Repository logo
 
Publication

Infância em tempos de pandemia: cadê o currículo e as práticas pedagógicas?

dc.contributor.authorBraz Maletta, Ana Paula
dc.contributor.authorMartinho Ferreira, Maria Manuela
dc.contributor.authorTomás, Catarina
dc.date.accessioned2021-09-03T11:02:09Z
dc.date.available2021-09-03T11:02:09Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractA Covid-19 impactou quotidianos familiares, econômico-laborais, socioculturais, incluindo a infância. Focadas no período de confinamento e em dois estudos qualitativos no Brasil e em Portugal, analisamos: i) medidas e recomendações oficiais da COVID-19 para a educação infantil (pesquisa documental); ii) como o currículo e as práticas pedagógicas foram reconfigurados por educadoras brasileiras (entrevistas) e educadoras portuguesas (publicações no Facebook). Não generalizando ou comparando realidades sociopolíticas, educativas e profissionais diferentes, reflete-se sobre o valor da educação infantil no bem-estar infantil e discute-se as (im)possibilidades de desenvolver o currículo e as práticas pedagógicas a distância e na impessoalidade tecnológica.pt_PT
dc.description.abstractResumen Covid-19 impactó la vida diaria familiar, económico-laboral, sociocultural, incluida la niñez. Enfocadas en el período de confinamiento y basadas en dos estudios cualitativos en Brasil y Portugal, analizamos: i) las medidas y recomendaciones oficiales de la COVID-19 para la educación infantil (investigación documental); ii) algunas formas en las que los educadores brasileños (entrevistas) y los portugueses (publicaciones en Facebook) reconfiguraron el currículo y las prácticas pedagógicas. Sin buscar generalizaciones o comparaciones entre diferentes realidades sociopolíticas, educativas y profesionales, se refleja el valor de la educación infantil sobre el bienestar infantil y se discuten las (im)posibilidades de desarrollar el currículum y las prácticas pedagógicas a la distancia e en la impersonalidad tecnológica.pt_PT
dc.description.abstractAbstract Covid-19 impacted family, economic-labour, socio-cultural daily life, including childhood. Focused on the confinement period and on two qualitative studies in Brazil and Portugal, we analysed: i) the official measures and recommendations of COVID-19 for early childhood education (documentary research); ii) how the curriculum and pedagogical practices were reconfigured by Brazilian educators (interviews) and by Portuguese educators (publications on Facebook). Without seeking generalizations or comparisons between different socio-political, educational, and professional realities, the value of early childhood education on child well-being is reflected and the (im)possibilities of developing curriculum and pedagogical practices in the distance and in the technological impersonality are discussed.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBraz Maletta, A. P., Martinho Ferreira, M. M., & Almeida Tomás, C. (2020). Infância em tempos de pandemia: cadê o currículo e as práticas pedagógicas?. Linhas Crí­ticas, 26, 1–20. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.34110pt_PT
dc.identifier.doi10.26512/lc.v26.2020.34110pt_PT
dc.identifier.issn1981-0431
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13672
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/34110pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInfânciapt_PT
dc.subjectPandemiapt_PT
dc.subjectEducação infantilpt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_PT
dc.subjectEducación Infantilpt_PT
dc.subjectChildhoodpt_PT
dc.subjectPandemicpt_PT
dc.subjectEarly childhood educationpt_PT
dc.subjectCurriculumpt_PT
dc.subjectPedagogic practicespt_PT
dc.titleInfância em tempos de pandemia: cadê o currículo e as práticas pedagógicas?pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage20pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleLinhas Crí­ticaspt_PT
oaire.citation.volume26pt_PT
person.familyNameBraz Maletta
person.familyNameTomás
person.givenNameAna Paula
person.givenNameCatarina
person.identifier.ciencia-id3F16-59D0-6D9E
person.identifier.orcid0000-0002-3253-3990
person.identifier.orcid0000-0002-9220-964X
person.identifier.scopus-author-id15027833000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication353a8177-c428-4b28-a63f-f27d8ab8ecdd
relation.isAuthorOfPublicationb5c52d05-f0d9-480e-9bd3-53389b0aaa1d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery353a8177-c428-4b28-a63f-f27d8ab8ecdd

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Infânciaemtemposdepandemia.pdf
Size:
450.39 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections