Repository logo
 
Publication

Documentário: uma janela para a reflexão sobre práticas pedagógicas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorSouza, Joana
dc.contributor.authorCardoso, Adriana
dc.contributor.authorPontes, Joana
dc.contributor.authorRibeiro João
dc.contributor.authorPereira Rodrigues, Ricardo André
dc.contributor.authorPereira, Susana
dc.date.accessioned2025-07-16T09:08:49Z
dc.date.available2025-07-16T09:08:49Z
dc.date.issued2025-07-10
dc.description.abstractO documentário, enquanto género audiovisual ancorado na realidade, pode ser perspetivado como um recurso relevante para a partilha de práticas pedagógicas e, simultaneamente, para a preservação de memória das instituições, nomeadamente daquelas cuja missão contempla a formação de professores. A possibilidade de refletir sobre práticas pedagógicas a partir de testemunhos de docentes concretos, que desenvolvem a sua ação em contextos histórico-sociais específicos, pode oferecer um contributo singular para a compreensão de fenómenos educativos. Partindo da identificação de duas lacunas (a falta de preparação dos futuros professores na área da iniciação à leitura e à escrita, cf. Leite et al., 2022; a falta de recursos audiovisuais que apresentem caminhos, testemunhos reais de docentes sobre as práticas implementadas neste domínio), uma equipa de docentes da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa lançou-se no desafio de criar um documentário que, partindo da experiência prática e pessoal de uma professora, mostra caminhos possíveis para a mobilização do saber e do saber fazer no processo de ensino da leitura e da escrita. A escolha do documentário enquanto formato a adotar prende-se com dois fatores, por um lado, a representação de histórias reais a partir de uma visão mais pessoal dotam esta abordagem de uma carga emocional que pode contribuir para uma melhor compreensão do mundo, abrindo-se assim caminho na didática (Brun, 2022); e, por outro lado, a ideia de que refletir a partir da prática artística pode, através da produção experimental e performativa, produzir conhecimento (Barrett, 2010). Para o desenvolvimento do documentário, partiu-se da definição de documentário enquanto obra em que o autor “tem a possibilidade – à semelhança dos filmes de estúdio (de ficção) – de exercer um trabalho criativo, ainda que ligado a um tom didáctico”(Penafria, 2004, p. 187) em torno de uma realidade, através da construção de uma estrutura dramática e narrativa composta por personagens, espaço da ação, tempo da ação e conflito (Penafria, 2001). A metodologia adotada foi a proposta por Rabiger (2004), que se organiza em três etapas distintas: pré-produção; produção; pós-produção. Nesta comunicação, pretende-se apresentar os princípios audiovisuais que orientaram o desenvolvimento do documentário e a sua relação com a intenção/dimensão reflexiva no ensino da leitura e da escrita. Para o efeito, será explicitada a abordagem adotada, de acordo com o sistema de classificação proposto por Nichols (2001), e serão apresentadas as opções tomadas (i) na escolha das personagens, (ii) na construção da estrutura narrativa (dimensão espaço-tempo da ação), (iii) na organização de cenas e sequências narrativas, (ii) na escolha dos dispositivos visuais adotados, (iv) na conceção da banda sonora e (v) no formato de distribuição escolhido. Este é um projeto que, a partir da articulação entre diferentes áreas do conhecimento (comunicação, arte e educação), procura promover uma reflexão sobre as práticas pedagógicas numa determinada área científica, sendo como tal passível de ser explorado noutros contextos e em diferentes áreas do saber.por
dc.description.sponsorshipFINANCIAMENTO: 9.ª edição do Concurso de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística (IDI&CA) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) IPL/IDI&CA2024/DOC-EDU_ESCS
dc.identifier.citationSouza, J., Cardoso, A., Pontes, J., Ribeiro, J., Rodrigues, R.P., & Pereira, S. (2025, julho, 10-11). Documentário: Uma janela para a reflexão sobre práticas pedagógicas. Comunicação apresentada no “CNaPPES.25– 11º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas do Ensino Superior”, Universidade de Évora, Évora, Portugal.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/21977
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherCNaPPES
dc.publisherUniversidade de Évora
dc.relationIPL/IDI&CA2024/DOC-EDU_ESCS
dc.relation.hasversionhttps://cnappes.org/
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectDocumentário
dc.subjectPráticas pedagógicas
dc.subjectGénero audiovisual
dc.subjectMemória das instituições
dc.subjectIPL/IDI&CA2024/DOC-EDU_ESCS
dc.titleDocumentário: uma janela para a reflexão sobre práticas pedagógicaspor
dc.typeconference paper not in proceedings
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferenceDate2025-07-10
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade de Évora, Évora, Portugal
oaire.citation.titleCNaPPES.25– 11º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas do Ensino Superior
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43
person.familyNamePereira Rodrigues
person.givenNameRicardo André
person.identifier.ciencia-idB516-0DA3-360D
person.identifier.orcid0000-0003-4944-7420
relation.isAuthorOfPublication4a895b25-e346-4a9f-a211-6884e894d50c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4a895b25-e346-4a9f-a211-6884e894d50c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PPT_CNaPPES_DOC-EDU.pdf
Size:
5.6 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: