Repository logo
 
Publication

As ferramentas do corpo numa performance inclusiva

dc.contributor.advisorAprea, Ciro
dc.contributor.authorPinto, Joana Cristina Mota Marques Reais
dc.date.accessioned2016-03-07T15:45:36Z
dc.date.available2016-03-07T15:45:36Z
dc.date.issued2014-01-27
dc.descriptionRelatório de Estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Artes Performativas – especialização em Teatro­‐Música.pt_PT
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio está organizado em três capítulos: o primeiro, apresenta a Instituição que me recebeu – a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Matosinhos – e os objectivos pedagógicos, lúdicos e artísticos que conduziram à realização de duas performances de dança-­‐teatro-­‐música inclusiva. O segundo, contextualiza a prática artística da Dança Inclusiva recorrendo a três exemplos de referência inquestionável: a inglesa Candoco Dance Company, o Grupo Dançando com a Diferença – Associação dos Amigos da Arte Inclusiva madeirense e o coreógrafo/criador francês Jérôme Bel. Por fim, o terceiro capítulo reflecte sobre os processos de pesquisa, composição e ensaios das referidas performances, analisando pormenorizadamente os três momentos/coreografias por mim co-­‐ concebidos. Ainda dentro do capítulo final, sugerem-­‐se linhas condutoras para uma Performance Inclusiva, abordando-­‐se a questão do erro e dos limites no contexto da deficiência. Para além de um objecto teórico que relata as várias fases do Estágio, este Relatório reflecte sobre a importância das Artes Performativas enquanto ferramentas para a Inclusão Social, concluindo-­‐se que uma Performance Inclusiva, integrando intérpretes com e sem deficiência, apresenta-­‐se como um momento de diversidade e criatividade, características que não só espelham uma comunidade capaz de criar o futuro, como incitam à tão urgente mudança de mentalidades.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - This Internship Report is divided into three chapters: the first chapter, presents the Institution that welcomed me – the Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Matosinhos (Portuguese Association of Parents and Friends of the Intellectually Disabled Citizen of Matosinhos) – and the pedagogical, ludic and artistic objectives that led to the completion of two dance-­‐ theatre-­‐music inclusive performances. The second chapter, contextualizes Inclusive Dance as an artistic practice from three unquestionable references: the british Candoco Dance Company, the Grupo Dançando com a Diferença – Associação dos Amigos da Arte Inclusiva – (Dancing With Difference Group – Association of Friends of Inclusive Art) from Madeira, and the french choreographer Jérôme Bel. The last chapter reflects on the processes of research, composition and rehearsals of those performances, making a detailed analysis of the three moments/choreographies co-­‐conceived by me. This chapter also suggests guidelines for an Inclusive Performance, addressing the issues of error and limits in the context of disability. More than a theoretical object that presents the different stages of the Internship, this Report reflects upon the importance of Performing Arts as a tool for Social Inclusion; concluding that an Inclusive Performance, that integrates interpreters with and without disabilities, presents itself as a moment of diversity and creativity, characteristics that, not only reflect a community that is capable of creating future, but also incite to the so urgent change in mentalities.pt_PT
dc.identifier.tid201041820
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5795
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyes
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinemapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectArtes performativaspt_PT
dc.subjectDança inclusivapt_PT
dc.subjectPerformance inclusivapt_PT
dc.subjectDeficiênciapt_PT
dc.subjectVoz como extensão do movimentopt_PT
dc.subjectPerformative artspt_PT
dc.subjectInclusive dancept_PT
dc.subjectInclusive performancept_PT
dc.subjectDisabledpt_PT
dc.subjectVoice as extension of movementpt_PT
dc.titleAs ferramentas do corpo numa performance inclusivapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAmadorapt_PT
oaire.citation.titleAs ferramentas do corpo numa performance inclusivapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
relatorio.pdf
Size:
5.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: