade real do ar insuflado pelos difusores obteve-se a 0,146 m/s por cálculo de CFD devido à condição do atrito por arrasto desse fluxo de ar insuflado pelos difusores. Assim sendo, esse fluxo de ar insuflado dos difusores apresenta um sério défice de velocidade de ar em aproximação aos 9,8 m/s que se pretendia inicialmente. Desta forma, conclui-se que não se apresenta como uma solução em conformidade com o índice de QAI para ambiente confinado, ao qual deve ser reformulado em função de outras condicionantes para trabalhos futuros a desenvolver. Isto porque o dado comparativo para este trabalho de simulação consiste com uma analogia ao valor máximo de 103 mg/m3 permitido de concentração média (MC) na zona de trabalho do Forno LF pelo “Chinese Hygienic Standards” GBZ 1-2010 para exposição em workshops industriais de Fundição. Sendo o valor máximo próximo de 4000 mg/m3 obtido neste presente trabalho de simulação bem superior ao MC permitido da norma GBZ 1-2010 mencionado em comparação. Pelo que o comportamento desordenado na velocidade simulada de insuflação, não apresenta consistência como sistema adequado, colocando em risco os trabalhadores à exposição de concentração de contaminante. Além disso foi simulado um estudo de contaminante em estado estacionário isotérmico e estacionário não isotérmico, caso 1 e caso 2, respetivamente. Com resultados obtidos para o caso 1 e caso 2 comparando com os autores [Murakami, [50], [Z.Zhang, [11], apresentando-se bastante aceitáveis.
- Os fatores influenciadores da intenção de procura online por hospedagem alternativaPublication . Chiarelli, Marina Cardoso; Rosário, João Carlos Vinagre Ferreira doA incorporação da Internet mudou a forma como as pessoas se relacionam, comunicam e consomem e, consequentemente, a relação entre empresas e consumidores mudou. A Internet passou a ser valorizada como uma ferramenta indispensável para a busca de novas informações e os avanços tecnológicos impulsionaram a criação de novos modelos de negócios, muitos deles baseados no fenômeno da economia compartilhada. Neste novo ambiente digital, a indústria do turismo encontrou espaço para expandir suas atividades, especialmente no que diz respeito ao setor de hospedagem. A necessidade de inovação na indústria hoteleira tornou-se inerente à vida cotidiana e necessária para garantir a competitividade, uma vez que o hóspede está cada vez mais informado e seletivo e os tradicionais hotéis passaram a competir com novas formas de hospedagem, abordadas ao longo desta investigação como hospedagem alternativa, meios de hospedagem alternativos, acomodações alternativas ou acomodações peer-to-peer. Entende-se por hospedagem alternativa todo o tipo de alojamento consolidado no contexto da economia compartilhada, à exceção dos hotéis. Por conseguinte, esta investigação explorou o mercado do comércio eletrónico, mais especificamente o setor de hospedagem, para compreender quais são os fatores que influenciam a procura online de acomodação alternativa e a eventual reserva. Dito isto, expõe-se a questão de partida desta pesquisa: Quais são os fatores que influenciam a procura online de hospedagem alternativa? Para conhecer a opinião dos inquiridos sobre a intenção de adquirir alojamento alternativo através da internet, foi disponibilizado um questionário online no qual foi obtida uma amostra de conveniência de 632 inquiridos. Os resultados dos entrevistados confirmaram todas as hipóteses da pesquisa e, assim, pode-se dizer que a oferta, a conveniência, as reviews online em páginas especializadas, o cancelamento de uma reserva, a possibilidade de socialização com os anfitriões, o ambiente social, o preço, as redes sociais, a confiança depositada nos websites, a experiência adquirida nas compras online, o word-of-mouth e o electronic-word-of-mouth influenciam a intenção do consumidor de pesquisar e, consequentemente, reservar hospedagem alternativa online.
