Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Infância em tempos de pandemia: cadê o currículo e as práticas pedagógicas?

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Infânciaemtemposdepandemia.pdf450.39 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A Covid-19 impactou quotidianos familiares, econômico-laborais, socioculturais, incluindo a infância. Focadas no período de confinamento e em dois estudos qualitativos no Brasil e em Portugal, analisamos: i) medidas e recomendações oficiais da COVID-19 para a educação infantil (pesquisa documental); ii) como o currículo e as práticas pedagógicas foram reconfigurados por educadoras brasileiras (entrevistas) e educadoras portuguesas (publicações no Facebook). Não generalizando ou comparando realidades sociopolíticas, educativas e profissionais diferentes, reflete-se sobre o valor da educação infantil no bem-estar infantil e discute-se as (im)possibilidades de desenvolver o currículo e as práticas pedagógicas a distância e na impessoalidade tecnológica.
Resumen Covid-19 impactó la vida diaria familiar, económico-laboral, sociocultural, incluida la niñez. Enfocadas en el período de confinamiento y basadas en dos estudios cualitativos en Brasil y Portugal, analizamos: i) las medidas y recomendaciones oficiales de la COVID-19 para la educación infantil (investigación documental); ii) algunas formas en las que los educadores brasileños (entrevistas) y los portugueses (publicaciones en Facebook) reconfiguraron el currículo y las prácticas pedagógicas. Sin buscar generalizaciones o comparaciones entre diferentes realidades sociopolíticas, educativas y profesionales, se refleja el valor de la educación infantil sobre el bienestar infantil y se discuten las (im)posibilidades de desarrollar el currículum y las prácticas pedagógicas a la distancia e en la impersonalidad tecnológica.
Abstract Covid-19 impacted family, economic-labour, socio-cultural daily life, including childhood. Focused on the confinement period and on two qualitative studies in Brazil and Portugal, we analysed: i) the official measures and recommendations of COVID-19 for early childhood education (documentary research); ii) how the curriculum and pedagogical practices were reconfigured by Brazilian educators (interviews) and by Portuguese educators (publications on Facebook). Without seeking generalizations or comparisons between different socio-political, educational, and professional realities, the value of early childhood education on child well-being is reflected and the (im)possibilities of developing curriculum and pedagogical practices in the distance and in the technological impersonality are discussed.

Description

Keywords

Infância Pandemia Educação infantil Currículo Práticas pedagógicas Educación Infantil Childhood Pandemic Early childhood education Curriculum Pedagogic practices

Citation

Braz Maletta, A. P., Martinho Ferreira, M. M., & Almeida Tomás, C. (2020). Infância em tempos de pandemia: cadê o currículo e as práticas pedagógicas?. Linhas Crí­ticas, 26, 1–20. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.34110

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Collections

CC License

Altmetrics