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Documentário: uma janela para a reflexão sobre práticas pedagógicas
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Comunicação | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.author | Souza, Joana | |
dc.contributor.author | Cardoso, Adriana | |
dc.contributor.author | Pontes, Joana | |
dc.contributor.author | Ribeiro João | |
dc.contributor.author | Pereira Rodrigues, Ricardo André | |
dc.contributor.author | Pereira, Susana | |
dc.date.accessioned | 2025-07-16T09:08:49Z | |
dc.date.available | 2025-07-16T09:08:49Z | |
dc.date.issued | 2025-07-10 | |
dc.description.abstract | O documentário, enquanto género audiovisual ancorado na realidade, pode ser perspetivado como um recurso relevante para a partilha de práticas pedagógicas e, simultaneamente, para a preservação de memória das instituições, nomeadamente daquelas cuja missão contempla a formação de professores. A possibilidade de refletir sobre práticas pedagógicas a partir de testemunhos de docentes concretos, que desenvolvem a sua ação em contextos histórico-sociais específicos, pode oferecer um contributo singular para a compreensão de fenómenos educativos. Partindo da identificação de duas lacunas (a falta de preparação dos futuros professores na área da iniciação à leitura e à escrita, cf. Leite et al., 2022; a falta de recursos audiovisuais que apresentem caminhos, testemunhos reais de docentes sobre as práticas implementadas neste domínio), uma equipa de docentes da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa lançou-se no desafio de criar um documentário que, partindo da experiência prática e pessoal de uma professora, mostra caminhos possíveis para a mobilização do saber e do saber fazer no processo de ensino da leitura e da escrita. A escolha do documentário enquanto formato a adotar prende-se com dois fatores, por um lado, a representação de histórias reais a partir de uma visão mais pessoal dotam esta abordagem de uma carga emocional que pode contribuir para uma melhor compreensão do mundo, abrindo-se assim caminho na didática (Brun, 2022); e, por outro lado, a ideia de que refletir a partir da prática artística pode, através da produção experimental e performativa, produzir conhecimento (Barrett, 2010). Para o desenvolvimento do documentário, partiu-se da definição de documentário enquanto obra em que o autor “tem a possibilidade – à semelhança dos filmes de estúdio (de ficção) – de exercer um trabalho criativo, ainda que ligado a um tom didáctico”(Penafria, 2004, p. 187) em torno de uma realidade, através da construção de uma estrutura dramática e narrativa composta por personagens, espaço da ação, tempo da ação e conflito (Penafria, 2001). A metodologia adotada foi a proposta por Rabiger (2004), que se organiza em três etapas distintas: pré-produção; produção; pós-produção. Nesta comunicação, pretende-se apresentar os princípios audiovisuais que orientaram o desenvolvimento do documentário e a sua relação com a intenção/dimensão reflexiva no ensino da leitura e da escrita. Para o efeito, será explicitada a abordagem adotada, de acordo com o sistema de classificação proposto por Nichols (2001), e serão apresentadas as opções tomadas (i) na escolha das personagens, (ii) na construção da estrutura narrativa (dimensão espaço-tempo da ação), (iii) na organização de cenas e sequências narrativas, (ii) na escolha dos dispositivos visuais adotados, (iv) na conceção da banda sonora e (v) no formato de distribuição escolhido. Este é um projeto que, a partir da articulação entre diferentes áreas do conhecimento (comunicação, arte e educação), procura promover uma reflexão sobre as práticas pedagógicas numa determinada área científica, sendo como tal passível de ser explorado noutros contextos e em diferentes áreas do saber. | por |
dc.description.sponsorship | FINANCIAMENTO: 9.ª edição do Concurso de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística (IDI&CA) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) IPL/IDI&CA2024/DOC-EDU_ESCS | |
dc.identifier.citation | Souza, J., Cardoso, A., Pontes, J., Ribeiro, J., Rodrigues, R.P., & Pereira, S. (2025, julho, 10-11). Documentário: Uma janela para a reflexão sobre práticas pedagógicas. Comunicação apresentada no “CNaPPES.25– 11º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas do Ensino Superior”, Universidade de Évora, Évora, Portugal. | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/21977 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | CNaPPES | |
dc.publisher | Universidade de Évora | |
dc.relation | IPL/IDI&CA2024/DOC-EDU_ESCS | |
dc.relation.hasversion | https://cnappes.org/ | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | |
dc.subject | Documentário | |
dc.subject | Práticas pedagógicas | |
dc.subject | Género audiovisual | |
dc.subject | Memória das instituições | |
dc.subject | IPL/IDI&CA2024/DOC-EDU_ESCS | |
dc.title | Documentário: uma janela para a reflexão sobre práticas pedagógicas | por |
dc.type | conference paper not in proceedings | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferenceDate | 2025-07-10 | |
oaire.citation.conferencePlace | Universidade de Évora, Évora, Portugal | |
oaire.citation.title | CNaPPES.25– 11º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas do Ensino Superior | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43 | |
person.familyName | Pereira Rodrigues | |
person.givenName | Ricardo André | |
person.identifier.ciencia-id | B516-0DA3-360D | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4944-7420 | |
relation.isAuthorOfPublication | 4a895b25-e346-4a9f-a211-6884e894d50c | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 4a895b25-e346-4a9f-a211-6884e894d50c |