- Metodologias de produção nas artes performativas em projetos artísticos com pessoas com deficiênciaPublication . Oliveira, Inês Sofia Sousa; Matoso, Rui; Mendes, ConceiçãoA temática que serve de mote à dissertação que aqui se apresenta surge de uma reflexão que consideramos fulcral para a criação artística: o papel da produção. Mais concretamente, debruçar-nos-emos sobre o papel da produção e suas metodologias em projetos artísticos com pessoas com deficiência tendo por base a experiência imersiva da autora, balizada pela metodologia da investigação-ação, em duas estruturas de criação teatral: o Teatro Duas Senas (teatro amador) e o grupo Crinabel Teatro (que aqui será tido como um grupo de teatro profissional). Para uma abordagem mais consciente ao assunto sobre o qual nos propomos a trabalhar, exploraremos as questões relativas à deficiência no contexto da esfera pública cultural, nomeadamente, no que respeita à forma como é aceite e reconhecida a diferença, à luz de padrões sociais de normalidade. Posteriormente, analisaremos a questão da deficiência à luz do panorama artístico atual, com especial incidência no panorama português. Finalizaremos esta dissertação com a definição do papel da produção e suas tarefas que serão exaltadas como ferramentas à disposição dos dois coletivos objetos do estudo. Finalmente, pretende-se que esta dissertação possa suscitar alguns pontos de encontro entre os problemas/necessidades de projetos artísticos com especificidades semelhantes aos que aqui são estudados e as soluções propostas pelas metodologias de produção de forma a contribuir para a promoção destes trabalhos.
- Desenvolvimento profissional do educador de infância em creche: entre motivações e inquietaçõesPublication . Almeida, Ana Margarida Alberto de; Lino, DalilaEste estudo tem como finalidade conhecer as representações dos educadores de infância na resposta social de creche, compreendendo como vivem e pensam a sua profissão numa determinada organização educativa e saber de que forma isso contribui para a construção da sua identidade e desenvolvimento profissional. De acordo com esta pretensão, foram formuladas as seguintes questões de modo a clarificar os objetivos do estudo:1) Quais os contributos da formação inicial e da formação contínua para o desempenho profissional dos educadores em creche?; 2) Como se constrói a identidade profissional?; 3) Quais os fatores que contribuem para o desenvolvimento profissional docente; 4) Qual o perfil desejável de um educador de infância em creche?; 5) Quais os aspetos mais positivos e de maior dificuldade na prática educativa em creche?; 6) Quais os sentimentos experienciados pelas participantes ao longo do percurso profissional em creche? O quadro teórico de referência desta investigação desenvolveu-se em torno do enquadramento da creche, da identidade e desenvolvimento profissional do educador, assim como na formação inicial e contínua deste grupo de docentes. Do ponto de vista metodológico, o estudo insere-se num paradigma de natureza qualitativa e interpretativa constituindo-se como um estudo de caso numa organização educativa, do qual se recorreu como técnica de recolha de dados à entrevista semiestruturada, a oito educadoras de infância a exercerem funções em creche, e à posterior análise de conteúdo e interpretação dos resultados. Os resultados evidenciam a importância de se refletir sobre a primeira infância no contexto educativo, legislativo e social na medida em que: é necessário uma melhor preparação dos profissionais de educação sobre a educação dos zero aos três anos na formação inicial, bem como desconstruir a visão assistencialista da creche através da afirmação de uma intencionalidade educativa e assim romper com o desprestígio profissional associada a este grupo de docentes.
