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- Inclusão de crianças com necessidades de saúde especiais numa sala de jardim de infância: perspetivas e práticas dos profissionais de educaçãoPublication . Senra, Rita de Rosa; Ferreira, PatríciaO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.ºCEB. O relatório contempla duas partes, com capítulos e subcapítulos integrados nas mesmas. A primeira parte inclui uma descrição e análise reflexiva sobre a intervenção realizada em dois contextos de 1.º e 2.º CEB, em duas instituições públicas situadas na cidade de Lisboa. A segunda parte do relatório apresenta o estudo empírico realizado, intitulado A Descrição como contexto interdisciplinar no 1.º CEB. Este resultou de uma problemática real, efetivamente identificada nos contextos em que realizei o estágio. A partir dos dados recolhidos num momento inicial, planifiquei e operacionalizei a minha ação pedagógica, com uma dupla finalidade: investigar ou compreender e agir de forma a provocar uma mudança. Estas duas intenções foram articuladas através da reflexão ao longo de toda a ação ou intervenção. De modo estabelecer uma linha orientadora no estudo, foram definidos quatro objetivos gerais: (i) caracterizar a qualidade textual de descrições escritas; (ii) aferir qualidade e profundidade da mobilização das aprendizagens sobre a descrição para a produção de outra tipologia textual; (iii) compreender o efeito da mobilização de saberes interdisciplinares sobre o sucesso da aprendizagem da descrição, (iv) aferir o impacto de uma sequência didática sobre a qualidade das descrições escritas. Com o objetivo de recolher e analisar dados que sustentassem o meu estudo, optei por utilizar uma metodologia maioritariamente qualitativa, recorrendo a técnicas e procedimentos de recolha, registo e análise de dados, como a observação direta participante, a análise documental, o registo fotográfico e notas de campo. Os resultados da investigação e, principalmente, da ação permitiram encontrar fragilidades nas produções das crianças, no que diz respeito à progressão textual, à posição dos elementos, utilização de localizadores e ao estabelecimento de relações semânticas e à mobilização de saberes para situações complexas.