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PopStore Magazine: Plano de Content Marketing para o social media Youtube

dc.contributor.advisorPina, Helena Figueiredopt_PT
dc.contributor.authorSousa, João Bernardo Pires de
dc.date.accessioned2021-03-15T14:14:36Z
dc.date.available2021-03-15T14:14:36Z
dc.date.issued2021-02-04
dc.descriptionTrabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.pt_PT
dc.description.abstractA disseminação dos serviços de streaming e a acessibilidade facilitada a milhares de conteúdos e as novas produções criaram o ambiente ideal para que em Portugal o mundo do cinema e das séries alargasse o seu público. Nos últimos anos é claro o envolvimento do grande público com a cultura pop e, consequentemente, o interesse por merchandising relacionado com esta manifestação cultural tem vindo a aumentar. A emergência do novo consumidor e o avanço das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) que fez surgir novas plataformas de comunicação, refletiram-se na menor eficácia das estratégias exclusivamente baseadas na publicidade convencional. Este novo panorama levou à reformulação da atuação das marcas que têm vindo a apostar em estratégias de Inbound Marketing em contraposição ao Outbound Marketing. O Content Marketing como ferramenta do Inbound Marketing A marca PopStore é uma loja online que comercializa produtos de merchandising de filmes, séries, videojogos e bandas de música que também marca presença em diversos eventos de cultura pop em Portugal. Este projeto centra-se na elaboração de uma estratégia de Content Marketing para a PopStore – marca de merchandising de cultura pop. Tem como objetivos: (1) aumentar os níveis de awareness da marca; (2) demarcá-la da concorrência; (3) torná-la na marca de referência do merchandising de cultura pop a atuar em Portugal. De forma a sustentar o projeto, foi realizado um inquérito a uma amostra de 90 indivíduos cujo universo é residentes em Portugal que subscrevem serviços de streaming. Dos 90 inquiridos, 93,3% afirma ter como hobby assistir filmes e séries, ou seja, a grande maioria dos respondentes fazem parte do público-alvo da marca. A análise dos resultados permitiu sustentar o desenho do projeto pois foi fundamental para o reconhecimento de oportunidades que devem ser exploradas. No sentido de desenvolver uma estratégia de Content Marketing para a PopStore, o projeto consiste num programa em formato de magazine de cinema para o canal de Youtube da marca.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The dissemination of streaming services and easy access to thousands of contents and new productions created the ideal environment for Portugal in the world of cinema and series to expand its audience. In recent years, the involvement of the general public with pop culture is clear and, consequently, the interest in merchandising related to this cultural event has been increasing. The emergence of the new consumer and the advancement of Information and Communication Technologies (ICT) that gave rise to new communication platforms, were reflected in the lower effectiveness of strategies exclusively based on conventional advertising. This new scenario led to the reformulation of the performance of brands that have been investing in Inbound Marketing strategies as opposed to Outbound Marketing. Content Marketing as an Inbound Marketing tool. The PopStore brand is an online store that sells merchandising products for films, series, video games and music bands that is also present at several pop culture events in Portugal. This project focuses on developing a Content Marketing strategy for PopStore - a pop culture merchandising brand. Its objectives are: (1) to increase brand awareness levels; (2) demarcate it from the competition; (3) make it the benchmark for pop culture merchandising operating in Portugal. To support the project, a survey was conducted of a sample of 90 individuals whose universe is resident in Portugal who subscribe to streaming services. Of the 90 respondents, 93.3% say they have a hobby of watching films and series, that is, most respondents are part of the brand's target audience. The analysis of the results allowed to sustain the design of the project because it was fundamental for the recognition of opportunities that must be explored. To develop a Content Marketing strategy for PopStore, the project consists of a program in the format of a cinema magazine for the brand's YouTube channel.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationSousa, J.B.S.(2021). PopStore Magazine: Plano de Content Marketing para o social media Youtube. [Trabalho de projeto de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/13091pt_PT
dc.identifier.tid202669700pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13091
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectPopStorept_PT
dc.subjectCultura Poppt_PT
dc.subjectContent Marketingpt_PT
dc.subjectYouTubept_PT
dc.subjectPop Culturept_PT
dc.titlePopStore Magazine: Plano de Content Marketing para o social media Youtubept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
oaire.citation.titlePopStore Magazine: Plano de Content Marketing para o social media Youtubept_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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