Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A implementação da TQM nas instituições de ensino superior portuguesas - proposta de um modelo de investigação

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Esta investigação visa estudar o papel que a implementação da Total Quality Management (TQM) poderá ter no desempenho organizacional das instituições de ensino superior (IES) portuguesas, através de uma revisão de literatura que suporte a apresentação de um modelo conceptual, proposto pelos autores. A investigação justifica-se pela observação de uma realidade ainda relativamente pouco estudada ao nível das IES, não só em Portugal, mas também noutros países, particularmente no que respeita à perspetiva da sua sustentabilidade financeira. A educação, e particularmente a educação proporcionada nas IES, é um recurso de grande valor para o desenvolvimento de qualquer sociedade e o reconhecimento da qualidade da educação oferecida nas instituições é um elemento-chave na gestão das instituições de ensino superior. A literatura tem evidenciado que as práticas de TQM podem constituir-se como uma importante ferramenta para melhorar o desempenho organizacional e proporcionar vantagens competitivas. Apesar disso, a literatura também tem destacado o facto de que as instituições de ensino, apesar do crescente reconhecimento da sua importância, estão aquém em relação a outras organizações quanto à implementação de práticas conducentes a uma cultura de qualidade total. Em termos metodológicos, perspetiva-se a realização de um estudo de natureza qualitativa, com recurso a técnicas quantitativas. Os dados serão obtidos através da aplicação de um questionário elaborado pelos autores tendo em vista avaliar as diferentes dimensões do modelo conceptual proposto. A amostra será por conveniência, composta por cerca de 200 emails de membros das direções executivas das IES portuguesas. No que diz respeito ao tratamento dos dados, será utilizado o modelo de equações estruturais (SEM), tendo em vista investigar as possíveis relações entre as diferentes dimensões incorporadas no modelo. Pretende-se, assim, caracterizar as estratégias de implementação de práticas de TQM nas IES portuguesas e compreender o seu papel e possíveis relações com o desempenho organizacional.
This research aims to study the role that the implementation of Total Quality Management (TQM) may have on organizational performance of Portuguese higher education institutions (HEIs), through a literature review that supports the presentation of a conceptual model proposed by the authors. This research is justified by the observation of a reality still relatively little studied at the level of HEIs, not only in Portugal but also in other countries, particularly regarding the perspective of their financial sustainability. Education, and particularly education provided in HEIs, is a resource of huge value for the development of any society and the recognition of the quality of education provided in institutions is a key element in the management of institutions of higher education. The literature has shown that TQM practices are a powerful tool for improving organizational learning and increase competitive advantage. Despite this, the literature has also highlighted the fact that educational institutions, despite the growing recognition of their importance, are falling short in relation to other organizations regarding the implementation of practices leading to a culture of total quality. Regarding the methodology, a study of a qualitative nature is contemplated, although using quantitative techniques, being the data obtained through the application of a questionnaire elaborated by the authors to evaluate the different dimensions of the proposed conceptual model. The sample will be for convenience, consisting of about 200 emails from members of the management boards of Portuguese HEIs. In the treatment of quantitative data, a model of structural equations (SEM) will be used, to investigate the possible relations between the different dimensions incorporated in the model. It is intended to characterize the strategies for implementing TQM practices at Portuguese HEIs, seeking to understand their role and possible relationships with organizational performance.

Description

Keywords

Total quality management Educação Ensino Superior Sustentabilidade financeira Desempenho organizacional Education Higher education Financial sustainability Organizational performance

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

8ª Conferência FORGES O papel da garantia da qualidade na gestão do ensino superior: desafios, desenvolvimentos e tendências

CC License