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Browsing ESELx - Artigos by advisor "Nunes, Clarisse"
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- Apropriação do espaço e tempo por crianças em idade pré-escolar: recurso a instrumentos de pilotagem do MEMPublication . Santos, Catarina Alexandra Henriques; Nunes, ClarisseO presente relatório surge da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), desenvolvida ao longo de quatro meses no contexto de jardim de infância (JI), com um grupo de 23 crianças com idades compreendidas entre os dois e os cinco anos. Este relatório tem como objetivo dar a conhecer o percurso realizado no contexto educativo de uma forma descritiva e reflexiva e apresentar a investigação desenvolvida com as crianças e a equipa educativa. Toda a prática desenvolvida ao longo da PPS II teve por base intenções definidas, para com as crianças, as suas famílias e a equipa educativa, destacando-se a importância do estabelecimento de relações positivas, afetivas e de respeito com todos os agentes educativos. A investigação realizada surgiu do interesse pelo modelo Movimento da Escola Moderna (MEM) e pelos instrumentos de pilotagem utilizados no contexto, estando relacionada com o modo como estes instrumentos podem facilitar a apropriação do tempo e espaço pelas crianças. A investigação de natureza qualitativa, na modalidade de um estudo de caso estabeleceu os seguintes objetivos: (i) compreender de que forma os instrumentos de pilotagem do MEM contribuem para a apropriação do espaço e do tempo pedagógico, por crianças em idade pré-escolar; (ii) identificar estratégias mobilizadas pela equipa educativa para ajudar as crianças a utilizarem os instrumentos de pilotagem; e (iii) conhecer a opinião das crianças e da equipa educativa sobre a utilização destes instrumentos. Os participantes da investigação foram as 23 crianças do grupo, a assistente operacional e a educadora cooperante (EC). A recolha de dados foi feita a partir da observação naturalista (em dois períodos distintos), da aplicação de um questionário aberto e da pesquisa documental. Os resultados evidenciam que praticamente todas as crianças reconhecem os vários instrumentos de pilotagem existentes na sala e, a maioria, especialmente as mais velhas, são capazes de explicar como os mesmos são utilizados. Foi verificada maior autonomia das crianças na utilização dos instrumentos de um período de observação para o seguinte, bem como um aumento nas situações de entreajuda. As dificuldades manifestadas pelo grupo relacionavam-se essencialmente com o seguimento das linhas e/ou colunas do instrumento e com a identificação do seu próprio nome ou dos desenhos representados. As estratégias mobilizadas pela equipa educativa foram variadas, passando pela conversação em 2 grande grupo ou por um apoio mais individualizado durante o preenchimento ou análise dos instrumentos. Na opinião da EC, os instrumentos facilitam a apropriação do tempo e espaço por serem registos manuseáveis, onde está explícito o que existe na sala, o que se pode fazer na mesma, o tempo existente para cada tarefa e os acontecimentos que se seguem. O relatório contém, ainda, uma reflexão pessoal sobre a construção da identidade profissional, em que se recordam as aprendizagens realizadas e se projeta o futuro enquanto educadora de infância.