Publication
Projeto gatafunho: a tecnologia digital na aprendizagem de géneros textuais no 1.º CEB
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Cardoso, Adriana | |
dc.contributor.author | Cardiga, Mariana Cerqueira de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2025-02-14T09:22:47Z | |
dc.date.available | 2025-02-14T09:22:47Z | |
dc.date.issued | 2024-12-19 | |
dc.description | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico | |
dc.description.abstract | O presente relatório emerge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no último semestre do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º ciclo do ensino básico, que prevê a realização de duas práticas de ensino supervisionadas, uma no 1.º e outra no 2.º ciclo do ensino básico e, na sua sequência, a elaboração do estudo de carácter investigativo. Na primeira parte do relatório, é apresentada uma breve descrição da prática pedagógica desenvolvida nos dois contextos de estágio, seguindo-se de uma análise reflexiva e comparativa. Na segunda parte, apresenta-se o estudo empírico desenvolvido durante a intervenção no contexto de 1.º ciclo, intitulado: Projeto GataFunho: A tecnologia digital na aprendizagem de géneros textuais no 1.º ciclo. Para o referido estudo, definiram-se os seguintes objetivos: i) criar, desenvolver e implementar um recurso educativo digital para o desenvolvimento de competências de escrita no 1.º ciclo; (ii) avaliar a perceção dos alunos sobre o recurso educativo digital desenvolvido; (iii) analisar as produções escritas dos alunos que resultaram da aplicação do recurso educativo digital; (iv) identificar as conceções dos alunos sobre o que significa “escrever bem” e para que serve “escrever bem” antes e depois da intervenção. O recurso educativo digital desenvolvido intitula-se Projeto GataFunho e foi implementado numa turma de 3.º ano, com 21 alunos. O estudo tem uma natureza de base qualitativa, com recurso a dados quantitativos (estatística descritiva). Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram: (i) questionário sobre a perceção dos alunos relativamente ao recurso educativo digital; (ii) produções escritas dos alunos; (iii) registos de atividade de brainstorming. Os resultados da investigação evidenciam que os alunos consideram que a utilização de recursos educativos digitais é uma mais-valia para a aprendizagem e aquisição de conhecimentos ao nível da escrita de géneros textuais diversos, assegurando também a sua motivação e entusiasmo. Verifica-se ainda que o recurso tem impacto positivo nas produções escritas dos alunos, contribuindo também para o aprofundamento de uma dimensão reflexiva sobre a escrita. | por |
dc.description.abstract | The present Final Report emerges within the scope of the Curricular Unit Supervised Teaching Practice II, included in the final semester of the master’s degree in teaching for the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese, History, and Geography of Portugal in the 2nd cycle. It entails the completion of two supervised teaching practices, one in the 1st cycle and the other in the 2nd cycle, followed by the development of an investigative study. The first part of the report presents a brief description of the pedagogical practice carried out in both internship contexts, followed by a reflective and comparative analysis. The second part focuses on the empirical study conducted during the intervention in the 1st cycle context, entitled: Projeto GataFunho: Digital technology in the learning of textual genres in the 1st cycle. The study defined the following objectives: (i) Create, develop, and implement a digital educational resource for developing writing skills in the 1st cycle; (ii) Evaluate students' perceptions of the developed digital educational resource; (iii) Analyse the written productions resulting from the application of the digital educational resource; and (iv) Identify students' conceptions of what it means to "write well" and the purpose of "writing well" before and after the intervention. The digital educational resource, titled Projeto GataFunho, was implemented in a 3rdgrade class comprising 21 students. The study follows a qualitative approach supported by quantitative data (descriptive statistics). The data collection instruments used were: (i) a questionnaire on students’ perceptions of the digital educational resource; (ii) students' written productions; and (iii) brainstorming activity records. The research results indicate that students perceive the use of digital educational resources as an added value for learning and acquiring knowledge related to writing various textual genres, also ensuring their motivation and enthusiasm. Furthermore, the resource positively impacts students' written productions, contributing to the development of a reflective dimension regarding writing. | eng |
dc.identifier.citation | Cardiga, M. C. O. (2024). Projeto gatafunho: a tecnologia digital na aprendizagem de géneros textuais no 1.º CEB [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/21475 | |
dc.identifier.tid | 203803701 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/21475 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | |
dc.subject | Tecnologias digitais | |
dc.subject | Recursos educativos digitais | |
dc.subject | Géneros textuais | |
dc.subject | Escrita | |
dc.subject | Didática do Português | |
dc.subject | Digital technologies | |
dc.subject | Digital educational resources | |
dc.subject | Textual genres | |
dc.subject | Writing | |
dc.subject | Portuguese Didactics | |
dc.title | Projeto gatafunho: a tecnologia digital na aprendizagem de géneros textuais no 1.º CEB | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43 | |
thesis.degree.name | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |