Publication
Infância em tempos de pandemia: cadê o currículo e as práticas pedagógicas?
dc.contributor.author | Braz Maletta, Ana Paula | |
dc.contributor.author | Martinho Ferreira, Maria Manuela | |
dc.contributor.author | Tomás, Catarina | |
dc.date.accessioned | 2021-09-03T11:02:09Z | |
dc.date.available | 2021-09-03T11:02:09Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | A Covid-19 impactou quotidianos familiares, econômico-laborais, socioculturais, incluindo a infância. Focadas no período de confinamento e em dois estudos qualitativos no Brasil e em Portugal, analisamos: i) medidas e recomendações oficiais da COVID-19 para a educação infantil (pesquisa documental); ii) como o currículo e as práticas pedagógicas foram reconfigurados por educadoras brasileiras (entrevistas) e educadoras portuguesas (publicações no Facebook). Não generalizando ou comparando realidades sociopolíticas, educativas e profissionais diferentes, reflete-se sobre o valor da educação infantil no bem-estar infantil e discute-se as (im)possibilidades de desenvolver o currículo e as práticas pedagógicas a distância e na impessoalidade tecnológica. | pt_PT |
dc.description.abstract | Resumen Covid-19 impactó la vida diaria familiar, económico-laboral, sociocultural, incluida la niñez. Enfocadas en el período de confinamiento y basadas en dos estudios cualitativos en Brasil y Portugal, analizamos: i) las medidas y recomendaciones oficiales de la COVID-19 para la educación infantil (investigación documental); ii) algunas formas en las que los educadores brasileños (entrevistas) y los portugueses (publicaciones en Facebook) reconfiguraron el currículo y las prácticas pedagógicas. Sin buscar generalizaciones o comparaciones entre diferentes realidades sociopolíticas, educativas y profesionales, se refleja el valor de la educación infantil sobre el bienestar infantil y se discuten las (im)posibilidades de desarrollar el currículum y las prácticas pedagógicas a la distancia e en la impersonalidad tecnológica. | pt_PT |
dc.description.abstract | Abstract Covid-19 impacted family, economic-labour, socio-cultural daily life, including childhood. Focused on the confinement period and on two qualitative studies in Brazil and Portugal, we analysed: i) the official measures and recommendations of COVID-19 for early childhood education (documentary research); ii) how the curriculum and pedagogical practices were reconfigured by Brazilian educators (interviews) and by Portuguese educators (publications on Facebook). Without seeking generalizations or comparisons between different socio-political, educational, and professional realities, the value of early childhood education on child well-being is reflected and the (im)possibilities of developing curriculum and pedagogical practices in the distance and in the technological impersonality are discussed. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Braz Maletta, A. P., Martinho Ferreira, M. M., & Almeida Tomás, C. (2020). Infância em tempos de pandemia: cadê o currículo e as práticas pedagógicas?. Linhas Críticas, 26, 1–20. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.34110 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.26512/lc.v26.2020.34110 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1981-0431 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/13672 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/34110 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Infância | pt_PT |
dc.subject | Pandemia | pt_PT |
dc.subject | Educação infantil | pt_PT |
dc.subject | Currículo | pt_PT |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_PT |
dc.subject | Educación Infantil | pt_PT |
dc.subject | Childhood | pt_PT |
dc.subject | Pandemic | pt_PT |
dc.subject | Early childhood education | pt_PT |
dc.subject | Curriculum | pt_PT |
dc.subject | Pedagogic practices | pt_PT |
dc.title | Infância em tempos de pandemia: cadê o currículo e as práticas pedagógicas? | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 20 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | Linhas Críticas | pt_PT |
oaire.citation.volume | 26 | pt_PT |
person.familyName | Braz Maletta | |
person.familyName | Tomás | |
person.givenName | Ana Paula | |
person.givenName | Catarina | |
person.identifier.ciencia-id | 3F16-59D0-6D9E | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3253-3990 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9220-964X | |
person.identifier.scopus-author-id | 15027833000 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 353a8177-c428-4b28-a63f-f27d8ab8ecdd | |
relation.isAuthorOfPublication | b5c52d05-f0d9-480e-9bd3-53389b0aaa1d | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 353a8177-c428-4b28-a63f-f27d8ab8ecdd |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Infânciaemtemposdepandemia.pdf
- Size:
- 450.39 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format