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Inclusão de crianças com necessidades de saúde especiais numa sala de jardim de infância: perspetivas e práticas dos profissionais de educação

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O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.ºCEB. O relatório contempla duas partes, com capítulos e subcapítulos integrados nas mesmas. A primeira parte inclui uma descrição e análise reflexiva sobre a intervenção realizada em dois contextos de 1.º e 2.º CEB, em duas instituições públicas situadas na cidade de Lisboa. A segunda parte do relatório apresenta o estudo empírico realizado, intitulado A Descrição como contexto interdisciplinar no 1.º CEB. Este resultou de uma problemática real, efetivamente identificada nos contextos em que realizei o estágio. A partir dos dados recolhidos num momento inicial, planifiquei e operacionalizei a minha ação pedagógica, com uma dupla finalidade: investigar ou compreender e agir de forma a provocar uma mudança. Estas duas intenções foram articuladas através da reflexão ao longo de toda a ação ou intervenção. De modo estabelecer uma linha orientadora no estudo, foram definidos quatro objetivos gerais: (i) caracterizar a qualidade textual de descrições escritas; (ii) aferir qualidade e profundidade da mobilização das aprendizagens sobre a descrição para a produção de outra tipologia textual; (iii) compreender o efeito da mobilização de saberes interdisciplinares sobre o sucesso da aprendizagem da descrição, (iv) aferir o impacto de uma sequência didática sobre a qualidade das descrições escritas. Com o objetivo de recolher e analisar dados que sustentassem o meu estudo, optei por utilizar uma metodologia maioritariamente qualitativa, recorrendo a técnicas e procedimentos de recolha, registo e análise de dados, como a observação direta participante, a análise documental, o registo fotográfico e notas de campo. Os resultados da investigação e, principalmente, da ação permitiram encontrar fragilidades nas produções das crianças, no que diz respeito à progressão textual, à posição dos elementos, utilização de localizadores e ao estabelecimento de relações semânticas e à mobilização de saberes para situações complexas.
This report was carried out as part of the Supervised Teaching Practice II curricular unit of the master's degree in teaching in the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education (CEB). The report has two parts, with chapters and sub-chapters integrated into them. The first part includes a description and reflective analysis of the intervention carried out in two 1st and 2nd grade contexts, in two public institutions located in the city of Lisbon. The second part of the report presents the empirical study carried out entitled Description as an interdisciplinary context in the 1st grade. This was the result of a real problem, actually identified in the contexts in which I carried out my internship. On the basis of the data collected initially, I planned and operationalised my pedagogical action with a twofold aim: to investigate or understand and to act in order to bring about change. These two intentions were articulated through reflection throughout the action or intervention. In order to establish a guideline for the study, four general objectives were defined: (i) to characterise the textual quality of written descriptions; (ii) to assess the quality and depth of the mobilisation of learning about description for the production of another textual genre; (iii) to understand the effect of mobilising interdisciplinary knowledge on the successful learning of description, (iv) to assess the impact of a teaching sequence on the quality of written descriptions. In order to collect and analyse data to support my study, I chose to use a mostly qualitative methodology, using techniques and procedures for collecting, recording and analysing data, such as direct participant observation, documentary analysis, photographic recording and field notes. The results of the research and, above all, the action, made it possible to find weaknesses in the children's productions with regard to textual progression, the position of elements and the use of locators, as well as the establishment of semantic relationships.

Description

Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Crianças inclusão Necessidades de Saúde Especiais Profissionais de educação Textual competence Description Interdisciplinarity

Citation

Senra, R. R. (2024). Inclusão de crianças com necessidades de saúde especiais numa sala de jardim de infância: perspetivas e práticas dos profissionais de educação (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/18100

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