Repository logo
 
Publication

Quando a dor limita a arte: postura, dor e perceção de esforço na aprendizagem do violoncelo

dc.contributor.advisorSoares, Pedro Couto
dc.contributor.authorAbreu, Sara Isabel Castro
dc.date.accessioned2018-01-22T16:20:58Z
dc.date.available2018-01-22T16:20:58Z
dc.date.issued2017-08
dc.descriptionRelatório de Estágio - Mestrado em Ensino da Músicapt_PT
dc.description.abstractResumo I - O presente documento está inserido no Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa. O estágio decorreu na Academia de Música de Santa Cecília, em Lisboa, e foi realizado no âmbito da classe de violoncelo da professora Ana Raquel Pinheiro, incidindo sobre a observação das aulas de três alunos com diferentes faixas etárias: o aluno A frequenta o curso de Iniciação musical, o aluno B integra o 2º grau e o aluno C integra o 4º grau. Foram gravadas três aulas de violoncelo de cada um dos alunos atrás referenciados, supervisionadas pela professora da classe sendo redigida uma análise reflexiva sobre a minha abordagem pedagógica. Deste modo, é elaborada uma caracterização da escola e dos alunos participantes, assim como a descrição das práticas artísticas e educativas desenvolvidas nesta instituição.pt_PT
dc.description.abstractResumo II - A investigação descrita neste documento tem como objetivo encorajar a reflexão sobre o impacto que as lesões músculoesqueléticas podem ter na vida de um músico. Destinado tanto aos professores como alunos, este trabalho procura promover pontos de debate sobre o tema. Foi elaborada a comparação com informações obtidas através da implementação de estratégias de prevenção junto de alunos de violoncelo. Através de um questionário, foi aferido o entendimento de professores de violoncelo e profissionais de saúde sobre esta problemática. Os resultados obtidos foram contextualizados de acordo com a investigação sobre a relação entre atletas de alta competição e músicos, bem como da prevalência e fatores de risco associados a lesões mais comuns em instrumentistas. Espero que esta investigação abra caminho para novas reflexões sobre a prevenção de lesões, e também sobre as repercussões que um mau condicionamento físico poderá ter no futuro de um músico.pt_PT
dc.description.abstractAbstract I - This document is a part of the Master in Music Education – Escola Superior de Música de Lisboa. The internship took place at the Academia de Música de Santa Cecília in Lisbon and it was realized within the cello class of the teacher Ana Raquel Pinheiro, focusing on the observation of the classes of three students with different age groups: student A attends the course of musical initiation, student B is in the 2nd grade and student C is in the 4th grade. Three cello lessons were recorded from each of the students referred above, supervised by the teacher of the class and a reflective analysis was written on my pedagogical approach. In this way, a characterization of the school and the participating students is elaborated, as well as the description of the artistic and educational practices developed in this institution.pt_PT
dc.description.abstractAbstract II - The research described in this paper aims to encourage discussion on the impact that musculoskeletal injuries can have on a musician's life. Intended for both teachers and students, this work seeks to promote discussion points on the theme. A comparison was made with information obtained through the implementation of prevention strategies among cello pupils. Through a questionnaire, the understanding of cello teachers and health professionals about this problem was established. The results obtained were contextualized according to the research on the relationship between high competition athletes and musicians, as well as the prevalence and risk factors associated with more common injuries in instrumentalists. I hope that this research will pave the way for further reflection on injury prevention, as well as the repercussions that bad physical conditioning might have on the future of a musician.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201828537
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/7962
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.subjectAcademia de Música de Santa Cecíliapt_PT
dc.subjectVioloncelopt_PT
dc.subjectDorpt_PT
dc.subjectLesõespt_PT
dc.subjectConsciência corporalpt_PT
dc.subjectExercícios de alongamentopt_PT
dc.subjectCellopt_PT
dc.subjectPainpt_PT
dc.subjectInjuriespt_PT
dc.subjectPrevention strategiespt_PT
dc.subjectBody awarenesspt_PT
dc.subjectStretching exercisespt_PT
dc.titleQuando a dor limita a arte: postura, dor e perceção de esforço na aprendizagem do violoncelopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleQuando a dor limita a arte: postura, dor e perceção de esforço na aprendizagem do violoncelopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
mestrado_Sara Abreu.pdf
Size:
4.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: