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Os trabalhos para casa e a sua contribuição para o desenvolvimento dos processos de autorregulação nos alunos do 1º CEB

dc.contributor.advisorMaurício, Paulopt_PT
dc.contributor.advisorValente, Bianorpt_PT
dc.contributor.authorFernandes, Sara Patrícia Resende
dc.date.accessioned2021-03-02T10:24:49Z
dc.date.available2021-03-02T10:24:49Z
dc.date.issued2020-07-01
dc.descriptionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A finalidade deste relatório é a descrição analítica e reflexiva de um período de observação, intervenção, e avaliação pedagógica – no contexto do 2.º Ciclo do Ensino Básico – e a apresentação de um estudo de investigação. O projeto de investigação intitulada “os trabalhos para casa e a sua contribuição para o desenvolvimento dos processos de autorregulação nos alunos do 1.º CEB”, visa identificar quais as estratégias de diferenciação pedagógica e seleção dos TPC; perceber de que forma é que os TPC se enquadram nas estratégias usadas pelos professores para a promoção da autorregulação dos alunos; perceber quais são as conceções, hábitos e dificuldades que os alunos apresentam na realização dos TPC. Para o efeito recorrer-se-ia a uma metodologia mista, privilegiando o questionário e a entrevista como técnicas de recolha de dados. Os TPC podem ser uma estratégia na promoção dos processos de autorregulação dos alunos, uma vez que têm de gerir o seu trabalho, o tempo e os recursos que dispõem para o fazer. No entanto, para que a autorregulação seja desenvolvida, pressupõem-se que os alunos assumam um papel ativo no seu processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, os professores devem desenvolver uma prática centrada no aluno e ter em consideração as suas características individuais, de forma a que este participe ativamente na gestão do seu trabalho. Assim, o aluno, com a ajuda do professor, deve planificar o seu trabalho, reunir todos os recursos necessários para o fazer, identificar os objetivos das tarefas que realiza e avaliar o seu desenvolvimento.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The present report is developed in the extent of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II, integrated with the study plan of the Master’s in Teaching of the 1st Cycle of Elementary Education 2nd Cycle of Mathematics and Natural Sciences. This report pretends to analytically describe and reflect throughout observations, intervention, and pedagogical evaluation - in the context of the 2nd Cycle of Basic Education - and the presentation of a research study aimed at the 1st Cycle. The investigation project entitled "The homework and their contribution to the development of the process of self-regulation in elementary schools students", aims at identifying which are the strategies of pedagogical differentiation as well as the teacher’s selection of homework assignment; understanding in which way do homework assignments fit in the strategies used by teachers for the promotion of students’ autoregulation; understanding the conceptions, habits, and difficulties that students face while doing their homework. For this purpose, we use of a mixed-methods methodology, privileging the questionnaire, and the interview as techniques to collect data. The homework assignments might be a good strategy to promote the student's self-regulation processes since they must manage the workload, the time, and the resources to accomplish the tasks. However, to develop the autoregulation, there is the assumption that students engage in an active role in the teaching-learning process. With that said, teachers should develop a student-centered practice and have in mind their characteristics for them to achieve active engagement with their workload management. Thus, with the help of the teacher, the student must plan his work, gather all the resources needed to accomplish it, identify the goals for each task, and evaluate its development.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationFernandes, S. P. R. (2019). Os trabalhos para casa e a sua contribuição para o desenvolvimento dos processos de autorregulação nos alunos do 1º CEB (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/13010pt_PT
dc.identifier.tid202629252
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13010
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subject1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectDiferenciação pedagógicapt_PT
dc.subjectTrabalho para casapt_PT
dc.subjectAutorregulação da aprendizagempt_PT
dc.subjectHomeworkpt_PT
dc.subjectSelf-regulation of learningpt_PT
dc.subjectPedagogical differentiationpt_PT
dc.subject1st cycle of basic educationpt_PT
dc.titleOs trabalhos para casa e a sua contribuição para o desenvolvimento dos processos de autorregulação nos alunos do 1º CEBpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

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