ESELx - Escola Superior de Educação de Lisboa
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESELx - Escola Superior de Educação de Lisboa by advisor "Ana Caseiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Conexões matemáticas: uma experiência numa turma de 1.ºanoPublication . Carvalho, Ana Carolina Pinto; Ana CaseiroNo âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, lecionada no 2.ºano do Mestrado em Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, foi realizado o presente Relatório Final. Na primeira parte do relatório, descreve-se, brevemente, as práticas pedagógicas desenvolvidas no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como uma comparação crítica e reflexiva de ambas as práticas. Na segunda parte, apresenta-se a componente investigativa que se baseia na compreensão da influência do estabelecimento de conexões matemáticas nas aprendizagens dos alunos do 1.º ano de escolaridade. Neste sentido, foram elaboradas questões de investigação: (a) Que contributos traz o estabelecimento de conexões matemáticas para a consolidação de conteúdos já lecionados? (b) De que forma é que as conexões matemáticas promovem a aprendizagem de novos conhecimentos matemáticos? O estudo é de natureza qualitativa e, para a recolha de dados, privilegiaram-se a observação direta participante, os registos fotográficos, as notas de campo e as produções dos alunos. A análise dos dados recolhidos foi feita a partir da análise de conteúdo. Para a realização do presente estudo elaborou-se um pré-teste e um pós-teste, que tinham como objetivo avaliar os conhecimentos dos alunos antes e depois do desenvolvimento da investigação, respetivamente. Para além disto, foram desenvolvidas quatro atividades que concorriam para os objetivos trabalhados no pré-teste e no pós-teste. Os resultados obtidos evidenciam a melhoria na aprendizagem dos discentes, aquando do estabelecimento de conexões matemáticas, tanto entre conteúdos matemáticos e entre conteúdos matemáticos e de outras áreas, bem como entre conteúdos matemáticos e a realidade. Ademais, tornou-se evidente a influência do estabelecimento de conexões matemáticas para a consolidação de conteúdos e para a aquisição de novos conhecimentos.