- A elaboração dos Programas Educativos Individuais e suas implicações na Prática Pedagógica em contexto de sala de aulaPublication . Serra, Ana Cristina Rodrigues Fernandes; Leite, TeresaO presente estudo pretende perceber quais os procedimentos e critérios utilizados na elaboração do Programa Educativo Individual (PEI) com a medida educativa Adequações Curriculares Individuais (ACI), como é implementado em contexto de sala de aula e se é usado como um instrumento orientador e dinâmico, devidamente ajustado ao processo de ensino e de aprendizagem dos alunos. O estudo compreendeu a participação de três professoras titulares de turma do 1º ciclo de diferentes Agrupamentos e as respetivas turmas, com incidência em três alunos com a medida educativa ACI e respetivos PEI, reportando para um estudo de caso múltiplo. Como técnicas de recolha de dados, foram utilizadas a análise documental dos PEI e ACI, as entrevistas semiestruturadas aos professores titulares de turma, e ainda a observação não participante e sistemática em contexto de sala de aula. Após a análise de conteúdo dos dados, procedeu-se à triangulação das fontes e técnicas para a validação dos resultados. Como conclusão, o estudo aponta para a aceitação da inclusão pelos docentes, sendo esta percebida sobretudo como um processo de socialização e remete a diferenciação curricular para o ensino das áreas académicas, com enfoque no trabalho diferenciado e na adaptação do currículo comum. Para as docentes, o PEI é um guia de suporte à intervenção, dinâmico mas pouco funcional. Na elaboração do PEI constataram-se procedimentos diferenciados, sendo referida a escassez de tempo para reunião da equipa como um constrangimento a este processo. As ACI foram efetuadas ao nível das áreas curriculares, das estratégias, dos objetivos, dos conteúdos e ao nível do espaço e tempo. Constatou-se que, apesar de os professores utilizarem prioritariamente o modelo transmissivo na sala de aula, se começa a assistir à introdução de outro tipo de estratégias e atividades mais orientadas para dar resposta à diversidade dos alunos, remetendo para práticas mais inclusivas.
- O papel da responsabilidade social na reputação das organizações: através da visão das relações públicas e dos social mediaPublication . Besugo, Inês Filipa Ramalho; Antunes, Ana Cristina CoelhoA consolidação do campo de estudo e da área prática das Relações Públicas trouxe alguns desafios para o profissional que exerce esta mesma função, bem como o papel que possui dentro das organizações e a influência que tem no desenvolvimento de uma reputação positiva. Por outro lado, a Responsabilidade Social, que se carateriza por ser um conjunto de processos nos quais as organizações procuram apresentar melhores práticas no que diz respeito a aspetos associados ao desenvolvimento humano, social e ambiental, tem vindo a ganhar cada vez mais relevância e sendo uma temática cada vez mais associada a uma boa gestão da reputação corporativa. A verdade é que, com as mudanças que têm sido denotadas no mundo em que vivemos atualmente, um mundo moderno, globalizado e digital, a reputação de uma organização pode ser construída ou destruída com alguma facilidade, daí a importância da perceção do parte do profissional de Relações Públicas dos fenómenos anteriormente descritos. Contudo, também é importante que o profissional de Relações Públicas esteja atento aos desenvolvimentos de novos canais de comunicação e a novas formas de tirar proveito deles em prol de uma eficaz gestão da reputação das organizações. Assim, esta investigação procura relacionar as 3 temáticas abordadas anteriormente e perceber qual a perceção dos profissionais sobre esta mesma relação, através da realização de entrevistas a profissionais de Relações Públicas, bem como estudar uma campanha relativa à temática da Responsabilidade Social implementada através dos Social media e o impacto que possui na reputação da organização em estudo.
