Repository logo
 
Publication

A implementação da TQM nas instituições de ensino superior portuguesas - proposta de um modelo de investigação

dc.contributor.authorAntunes, Marina Godinho
dc.contributor.authorMucharreira, Pedro Ribeiro
dc.contributor.authorTexeira Fernandes Justino, Maria do Rosário
dc.contributor.authorTexeira Quirós, Joaquín
dc.date.accessioned2019-05-07T13:26:14Z
dc.date.available2019-05-07T13:26:14Z
dc.date.issued2018-11
dc.description.abstractEsta investigação visa estudar o papel que a implementação da Total Quality Management (TQM) poderá ter no desempenho organizacional das instituições de ensino superior (IES) portuguesas, através de uma revisão de literatura que suporte a apresentação de um modelo conceptual, proposto pelos autores. A investigação justifica-se pela observação de uma realidade ainda relativamente pouco estudada ao nível das IES, não só em Portugal, mas também noutros países, particularmente no que respeita à perspetiva da sua sustentabilidade financeira. A educação, e particularmente a educação proporcionada nas IES, é um recurso de grande valor para o desenvolvimento de qualquer sociedade e o reconhecimento da qualidade da educação oferecida nas instituições é um elemento-chave na gestão das instituições de ensino superior. A literatura tem evidenciado que as práticas de TQM podem constituir-se como uma importante ferramenta para melhorar o desempenho organizacional e proporcionar vantagens competitivas. Apesar disso, a literatura também tem destacado o facto de que as instituições de ensino, apesar do crescente reconhecimento da sua importância, estão aquém em relação a outras organizações quanto à implementação de práticas conducentes a uma cultura de qualidade total. Em termos metodológicos, perspetiva-se a realização de um estudo de natureza qualitativa, com recurso a técnicas quantitativas. Os dados serão obtidos através da aplicação de um questionário elaborado pelos autores tendo em vista avaliar as diferentes dimensões do modelo conceptual proposto. A amostra será por conveniência, composta por cerca de 200 emails de membros das direções executivas das IES portuguesas. No que diz respeito ao tratamento dos dados, será utilizado o modelo de equações estruturais (SEM), tendo em vista investigar as possíveis relações entre as diferentes dimensões incorporadas no modelo. Pretende-se, assim, caracterizar as estratégias de implementação de práticas de TQM nas IES portuguesas e compreender o seu papel e possíveis relações com o desempenho organizacional.pt_PT
dc.description.abstractThis research aims to study the role that the implementation of Total Quality Management (TQM) may have on organizational performance of Portuguese higher education institutions (HEIs), through a literature review that supports the presentation of a conceptual model proposed by the authors. This research is justified by the observation of a reality still relatively little studied at the level of HEIs, not only in Portugal but also in other countries, particularly regarding the perspective of their financial sustainability. Education, and particularly education provided in HEIs, is a resource of huge value for the development of any society and the recognition of the quality of education provided in institutions is a key element in the management of institutions of higher education. The literature has shown that TQM practices are a powerful tool for improving organizational learning and increase competitive advantage. Despite this, the literature has also highlighted the fact that educational institutions, despite the growing recognition of their importance, are falling short in relation to other organizations regarding the implementation of practices leading to a culture of total quality. Regarding the methodology, a study of a qualitative nature is contemplated, although using quantitative techniques, being the data obtained through the application of a questionnaire elaborated by the authors to evaluate the different dimensions of the proposed conceptual model. The sample will be for convenience, consisting of about 200 emails from members of the management boards of Portuguese HEIs. In the treatment of quantitative data, a model of structural equations (SEM) will be used, to investigate the possible relations between the different dimensions incorporated in the model. It is intended to characterize the strategies for implementing TQM practices at Portuguese HEIs, seeking to understand their role and possible relationships with organizational performance.pt_PT
dc.description.sponsorshipComunicação em Conferênciapt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-97890-8-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9949
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisher8ª Conferência FORGES O papel da garantia da qualidade na gestão do ensino superior: desafios, desenvolvimentos e tendênciaspt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.aforges.org/wp-content/uploads/2018/12/resumos_FORGES.pdfpt_PT
dc.subjectTotal quality managementpt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectSustentabilidade financeirapt_PT
dc.subjectDesempenho organizacionalpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subjectFinancial sustainabilitypt_PT
dc.subjectOrganizational performancept_PT
dc.titleA implementação da TQM nas instituições de ensino superior portuguesas - proposta de um modelo de investigaçãopt_PT
dc.title.alternativeTotal quality management implementation in Portuguese higher education institutions - a research model proposalpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleRevista Forgespt_PT
person.familyNameGodinho Antunes
person.familyNameRibeiro Mucharreira
person.familyNameTexeira Fernandes Justino
person.familyNameTexeira Quirós
person.givenNameMarina
person.givenNamePedro
person.givenNameMaria do Rosário
person.givenNameJoaquín
person.identifierUosKJfUAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier1713364
person.identifier3507951
person.identifier.ciencia-id7512-9AB0-FDF0
person.identifier.ciencia-id4E1D-9BEA-8DB4
person.identifier.ciencia-id4917-732B-5C33
person.identifier.ciencia-id601F-79BA-3BCB
person.identifier.orcid0000-0001-5363-9439
person.identifier.orcid0000-0003-0059-0576
person.identifier.orcid0000-0002-2120-4892
person.identifier.orcid0000-0002-7693-9888
person.identifier.ridGQP-6967-2022
person.identifier.scopus-author-id55856106700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationc2825599-132a-4093-8064-57f735485504
relation.isAuthorOfPublicationd0c41ef0-0230-47a0-a59c-8a73df611507
relation.isAuthorOfPublicationcb6e4562-7c1c-47f8-9a66-dbb24dce47c6
relation.isAuthorOfPublicationfc45d371-f939-4737-bccd-31d0d5a4eeeb
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverycb6e4562-7c1c-47f8-9a66-dbb24dce47c6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Atas_FORGES_2018_Antunes_Mucharreira_Justino_Texeira.pdf
Size:
9.67 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: