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Título: Elaboração e interpretação de regras num grupo de crianças de jardim de infância
Autor: Cardoso, Vânia Marisa Delgado
Orientador: Rosa, Manuela
Palavras-chave: Crianças
Autorregulação
Regras
Arrumação
Children
Research self-regulation
Rules
Stowage
Data de Defesa: 26-Abr-2018
Citação: Cardoso, V. M. D. (2018). Elaboração e interpretação de regras num grupo de crianças de jardim de infância (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9301
Resumo: O presente relatório pretende ilustrar a Prática Profissional Supervisionada (PPS) do módulo II, realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, no contexto de Jardim de Infância. O principal objetivo deste relatório é apresentar todo o trabalho realizado ao longo deste período de intervenção, fundamentando e avaliando-o de uma forma reflexiva e crítica, tendo sempre em conta as intenções definidas para a ação pedagógica, bem como a sua concretização ao longo de toda a prática profissional. Deste estágio surgiu o interesse para a investigação da problemática: Autorregulação. Com este trabalho pretende-se ainda, relacionar a problemática da autorregulação com a interpretação que as crianças fizeram das regras que construíram e implementaram. Deste modo, procura-se compreender que influência teria a autorregulação no cumprimento e respeito pelas regras definidas, mais concretamente, na importância que as crianças concedem à arrumação e preservação dos materiais da sala. Posteriormente, compara-se a importância dada pelas crianças à arrumação com a importância que as famílias revelam em casa, relativamente a este mesmo aspeto. A metodologia utilizada baseou-se numa investigação-ação, tendo recorrido à observação do ambiente educativo, em que a promoção da autorregulação esteve sempre muito presente, foram identificadas as dificuldades do grupo e elaboraram-se estratégias que permitissem apoiar as crianças neste processo de autorregulação.
ABSTRACT This report intends to illustrate the Supervised Professional Practice (PPS) of module II, carried out within the scope of the Master's Degree in Pre-School Education, in the context of kindergarten. The main objective of this report is to present all the work carried out during this interventional period, basing and evaluating it in a reflective and critical way, always considering the intentions defined for the pedagogical action, as well as its completion throughout practice. From this internship emerged the interest in investigating the topic: Self-regulation. The report seeks to also add the relation between self-regulation with the interpretation that children made of the rules that they built and implemented. This way, allows the sought and pursuit of the understanding to what influences self-regulation on the compliance and respect for the rules defined, more specifically, on the importance that children give to the preservation of the classroom materials. The importance that children give to the aspect of storing is compared to that what the families reveal at home with this same aspect. The methodology used was based on an action research, therefore it was used the observation of the educational environment, in which the promotion of self-regulation was always very present, the identifying the difficulties of the group and developing strategies that allowed me to support children in this process of self-regulation.
Descrição: Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/9301
Designação: Educação Pré-Escolar
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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