- Remoção de diclofenac de águas residuais por processo híbrido de adsorção/ nanofiltraçãoPublication . Duarte, Débora Cristina Nobre; Melo, Ana Maria G. H. Barreiros Joanaz de; Viegas, Rui Manuel CarvalhoA lista de Contaminantes de Interesse Emergente (CIE) de grande relevância para o ambiente e para a saúde pública não para de crescer sendo acompanhada por uma crescente pressão para o aumento do grau de exigência da legislação, o que se irá refletir numa maior exigência no tratamento de água e de águas residuais. Anualmente são criados aproximadamente 120 novos produtos químicos, com potencial de contaminação dos recursos hídricos durante a sua produção, utilização ou descarga. As ETAR são consideradas o principal meio de entrada destas substâncias nos meios hídricos, sendo também as principais barreiras. Em estudos anteriores foi demonstrada a elevada eficiência de remoção de compostos farmacêuticos, uma família de CIE, de águas residuais pelo processo híbrido de adsorção com carvão ativado em pó (PAC) / nanofiltração (NF). Neste estudo o principal objetivo foi estudar o impacte de diferentes parâmetros operacionais do processo PAC/NF na remoção de diclofenac (DCF), um composto farmacêutico recalcitrante em ETAR e presente na primeira lista de vigilância de compostos a monitorizar em cada estado membro da EU, de acordo com a Decisão de Execução (EU) 2015/495.Para o efeito foram realizados ensaios com uma instalação PAC/NF à escala laboratorial, com soluções modelo de DCF em matriz mineral semelhante à da água residual tratada da ETAR de El Prat, Espanha.Foram estudadas diversas estratégias de operação do processo híbrido de PAC/NF, onde se variou: (i) a concentração de PAC utilizado (8 e 16 mg/L); (ii) o modo de adição do PAC (em contínuo, por pulsos e no início); (iii) a taxa de recirculação (25%, 50% e sem recirculação); e (iv) o tempo de residência hidráulico (TRH) no tanque de mistura (30 e 60 minutos). Os resultados permitiram concluir que o TRH demonstrou ser o fator determinante na remoção de DCF, tendo-se obtido remoções mais elevadas para 60 minutos do que para 30 minutos, sendo as primeiras semelhantes às obtidas em estudos em batch. Por outro lado, os diferentes modos de adição de PAC e as diferentes taxas de recirculação estudadas não mostraram impacto na remoção de DCF.Foi ainda observado não ocorrer aumento de pressão transmembranar durante a operação do processo o que indica que, na gama de condições e tempos de operação estudados (até 8 horas), não ocorreu colmatação da membrana.
- Estudo sobre a comunicação de sinais de risco às famílias com crianças com NEEPublication . Ferreira, Vera Lúcia Santos Pereira; Fuertes, MarinaA investigação indica que a comunicação à família de sinais de risco detetados na criança afeta as boas práticas em contexto pré-escolar. Quando existe uma comunicação aberta e construtiva entre pais e educadores, é possível iniciar o processo de sinalização e intervenção precocemente respondendo às necessidades da criança e sua família. O presente estudo tem como objetivo conhecer as representações dos Educadores de Infância na comunicação de sinais de risco às famílias e identificar as necessidades da família durante e após essa comunicação. Para o efeito, entrevistamos seis educadoras de infância, uma técnica de intervenção precoce, três mães e uma tia (tutora da criança, desde os dois meses de idade). As crianças tinham idades compreendidas entre os 2 e os 5 anos de idade e apresentam sinais de risco. Para analisar as entrevistas recorremos a análise de conteúdos. Na opinião das educadoras, os pais não estão despertos para esta comunicação, pois não aceitam, na totalidade, os sinais de risco detetados pela educadora. Por seu lado, os pais afirmam conhecer as dificuldades da criança e aceitaram ajuda da Intervenção Precoce. Os nossos estudos revelam diferenças nas opiniões das diferentes educadoras e das famílias, o que indicam que a comunicação entre famílias e estes profissionais requer melhores estratégias e formas de compreensão mútua. A formação profissional do educador deverá preparar o profissional para adquirir conhecimentos específicos para ir ao encontro das necessidades da família e promover uma comunicação efetiva com os pais.
- Fatores que influenciam a decisão de compra de azeitePublication . Pedro, Hugo; Rosário, João Carlos Vinagre Ferreira doO Azeite tem-se adaptado às necessidades da evolução da sociedade. Foi luz, foi sabão, foi perfume e era, nessa altura, uma fonte de riqueza e de poder. Há, no entanto, funções que não sofreram alterações. Continua a ser consumido e utilizado para cozinhar. Frequentemente referido no passado como “Ouro Líquido” e “o grande curador”, achámos que o papel atual do azeite estava a perder o brilho de outros tempos. Sendo Portugal um país com tradição na produção e consumo de azeite, fazia sentido fazer um estudo descritivo dos fatores que influenciam a compra deste produto. A análise dos resultados do estudo permitiu confirmar as hipóteses de que o grau de acidez, benefícios para a saúde, conhecimento da categoria, preço e certificação DOP influenciam a decisão de compra, não tendo sido confirmado as hipóteses relacionadas com a marca e rótulo como fatores influenciadores.