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- O grupo heterogéneo no modelo pedagógico do Movimento da Escola ModernaPublication . Carvalho, Priscila Zacarias; Simões, AnaNo âmbito da formação do Mestrado em Educação Pré-Escolar, como resultado da Prática Profissional Supervisionada I, foi elaborado o presente relatório que ilustra todo o percurso vivenciado. A ação prática decorreu ao longo de quatro meses, do dia 07 de outubro de 2019 a 24 de janeiro de 2020, na valência de pré-escolar. A sala de atividades era composta por um grupo de vinte e quatro crianças com idades compreendidas entre os 3 e 5 anos. Neste processo da ação pedagógica, foi possível delinear as intencionalidades educativas, assim como intervir nas diversas dimensões do processo educativo, como a observação, documentação, planeamento, avaliação. Como instrumento da prática, foi construído um portefólio ao longo do processo, como forma de suporte para a reflexão sobre a prática, com notas de campo, reflexões diárias e semanais. Como parte da ação educativa, foi realizada uma investigação em jardim de infância sendo a problemática identificada sobre a composição heterogénea do grupo numa sala de atividades que se rege pelo Movimento da Escola Moderna. O estudo teve como principal objetivo compreender de que forma esta composição heterogénea do grupo influencia o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Através de uma metodologia de natureza qualitativa e do método de estudo de caso, recorreu-se às seguintes técnicas de recolha de dados: observação direta (participante e não participante), consulta documental, entrevista à educadora cooperante e a aplicação de um inquérito por questionário às famílias das crianças. Os resultados obtidos permitem chegar a algumas conclusões: através das observações realizadas, as crianças com diferentes idades têm uma interação de cooperação e entreajuda, i) nos momentos da higienização; ii) nos momentos da refeição; iii) nos vários tempos da rotina como nas atividades/projetos; e iv) por incentivo do adulto. Para os pais e para a equipa educativa, a constituição do grupo de forma heterogénea é uma mais valia para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, pois esta fomenta a cooperação e entreajuda entre as crianças, justificando que estes princípios são essenciais para uma educação de qualidade.
- Supercritical CO2 extraction of spent coffee grounds. Influence of co-solvents and characterization of the extractsPublication . Coelho, Jose; Filipe, Rui; Robalo, M. Paula; Boyadzhieva, Stanislava; Cholakov, Georgi; Stateva, RoumianaSpent coffee grounds (SCGs) were extracted with supercritical CO2 at temperatures of 313 K and 333 K, pressures up to 50.0 MPa and different scCO(2) flow rates. The addition of co-solvents isopropanol, ethanol and ethyl lactate decreased the time to achieve the maximum oil yield, to half of that with pure CO2. Analysis of the extracted oils by NMR, showed that caffeine content was (0.56-3.96) % and DUFA and MUFA contents changed within (39.8-42.0) % and (12.9-15.8) %, respectively. The analyses of fatty acids performed by GC-FID revealed the composition of the oils being 76 % of the total constituted by palmitic and linoleic esters. The DPPH antioxidant capacity was improved up to 12.5 times with co-solvents. The kinetics of oil extraction from SCGs with pure scCO(2) was modeled successfully by combining for the first time representation of the oil mixture by a single virtual molecule with group contribution methods.
- De que forma a escola está preparada para atuar em situações de Primeiros Socorros: um estudo de casoPublication . Martins, Catarina Sofia Resende; Valente, BianorO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Na primeira parte, este relatório apresenta uma análise reflexiva e analítica relativa ao período de observação, intervenção e avaliação pedagógica desenvolvida no contexto de 2.º Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório integra, na segunda parte, uma investigação que emergiu do contexto em que realizei a prática, com o título – “De que forma a Escola está preparada para atuar em situações de Primeiros Socorros? - um estudo de caso”. Este estudo teve como objetivo a análise das conceções e comportamentos dos professores e assistentes operacionais no âmbito dos Primeiros Socorros. Nesta vertente, foram definidas três questões de investigação: i) Quais as conceções e comportamentos das assistentes operacionais em situações de Primeiros Socorros?; ii) Quais os conhecimentos e comportamentos dos professores no âmbito dos Primeiros Socorros?; iii) Quais são as variáveis que influenciam o conhecimento e comportamentos dos professores nos Primeiros Socorros?. Neste estudo de caso recorreu-se à metodologia quantitativa e qualitativa, privilegiando-se como técnicas de recolha de dados os inquéritos por questionário aos professores e as entrevistas às assistentes operacionais. Participaram nesta investigação 34 professores do 2.º e 3.º Ciclo e 7 assistentes operacionais. Para tratar os dados das entrevistas recorreu-se à análise de conteúdo e para tratar os dados dos questionários utilizou-se o Software Statistical Package for the Social Sciences. Os resultados do estudo permitem concluir que todas as assistentes operacionais entrevistadas possuem formação no âmbito dos Primeiros Socorros. A maioria das assistentes operacionais avalia o seu conhecimento em Primeiros Socorros de razoável a bom, considerando-se capacitadas para intervir em situações de Primeiros Socorros. Apesar de nem todos os professores destes ciclos de ensino possuírem formação em Primeiros Socorros, o seu conhecimento nestas situações é considerado satisfatório.
- Os trabalhos para casa e a sua contribuição para o desenvolvimento dos processos de autorregulação nos alunos do 1º CEBPublication . Fernandes, Sara Patrícia Resende; Maurício, Paulo; Valente, BianorO presente relatório desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A finalidade deste relatório é a descrição analítica e reflexiva de um período de observação, intervenção, e avaliação pedagógica – no contexto do 2.º Ciclo do Ensino Básico – e a apresentação de um estudo de investigação. O projeto de investigação intitulada “os trabalhos para casa e a sua contribuição para o desenvolvimento dos processos de autorregulação nos alunos do 1.º CEB”, visa identificar quais as estratégias de diferenciação pedagógica e seleção dos TPC; perceber de que forma é que os TPC se enquadram nas estratégias usadas pelos professores para a promoção da autorregulação dos alunos; perceber quais são as conceções, hábitos e dificuldades que os alunos apresentam na realização dos TPC. Para o efeito recorrer-se-ia a uma metodologia mista, privilegiando o questionário e a entrevista como técnicas de recolha de dados. Os TPC podem ser uma estratégia na promoção dos processos de autorregulação dos alunos, uma vez que têm de gerir o seu trabalho, o tempo e os recursos que dispõem para o fazer. No entanto, para que a autorregulação seja desenvolvida, pressupõem-se que os alunos assumam um papel ativo no seu processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, os professores devem desenvolver uma prática centrada no aluno e ter em consideração as suas características individuais, de forma a que este participe ativamente na gestão do seu trabalho. Assim, o aluno, com a ajuda do professor, deve planificar o seu trabalho, reunir todos os recursos necessários para o fazer, identificar os objetivos das tarefas que realiza e avaliar o seu desenvolvimento.