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Browsing ESELx - Artigos by advisor "Lino, Dalila"
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- Os contributos dos grupos heterogéneos para a aprendizagem e desenvolvimento em educação de infância: as perceções das crianças, da educadora cooperante e das famíliasPublication . Silvestre, Ana Catarina Alves; Lino, DalilaO presente relatório advém da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II) em contexto de Jardim de Infância, tendo como principal objetivo evidenciar o processo de intervenção e a problemática estudada. A prática ocorreu numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), especificamente, numa sala com 23 crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 5 anos. A problemática estudada surgiu da observação do contexto, especificamente, do facto de o grupo de crianças com o qual iria contactar ser heterogéneo a nível etário. Ao obter esta informação fiquei interessada em compreender como seriam realizadas as interações entre crianças de diferentes idades, quais seriam os benefícios dessas interações para a aprendizagem e desenvolvimento das mesmas e como seria realizada a gestão e organização do grupo. Neste sentido, defini os seguintes objetivos (i) observar e analisar as interações de crianças de diferentes idades em momentos distintos da rotina diária; (ii) conhecer as perceções das crianças, da educadora cooperante e das famílias sobre os contributos dos grupos heterogéneos para a aprendizagem e desenvolvimento em educação de infância; (iii) identificar estratégias para a gestão de um grupo de crianças heterogéneo quanto à idade. Para a realização da investigação optei por realizar um estudo de caso e recolhi dados através da observação, notas de campo, entrevistas e inquéritos por questionário. Os dados foram analisados com recurso à análise de conteúdo. Por fim, ressalvo que através das interações entre crianças foi promovida a atenção, o carinho e a empatia entre os pares, o sentido de responsabilidade, a liderança, a aprendizagem por observação e imitação, a autonomia e a partilha e consolidação de conhecimentos. No que concerne às perceções das crianças, as mesmas preferem estar num grupo com crianças de idades diferentes, mas preferem ajudar as crianças mais novas e brincar com todas as crianças. Relativamente à perceção da educadora cooperante, a mesma valoriza os grupos heterogéneos, referindo inúmeros benefícios, e realiza uma prática diferenciada de modo a acolher os interesses e necessidades das crianças. Já as perceções das famílias diferem, existindo umas que demonstram preferência por grupos homogéneos. Contudo, mencionam que a interação entre crianças de diferentes idades apresenta benefícios para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças.