Publication
Práticas teatrais com crianças numa sala de jardim de infância
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Falcão, Miguel | |
dc.contributor.author | Fonseca, Célia Maria Manuelito Figueira | |
dc.date.accessioned | 2025-02-04T10:51:02Z | |
dc.date.available | 2025-02-04T10:51:02Z | |
dc.date.issued | 2024-12-10 | |
dc.description | Projeto de intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística, na especialização de Teatro na Educação | |
dc.description.abstract | Este projeto, desenvolvido no âmbito do mestrado em Educação Artística, na vertente de Teatro, na Escola Superior de Educação de Lisboa, baseia-se nas aprendizagens realizadas ao longo do curso e na minha experiência de 30 anos como educadora de infância. Sentindo a necessidade de refletir sobre a minha ação pedagógica neste domínio, procurei dar resposta a uma questão: “como posso iniciar e conduzir práticas teatrais, com intencionalidade artístico-pedagógica, em contexto de jardim de infância?” A investigação retrata o percurso realizado ao longo de seis meses de intervenção pedagógica com vinte crianças - dez meninos e dez meninas - com idades entre os 4 e os 6 anos, que frequentam uma sala de jardim de infância público em Lisboa. Com base nos contributos teóricos do Teatro enquanto dimensão da Educação Artística, da Pedagogia da Infância e dos Estudos Sociais da Infância, foi desenvolvido um projeto inspirado na investigação-ação. Este projeto seguiu Através de uma planificação estruturada por mim, alinhada com a dinâmica da sala de jardim de infância e respeitando a liberdade de criação das crianças. Recorrendo a uma diversidade de técnicas de recolha de dados – observação participante, às entrevistas focalizadas de grupo e a dinâmicas propostas por mim (planos de sessões/reflexões) - pretendi descrever, analisar e compreender como as práticas teatrais podem ser iniciadas numa sala de jardim de infância. Ao longo deste processo, refleti sobre as minhas estratégias pedagógicas, sobre o meu papel enquanto educadora de infância, o papel das crianças e quais os recursos que utilizei, os quais foram facilitadores para as práticas teatrais. A análise e discussão dos dados permitiu-me compreender, que a planificação de sessões teatrais foi facilitadora na condução da ação e ajudou-me a iniciar o caminho, diversificando atividades e promovendo experiências significativas para as crianças neste domínio. As minhas discussões procuraram ainda, enfatizar as crianças como produtoras de cultura, cujas vozes devem ser envolvidas nas práticas pedagógicas, produções artísticas e pesquisas na área teatral. Espero que esta investigação seja também inspiradora para outros profissionais da educação de infância que queiram iniciar as práticas teatrais com crianças no jardim de infância. | por |
dc.description.abstract | ABSTRACT This project, developed as part of the master’s programme in Artistic Education with a specialisation in Theatre at the Lisbon School of Education, builds on the learning acquired throughout the course and my 30 years of experience as an educator. Feeling the need to reflect on my pedagogical approach in this domain, I sought to address the following question: “How can I initiate and conduct theatre practices with an artistic-pedagogical intent in a preschool setting?” The research describes a six-month journey of pedagogical intervention with twenty children — ten boys and ten girls — aged 4 to 6, in a public kindergarten in Lisbon. Grounded in theoretical contributions from theatre as a dimension of Artistic Education, Childhood Pedagogy, and Childhood Studies, this project was developed based on an action-research approach. The project followed a structured plan I designed, which was aligned with the preschool's dynamics and respected the children’s freedom of creation. Using a range of data collection techniques — including participant observation, focused group interviews, and dynamics proposed by me (session plans/reflections) — I aimed to describe, analyse, and understand how theatre practices can be initiated in a preschool classroom. Throughout this process, I reflected on my pedagogical strategies, my role as an educator, the role of the children, and the resources I employed that facilitated theatre practices. The analysis and discussion of the data enabled me to understand that structured session planning facilitated the progression of activities, supporting me in diversifying them and providing meaningful experiences for the children in this field. My reflections further aimed to emphasise children as cultural producers whose voices should be incorporated into pedagogical practices, artistic productions, and research in theatre. I hope that this research will also serve as inspiration for other early childhood education professionals who wish to introduce theatre practices in kindergarten. | eng |
dc.identifier.tid | 203798201 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/21364 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | Fonseca, C. M. M. (2024). Práticas teatrais com crianças numa sala de jardim de infância (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/21364 | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | |
dc.subject | Crianças | |
dc.subject | Projeto de intervenção | |
dc.subject | Jardim de infância | |
dc.subject | Teatro | |
dc.subject | Prática pedagógica | |
dc.subject | Children | |
dc.subject | Intervention project | |
dc.subject | Kindergarten | |
dc.subject | Theatre | |
dc.subject | Pedagogical practice | |
dc.title | Práticas teatrais com crianças numa sala de jardim de infância | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43 | |
thesis.degree.name | Educação Artística |