Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Esquemas conceptuais e desenvolvimento de competências de comunicação em História e Geografia no 2.º CEB

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES) II, do curso de Mestrado em Ensino do 1.º CEB e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, com o objetivo de descrever e analisar as práticas desenvolvidas nas intervenções realizadas em contexto do 1.º e 2.º Ciclo. O estudo desenvolvido no presente relatório centrou-se numa turma do 6.º ano de escolaridade no 2.º CEB. Como tal, realizou-se um estudo através das práticas implementadas e desenvolvidas durante o período de intervenção, recorrendo a metodologias quantitativas. De forma a responder às seguintes questões: (i) analisar a capacidade de mobilização do vocabulário histórico-geográfico nos momentos de avaliação sumativa; (ii) analisar o desempenho dos alunos durante o período de intervenção educativa na aplicação dos conceitos histórico-geográficos; (iii) reconhecer o papel que os esquemas conceptuais assumem no desenvolvimento de competências comunicativas em História e Geografia, enquanto recurso de sistematização do conhecimento. Recorremos a uma metodologia mista, com base em técnicas quantitativas e qualitativas e, realizou-se a análise dos dados obtidos, tendo-se concluído que a elaboração de mapas conceptuais permite aos alunos, não só a sistematização dos conceitos histórico-geográficos, como a comunicação naquelas duas áreas do saber. No entanto, é necessário ter em conta as características de um estudo desta natureza tendo em conta as limitações nomeadamente situação pandémica em que este foi desenvolvido.
ABSTACT This report is part of the Supervised Teaching Practice (SEP) II curricular unit of the Master's Degree course in Teaching in Primary School and in Portuguese and Portuguese History and Geography in Secondary School, with the aim of describing and analysing the practices developed in the interventions carried out in the context of Primary and Secondary School. The study developed in this report focused on a 6th grade class in the 2nd CEB. As such, a study was carried out through the practices implemented and developed during the intervention period, using quantitative methodologies. In order to answer the following questions: (i) to analyse the ability to mobilise the historical-geographical vocabulary in moments of summative assessment; (ii) to analyse the students' performance during the period of educational intervention in the application of the historical-geographical concepts; (iii) to recognise the role that the conceptual schemes assume in the development of communicative skills in History and Geography, as a resource for the systematisation of knowledge. We used a mixed methodology based on quantitative and qualitative techniques and analysed the data obtained. We concluded that the elaboration of concept maps allows students not only to systematise historical-geographical concepts, but also to communicate in those two areas of knowledge. However, it is necessary to take into account the characteristics of a study of this nature taking into account the limitations, namely the pandemic situation in which it was developed.

Description

Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Comunicação Competências História Mapas conceptuais 2.º ciclo do ensino básico Geografia Communication Competences History Geography Conceptual maps 2nd cycle of basic education

Citation

Valinhas, I. A. (2021). Esquemas conceptuais e desenvolvimento de competências de comunicação em História e Geografia no 2.º CEB (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14494

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue